quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Mil Faces de um RPGista - Transformers RPG - Resgate


Jogo: Transformers RPG
Sistema: Essence20
Autoria: Ryan Costello, Gabriel Hicks, JF Sambrano, Bryan C.P. Steele, Elisa Teague, Eddy Webb
Editora: Renegades Game Studio
Experiência: Só peguei e li. Ansioso pra colocar na mesa.
Livros usados: Só o básico.

Transformers! Robots in Disguise.
Transformers! More than meets the eye.

Como uma criança de classe média nos anos 80, um momento muito aguardado da minha semana era o domingo de manhã quando eu disputava com meu pai o controle da televisão (e não estou falando de controle remoto) que queria ver a corrida enquanto eu queria ver a sequência de desenhos da manhã de domingo: Thundercats, Comandos em Ação (também conhecido como G.I.Joe) e, meu favorito, Transformers!
Transformers, para quem passou os últimos quarenta anos em Marte e não sabe do que estou falando, girava em torno de uma raça de robôs inteligentes vindos do planeta cybertron que podiam se transformar em carros, aviões, aparelhos de som, etc.
Eu era muito fã deles quando criança e quando soube que saiu um RPG baseado neles obviamente eu tinha que conseguir esse jogo.
O sistema Essense20 é claramente baseado no D&D 3.0/3.5 com modificações nos atributos e na forma como as habilidades funcionam. Usando um bônus de dados (similar a Savage Worlds) em vez de um bônus de modificadores simples. Além de Transformers, a Renegade lançou RPGs baseados em Power Rangers e GiJoe com o mesmo sistema.

Vamos montar um autobot!

Passo Zero: Discuta Com Seu GM e Os Outros Jogadores. Como sou só eu, poderia pular esse passo, mas achei legal o livro destacar a importância de uma conversa inicial antes do jogo para todos os jogadores montarem personagens alinhados uns com os outros e com o projeto de jogo de uma forma que todos irão se divertir.

Passo Um: Conceito. Bom, minha ideia é fazer um personagem inspirado em Ratchet, o médico/engenheiro dos autobots, só que em vez de uma ambulância quero que ele possa se transformar em um helicóptero de resgate. Inclusive esse é o nome dele Resgate. Então Resgate será um médico/engenheiro especializado em ações de emergência. Ele considera toda vida como importante, mesmo a vida de seus inimigos. Como um autobot ele também é um guerreiro, mas evitará usar força letal sempre que possível.

Passo Dois: Essências e Perícias Iniciais. Agora eu tenho 12 pontos para distribuir nas minhas Essências, que são os atributos básicos desse jogo. São quatro: Strength, Speed, Smarts e Social. Os quatro Ss. Eu preciso colocar ao menos um ponto em cada um e não posso ter mais de 15 em nenhuma ao final da construção de personagem. Eu sei que eu quero uma Speed alta, mas estou na dúvida qual seria a melhor essência secundária: Smarts ou Social? Pensando melhor, vou deixar os dois no mesmo patamar. Vou ficar com Strength 2, Speed 4, Smarts 3 e Social 3.
Agora eu poderia distribuir a mesma quantidade de pontos em Perícias associadas a cada Essência. Também posso fazer isso depois já que vou ganhar mais pontos em Perícias específicas, então vou deixar mais pra frente.

Passo Três: Selecione Influências. Eu posso escolher de uma a três Influências. Cada uma irá me dar um Perk, uma habilidade especial, mas para cada uma além da primeira eu preciso pegar um hang-up, que é uma espécie de desvantagem. Cada Influência também me dá características sugeridas e traços de personalidade sugeridos também.
Tem duas Influências que me interessaram e eu acho que encaixam de alguma forma com como estou vendo esse personagem: Racer e Security. Resgate está sempre com pressa e sempre alerta porque sabe que cada segundo conta para salvar uma vida. Para a primeira eu escolho uma especialização em Driving com a qual eu ganho um Edge (uma espécie de bônus que aumenta o tipo de dados que eu rolo) quando uso essa especialização e para a segunda eu posso fazer uma ação de movimento quando sou surpreendido.
Como peguei duas Influências preciso escolher um hang-up. Cada um deles tem uma lista de sugestões e acho que Impulsive encaixa com a descrição que dei acima. Eu nunca ganho os benefícios de uma Surpresa e tenho um redutor no primeiro teste de Perícia após rolar Iniciativa. A pressa as vezes é inimiga da perfeição. Rs

Passo Quatro: Escolha uma Origem. Agora escolho uma Origem, que vai aumentar as minhas Essências, vai dar pontos em algumas perícias, determinar minha Health inicial, minhas linguagens (estranho, não?), vai dar um benefício específico e determinar as especificações do meu modo não-robô.
Acho que em D&D isso seria mais ou menos o equivalente da minha raça. Para o que elaborei até agora, acho que a melhor origem para Resgate seria Suporte, apesar que eu queria muito a habilidade especial do Seeker de voar em modo robô. Mas vamos ficar com o Suporte mesmo. Isso aumenta Smarts em +1, assim com um ponto para colocar em Science ou Technology, por enquanto escolho Science mais isso pode mudar mais pra frente. Meu Health é 4 (bastante pelo que entendi desse jogo) e eu começo sabendo cybertroniano, inglês e mais duas linguagens (porque meu Smarts é 4 nesse momento), eu escolho francês (por influência dos médicos sem fronteiras) e espanhol por ser uma das línguas mais difundidas do mundo.
Minha habilidade especial me dá dois hardpoints extras que eu posso começar com opções do tipo suporte. Mais sobre isso em equipamento.
Meu modo robô é Large e se move 30ft por turno. Meu modo alt (helicóptero) é Long, se move 30ft no ar, tem espaço para dois humanos pilotarem e dois firepoints.

Passo Cinco: Role. Agora eu escolho meu papel no grupo (Role) que é equivalente a classe em outros jogos. Eu quero Scientist com Medical Officer como Focus (sub-classe). Isso me dá alguns Perks: For the Allspark (que todos os personagens desse jogo têm), Intrafilum (que me permite gastar energon para ajudar a curar um cibertroniano), ganho +1 em Strength e Smarts, dois ranks em uma lista de perícias que eu vou deixar pra ver depois, tenho treinamento com Limited Armor Upgrades, Electric Weapons e Explosives, Broad Understanding (uma espécie de super especialização em Science), Circuit Breaker (que me permite usar Technology pra usar armas elétricas) e Energon Battery (que me permite guardar mais Energon que um autobot comum).
Ser um Medical Officer também me dá outro +1 em Smarts, um novo bônus em Science ou Technology (dessa vez escolho Technology) e ganho a habilidade Patch Up que me permite, uma vez por turno gastar um Energon para ou curar um cybertroniano, ou consertar um veículo ou curar uma forma de vida orgânica e sempre se considera que eu tenha um kit de reparos e um kit médico comigo. Muito bom.

Passo Seis: Perícias. Saindo da ordem do livro, mas como deixei isso para depois, acho que agora é o depois. Só que antes eu quero mudar a minha distribuição inicial das Essências, trocando um ponto de Smarts para Speed. Dessa forma eu termino com Strength 3, Speed 5, Smarts 5 e Social 3, lembrando que minha distribuição inicial com essa mudança (e meus pontos iniciais para comprar perícias) são 2, 5, 2, 3. Deixa eu ver a lista de perícias o que me interessa pegar.
Bom, vou colocar meus dois pontos de Strength Skills em Brawn, colocando-a para d4 que vai aumentar minha capacidade de carga.
Para Speed eu quero Driving bem alto, mas também quero alguma coisa em Acrobatics e Targeting. Pensando melhor, dane-se Targeting. Resgate não é um guerreiro per si e eu posso usar Technology pra usar armas elétricas. Então vou colocar três pontos em Driving, jogando para d6 e dois em Acrobatics (nunca se sabe quando se vai precisar) jogando para d4. Opa! Já ia esquecendo de Iniciativa. Faz o seguinte, tira um ponto de Acrobatics e coloca em Initiative, deixando os dois com d2 (pois é, né?!)
Meus dois pontos de Smarts inicial acho que vou colocar um em Alertness (sempre útil) e o outro em Survival, deixando os dois com d2.
Meus três pontos em Social vão para Persuasion, única skill nessa categoria que eu vejo correlacionada com esse personagem, o que a coloca em d6.
Agora eu tenho alguns pontos em listas específicas dependendo das escolhas que fiz antes, deixa eu ver aqui.
Eu tenho uma especialização em Driving pela minha Influência de Racer, que óbvio vai para Air. E eu tenho um rank em Science e outro em Technology pela minha origem e pelo meu Focus. Eu tenho outros dois Ranks para colocar nessas perícias ou em Conditioning ou Brawn. Acho que vou gastar um ponto para aumentar Science para d4 e vou comprar uma especialização em Medicine.
Isso termina minhas perícias.

Passo Sete: Equipment. Esse passo não existe no livro. Equipamento é visto no início de cada missão e é entregue pelo GM para a conclusão desta missão. Mas como eu quero ao menos escolher uma arma típica e os hardpoints de support desse personagem.
Para minha arma eu quero “Element Jet”, mais especificamente um Eletric Jet, imagino que seria o equivalente de um desfibrilador que foi adaptado para ser uma arma, da mesma forma que as armas de Hatchet nos quadrinhos eram seu bisturi laser e seu jato criogênico.
Para meus equipamentos de Support eu quero Emergency Care Equipment, por motivos óbvios, e Extra Crew Capacity, o que permitirá Resgate carregar mais humanos tanto na forma robô quanto na forma helicóptero.

Passo Oito (que seria o Seis no livro): Descreva seu Personagem. Resgate é um robô branco e vermelho, mais vermelho do que branco. Suas pernas são formadas pela frente do helicóptero e seus braços pela traseira e a haste do rotor. As hélices ficam recolhidas em suas costas e talvez em algum ponto de um futuro onde ele se torne mais violento, pode ser que passe a usar as hélices como espadas na forma robô. Em sua forma alternativa ele é um helicóptero vermelho com toques de branco com as palavras “emergency” na lateral.

Passo Nove: Forme uma Equipe. Esse é outro ponto que não posso fazer sozinho, mas acho legal que o livro inclua isso na criação de personagem. É importante lembrar que RPG é um entretenimento coletivo e que todos estamos jogando o mesmo jogo com o objetivo do divertimento de todos na mesa. Já conheci muitos jogadores (e mestres) que se esquecem disso.

Resgate está pronto para entrar no campo de batalha para salvar quantas vidas ele puder.
______________________________________________________
Rescue
Influences: Racer and Security
Origin: Support
Role: Scientist (Medical Officer)
Alt Mode: Helicopter

Strength: 3
Brawn: d4

Speed: 5
Acrobatics: d2, Driving (Air): d6, Initiative: d2

Smarts: 5
Alertness d2, Science (Medicine) d4, Survival d2, Technology d2

Social: 3
Persuasion d6

Perks: For the Allspark, Broad Understanding, Circuit Breaker, Energon Battery, Patch Up
Training: Limited Armor Upgrades, Electric Weapons e Explosives.
Hang-ups: Impulsive

Move: 30ft ground
Alt Mod Move: 30ft aerial

Health: 4

Nenhum comentário: