quarta-feira, 21 de junho de 2023

Mil Faces de um RPGista - Blades in the Dark - Lymthia


Jogo: Blades in the Dark
Sistema: Forged in the Dark (uma variante do Powered by the Apocalypse)
Autoria: John Harper
Editora: Evil Hat Productions, a versão brasileira é da Redbox Editora (Ou Burô Editora agora).
Experiência: Só li o livro, ainda não consegui colocar na mesa.
Livros usados: Só o básico.

Acho que Blades in the Dark foi o primeiro “spin-off” de Powered by the Apocalypse. Estou na dúvida se Belongings Outside Belongings não saiu primeiro com Dream Askew. Mas, de qualquer forma, sem dúvida é a variante mais famosa desse sistema tão simples e querido. Diferente de PbtA os moves são construídos na ficha do personagem em suas Ações, que substituem os atributos de RPGs mais tradicionais.
O jogo ocorre em um cenário de fantasia onde grande parte do mundo foi destruído por um cataclismo cerca de mil anos atrás e não existe mais o sol, o que mantém o mundo oscilando entre uma penumbra ou uma escuridão impenetrável. Os jogadores são criminosos de vários tipos tentando ganhar poder na cidade de Doskvol dando golpes. O jogo tem uma pegada meio “Onze Homens e um Segredo”, com direito a flashbacks para preparações do plano, mas em um cenário de fantasia bem dark
Eu vou fazer dois personagens nesse sistema, um aqui e em outra postagem vou fazer um Bando que é uma das coisas legais desse sistema, ter uma ficha de personagem para seu grupo como um todo.

Por agora, vamos fazer uma criminosa.

Passo Um: Escolha uma Cartilha. Que é como eles traduziram “Playbook”. Eu gosto de todos e se fosse realmente jogar seria um problema escolher um. Eu gosto muito do Aranha e do Sussurro, mas acho complexos demais para mim nesse momento. Depois de olhar todos, tive uma ideia para essa personagem e vou de Retalhadora.

Passo Dois: Escolha as Raízes. Decido pegar Akoros, o grande Imperium que dominou quase tudo que restou do mundo. Talvez minha personagem seja até da própria Doskval, nascida e criada (mais ou menos) aqui.

Passo Três: Escolha um Histórico. Acho que é o momento de escolher um nome e começar a detalhar a história dessa personagem. Dou uma olhada na lista de nomes e pego Lynthia. Escolho o histórico de Criminosa para ela. Lynthia cresceu nas ruas. Ela sempre foi grande para sua idade, grande demais para ser uma punguista, mas grande o suficiente para roubar os mais fracos que ela. Logo ela percebeu que ganharia mais tomando desses fracos uma parte de seus roubos em troca de proteção. E ela levava seu serviço de proteção a sério. Isso lhe fez conseguir respeito entre os pequenos punguistas da cidade e ódio por parte dos Casacas.

Passo Quatro: Distribua Pontos de Ação. Eu agora tenho quatro pontos para distribuir entre as várias ações do jogo. São doze ao todo. Eu já começo com dois em Brigar e um em Comandar. Acho que quero mais um em Comandar, um em Convencer e um em Esgueirar. Acho que um em Socializar também pode ser útil por isso coloco meu último ponto ali.

Passo Cinco: Escolha uma Habilidade Especial. Estou na dúvida entre Guarda-Costas e Trate com Respeito. Acho que o segundo tem mais a ver com a minha visão dessa personagem. Isso me permite enfrentar vários inimigos mais fracos de uma vez.

Passo Seis: Escolha um Amigo Próximo e um Rival. Olhando a lista de amigos e rivais sugeridos na Cartilha do Retalhador, acho que Graça, uma assaltante, pode ter sido uma das crianças que Lynthia protegeu. Ela tem ainda uma dívida de gratidão comigo, e talvez até algo mais. Já Marlene, a pugilista, pode ser uma rival, alguém que sempre disputa com ela quem é a mais forte.

Passo Sete: Escolha seu Vício. Todos os personagens em Blades in the Dark possuem um vício que usam para “relaxar” entre um golpe e outro. Acho que vou no mais tradicional: Bebida. Após um golpe bem-sucedido Lynthia vai para o bar encher a cara para comemorar. Em um golpe mal-sucedido ela vai beber para esquecer o dia de merda que teve. Ela prefere o bar da Therza, nas docas, onde a cerveja é barata e ninguém reclama quando ela começa a cantar desafinado depois da terceira caneca.

Passo Oito: Anote seu Nome, Alcunha e Aparência. Lynthia é seu nome, mas só as crianças que cresceram com ela a chamam assim. Para todos os outros ela é a Tigresa das Docas, uma mulher de pouco mais de um metro e noventa, com ombros largos e cheia de cicatrizes nas costas e nos braços. Ela lutava quando criança e continua lutando até hoje.

Minha cartilha já traz uma lista do meu equipamento e só preciso escolher o que vou levar quando formos dar o golpe. Acho que Lynthia é quem vigia o local em caso de problemas. Quando os problemas acontecem (porque invariavelmente eles acontecem) ela entra em ação.

Foi bem rapidinho de montar. Espero que o jogo em mesa funcione tão bem quanto a montagem de personagem.
____________________________________________________
Lynthia (Tigresa das Docas)
Cartilha: Retalhadora
Raízes: Akoros
Histórico: Criminosa.

Ações:
Brigar 2
Comandar 2
Convencer 1
Socializar 1
Esgueirar 1

Habilidade Especial: Trate com Respeito

Vício: Bebida.

Amigo: Graça, a assaltante.
Rival: Marlene, a pugilista.

Nenhum comentário: