quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Mil Faces de um RPGista - Descent Into Midnight Quickstart - Cardume


Jogo: Descent Into Midnight Quickstart
Sistema: Powered by the Apocalypse (PbtA)
Autoria: Richard Kreutz-Landry (Org.)
Editora: Parece que não tem uma editora, quase uma auto-publicação do autor com um grupo de amigos. Isso explica porque ainda não saiu a versão definitiva.
Experiência: Só li esse quickstart e vi um vídeo de um gameplay. Ainda não consegui colocar na mesa.
Livros usados: Só o quickstart que foi liberado quando fizeram o financiamento coletivo no kickstart.

Eu esbarrei em Descent Into Midnight no kickstart em 2020. A proposta é uma comunidade aquática cientificamente avançada cujas culturas nunca foram tocadas pela humanidade. Combinando bioengenharia e poderes psiônicos onde os jogadores são os guardiões desta comunidade de quaisquer ameaças físicas, emocionais ou até mesmo existenciais. É um jogo sobre comunidade e esperança.
A proposta de bioengenharia em um ambiente subaquático alienígena me lembrou o cenário de Blue Planet, o que me atraiu logo de cara. Aliás, o autor de BP também se interessou por esse jogo e foi um dos apoiadores do financiamento coletivo e divulgou amplamente.
Infelizmente, por conta da pandemia e por problemas pessoais e estruturais vividos pelo autor até o momento não foi lançado o livro final, só havendo o quickstart que eles liberaram durante o projeto de financiamento. Vamos ver se um dia esse livro sai. Fico na torcida.

Então, vamos fazer um Guardião.

Passo Um: Escolha um Playbook. Como a maioria dos jogos Powered by the Apocalypse, o primeiro passo é escolher um playbook. Também como acontece com muitos PbtAs, a minha vontade é de jogar com todos eles. rs
Mas eu tenho uma ideia de personagem e já sei qual playbook melhor se encaixa com esse conceito, então vou pegar o Empath.
Lembrando que esse é um jogo onde seu personagem pode ser qualquer criatura marinha, ou híbrido entre criaturas, ou o próprio espírito do eco… já consegui demonstrar a amplitude de estranheza que o jogo permite, né? Então minha ideia é fazer um cardume de peixes que convive em uma mente coletiva. Eles se denominam Cardume e seus pronomes são Eles/nós/nossos. Eles veem a todos como parte do Cardume, não como uma anulação da individualidade, mas como uma percepção da importância da coletividade e da comunidade.
Agora eu faço uma série de escolhas para melhor definir meu personagem.
Para minha aparência eu escolho Ágil e Lustroso. Imagino Cardume como os peixes que deram informação para Dory em procurando Nemo.
Minha atitude é radiante. Novamente penso na Dory como inspiração. Aquela pessoa que agrega com todes.
Posso escolher dois dons. Da lista proposta acho que os que mais se encaixam são Teleempatia e Condução de Energia (imagino o cardume conduzindo a energia de membro a membro que o forma).
Por fim, eu defino o lar de Cardume, e imagino-os vivendo em um Centro Social. Um lugar de acolhimento onde as pessoas podem ser elas mesmas e cooperar umas com as outras.
Por fim, meus atributos são Hope +1, Altruism +2, Community +1, Calm -1 e Drive 0.

Passo Dois: Escolha seus Moves. Eu já começo com o Move Channel que me permite absorver emoções negativas ao meu redor aumentando a Harmonia ao risco de aumentar minha Corrupção, duas características marcantes nesse jogo. Eu escolho duas emoções negativas para absorver. Eu escolho Angústia (Anguish) e Crueldade (Cruelty).
Além deste, eu posso escolher dois outros Moves.
Dentro do conceito de Cardume, acho que os Moves que mais se encaixam são Lay Down Your Burden e Synchronicity. O primeiro aumenta minhas habilidades de cura e me permite tirar pontos de Corrupção ao risco de canalizá-los para mim e o segundo me permite conectar empaticamente todos os meus amigos para trabalharem juntos melhor.

Passo Três: Responda às Ligações. Por fim, eu respondo ao menos uma das perguntas de ligação. Cada uma dessas perguntas deveria me conectar a outro PC. Como sou apenas eu aqui vou fazer uma conexão com um NPC.
Escolho essa pergunta:
You drew the corruption from an ally and channeled it to defeat a threat.
Who did you draw it from and what did you learn about them?
Traduzindo:
Você drenou a corrupção de um aliado e a canalizou para vencer uma ameaça.
De quem você drenou e o que você aprendeu sobre essa pessoa?
Vou dizer que drenei de Kane, o tubarão de quatro braços (isso é uma das ilustrações do livro) que foi criado para ser um soldado. Eu canalizei toda a angústia dele e descobri o quanto ele nunca quis ser uma arma, mas o quanto ser uma arma o faz se sentir separado de tudo e de todos. Peguei essa ideia do Redeemer, um outro playbook com o qual eu jogaria esse jogo fácil.

E é isso! Ainda há movimentos de equipe e movimentos de corrupção, mas esses ou eu não escolho ou dependem de ganhar pontos de Corrupção ao longo do jogo. Um detalhe interessante é que esses movimentos de Corrupção são MUITO poderosos, mas o custo a pagar é um dano não apenas ao personagem, mas um dano a própria comunidade que se está tentando proteger. Vi uma entrevista com o autor onde ele disse que o objetivo eram esses poderes serem tentadores mesmo.

Cardume está pronto para te envolver e acolher toda a sua profundidade.
_______________________________________________________-
Cardume
Playbook: The Empath
Pronouns: They/ We/Us
Look: Lithe & Lustrous
Gifts: Energy Conduit & Telempathy
Attitude: Radiant.
Home: A Social Center.

Stats:
Hope +1
Altruism +2
Community +1
Calm -1
Drive 0

Moves:
Channel (Anguish & Cruelty)
Lay Down Your Burden
Synchronicity

Links:
You drew the corruption from an ally and channeled it to defeat a threat.
Who did you draw it from and what did you learn about them?
I drew the anguish from Kane, and discovered not only he never wanted to be a weapon, but as being a weapon put him apart of everyone else.

Nenhum comentário: