quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Mil Faces de um RPGista - Noumenon - Nul


Jogo: Noumenon
Autoria: Darwin Leary (org)
Editora: Abstract Nova Entertainment LLC
Experiência: Li e não entendi bulhufas desse jogo.
Livros usados: O único que existe (até onde eu sei, pelo menos).
Esse deve ser o jogo mais estranho que eu já vi em toda minha vida. Se você acompanha as postagens do Mil Faces de um RPGista pode ter uma ideia do peso que essa afirmação tem.
Encontrei esse jogo quando procurava RPGs que usam peças de dominó para resolução de ações. Esse talvez seja o ponto alto do jogo na minha opinião.
Mas sobre o que é esse jogo?
Os jogadores são Sarcophagi, insetos humanóides que podem ou não ter sido humanos que acordaram em uma estranha dimensão que pode ser um reino onírico ou um pós-vida ou uma dimensão paralela onde eles seguirão por salas em uma casa meio vitoriana, meio fantasmagórica, totalmente surreal, lidando com situações e possíveis memórias de uma vida que pode ou não ter acontecido.
Se você está confuso, parabéns, você está entendendo bem o jogo.

Bom, vamos fazer um Sarcophagi.

Passo Um: Escolha um Birthright. Basicamente eu escolho uma habilidade especial que já meio que define o tipo de inseto meu personagem é. Olho a lista alguns me chamam a atenção como asas e teias, mas acho que vou pegar Spined Chitin, uma armadura com espinhos que causa dano quando alguém tenta agarrá-lo e com isso já vou montando a ideia desse personagem esquisito.

Passo Dois: Atributos. O jogo trabalha com nove atributos: Awareness, Wisdom, Metamorphosis, Violence, Personality, Communion, Activity, Chitin e Rapport. Começo com um ponto em cada e tenho mais nove pontos para distribuir. Minha ideia para esse personagem é uma tabula rasa, alguém sem qualquer personalidade e sem ideia de quem é. Então acho que vou colocar um ponto em cada, menos Personality, onde vou deixar com um mesmo e Chitin onde vou aumentar para três.

Passo Três: Princípios. Princípios são algo como os poderes desse jogo. Eu posso escolher um dos três para ter o nível um, chamado de oráculo. Os Princípios são: Unity, Heart e Time. Aquele que mais encaixa com Nul, o nome desse personagem, é Unity. O nível um desse Princípio permite a Nul experimentar o mundo (chamado de Silhueta Rubra) através dos sentidos de outros seres. Acho que encaixa com um personagem que não sabe bem quem é ver o mundo pelos olhos do Outro (no sentido real e filosófico rs).

E é isso! Não acho que um dia eu vá colocar esse jogo em mesa simplesmente porque é confuso para cacete, mas foi bom fazer esse personagem.
_____________________________________________________________
Nul

Awarenes 2
Violence 2
Activity 2
Wisdom 2
Personality 1
Chitin 3
Metamorphosis 2
Communion 2
Rapport 2

Birthright: Spiked Chitin

Principles:
Unitiy: Oracle.

Nenhum comentário: