quarta-feira, 21 de junho de 2023

Mil Faces de um RPGista - Blades in the Dark - Gaivotas Negras


Jogo: Blades in the Dark
Sistema: Forged in the Dark (uma variante do Powered by the Apocalypse)
Autoria: John Harper
Editora: Evil Hat Productions, a versão brasileira é da Redbox Editora (Ou Burô Editora agora).
Experiência: Só li o livro, ainda não consegui colocar na mesa.
Livros usados: Só o básico.

E estamos de volta à Doskvol. Dessa vez para criar um bando. Esse é um conceito que já vi em alguns outros RPGs onde o grupo dos jogadores são um personagem controlado coletivamente, representando os recursos compartilhados e a capacidade de fazer algumas ações como grupo. No caso de Blades in the Dark, essas ações são usadas nas disputas dos vários bandos de criminosos da cidade pelo controle das áreas e das atividades criminosas ali.

Passo Um: Escolha o Tipo de Bando. Existem seis opções. Apesar de achar o Culto divertido e os Bravos (mercenários) serem o caminho mais fácil, eu gosto da ideia dos Sombras. Um grupo de ladrões e espiões metido no meio da guerra nem tão fria das várias facções que disputam o poder na cidade.

Passo Dois: Escolha uma Reputação Inicial e o Covil. Estou pensando em um grupo de informantes e ladrões. Nossa reputação é Silenciosos. (sim, piadas de “silencioso mas mortal” me vêm a mente rs). O bairro da nossa sede são as docas e nosso covil fica em um barco de leviatã abandonado quase submerso.

Passo Três: Determine sua Área de Caça. Apesar de nossa sede ser nas Docas, como nosso bando é iniciante acho que eles atuam mais no Pé-de-Corvo. E nós pagamos uma moeda para a facção que domina o local. Ao menos, por enquanto. Nossa operação favorita é o Roubo.

Passo Quatro: Escolha uma Habilidade Especial. Deixa eu ver a Cartilha do Bando. Como estou pensando em um bando de crianças que cresceu roubando juntos (baseado na personagem que criei anteriormente para esse jogo) acho que Sincronizados encaixa muito bem.

Passo Cinco: Selecione os Upgrades do Bando. Meu bando já começa com Treinamento: Valentia e Covil Escondido como upgrades iniciais. Eu posso escolher mais dois. Vamos ver a lista...Sei que quero Mapas e Chaves do Subterrâneo, mas estou na dúvida quanto ao segundo. Se entendi direito “parceiros” são os npcs que fazem parte do bando, então acho que Sorrateiros de Elite é uma boa opção.

Passo Seis: Escolha um Contato Preferido. Entre as opções oferecidas eu gosto de dois em particular. Acho que vou ficar com Rigney, dono de taverna. O clichê é bom demais para deixar passar.

Por fim, preciso criar um nome para nosso bando. Remelentos é o primeiro nome que me vem a mente, uma lembrança dos tempos de criança, mas acho que estraga demais a ideia de um grupo sério. Talvez eles ganhem essa alcunha se começarem a fazer muita merda. Penso em um nome de pássaro. Gaivotas Negras. Gostei.
______________________________________________________________
Gaivotas Negras
Sombras
Categoria 0
Controle Forte 0
Moral 2
Moedas 2

Reputação: Silenciosos
Covil: Barco de caça de leviatãs quase afundado ao sudoeste das docas.
Área de Caça: Pé-do-Corvo.
Habilidade Especial: Sincronizados.
Upgrades: Treinamento: Valentia, Covil Escondido, Mapas e Chaves do Subterrâneo, Sorrateiros de Elite.
Contato Preferido: Rigney, dono de taverna

Nenhum comentário: