quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Mil Faces de um RPGista - Vampire 5th - Mathias, Barão da Zona Portuária


Jogo: Vampire: The Masquerade 5th ed
Sistema: Storytelling V5
Autoria: Kenneth Hite & Karim Muammar (orgs)
Editora: White Wolf Entertainment & Free League. Galapagos Jogos na versão brasileira.
Experiência: Bastante com as edições anteriores, praticamente nenhuma com essa.
Livros usados: Apenas o básico.
Voltando ao Mundo das Trevas! O Velho Mundo das Trevas, que agora também é um Novo Mundo das Trevas. Não é tão confuso quanto parece, juro!
Pretendia ler e fazer um personagem do Vampire: The Masquerade 20th Year Edition (que é extra-oficialmente a quarta edição desse jogo), mas eu não resisti a pular logo para a quinta edição nas minhas leituras e ele acabou sorteado como próximo jogo daqui do projeto. Sim, pra quem não sabe desde o início de 2023 eu sorteio qual vai ser o próximo jogo que vai aparecer por aqui.
Quanto ao sistema, muita coisa foi atualizada praticamente chupando ideias e regras do “Novo Mundo das Trevas”, também conhecido agora como Chronicles of Darkness. A distribuição de atributos, o número alvo fixo (sendo que aqui se utiliza o “6” em vez do frustrante “8” de CoD) e há a introdução de algumas regras novas como Touchstones, Estilos de Predador e, a mais marcante, a Fome.
A Fome entra no lugar dos Pontos de Sangue das edições anteriores e é um atributo que usa dados de cores diferentes que substituem os dados de todas as rolagens do vampiro. Isso visa representar a presença da Besta em tudo que o vampiro faz. Dando um aspecto de terror aos seus poderes em vez de ser um super-herói que bebe sangue.
Nada contra quem quer continuar a jogar V:tM dessa forma, mas não é a proposta do jogo e nunca foi algo que me atraiu.
Para não me alongar muito, os dados de cores diferente indicam que o jogador pode até ter sucesso, mas isso pode ser causado pela Besta. Por exemplo, você abre a fechadura, mas porque a arrancou com um acesso de raiva não porque usou sua habilidade para fazer isso de forma delicada e silenciosa. Por outro lado, os dados de Fome também possibilitam uma falha crítica (o único remanescente do famigerado Fumble, graças a Cain) onde a Besta toma o controle do seu personagem por uma cena. Como eu disse, isso faz a Besta estar presente a todo momento nas mecânicas e não só como um recurso narrativo.

Depois dessa introdução enorme, vamos fazer um vampiro.

Passo Um: Conceito. Esse é o momento em que eu conversaria com meu Narrador imaginário e com meus colegas de mesa imaginários para decidirmos que tipo de crônica faremos e qual personagem cada um quer fazer. Como sou só eu, isso me dá mais liberdade.
Essa edição de V:tM permite criar tanto personagens recém-abraçados, como nas edições anteriores, quanto vampiros antigos (Ancilla) ou os Thin-Blood, cujo sangue vampírico é tão fraco que eles podem resistir a luz do sol mas não possuem disciplinas entre outras limitações.
Vou criar um Ancila porque tenho uma ideia de um NPC para uma campanha que pretendo mestrar em algum momento ambientada no Rio de Janeiro.
Meu personagem é um ex-escravo de meados do século XIX. Ele foi abraçado pouco depois de denunciar um quilombo de onde fora expulso por seu comportamento violento e logo depois dos fidalgos que prometeram recompensá-lo lhe deram uma surra e o deixaram para morrer. Nos dias atuais ele é o Barão da Zona Portuária e atua no tráfico de pessoas. De escravo para escravocrata. Esse é o Mundo das Trevas.
Pensando em um nome aqui. Não acho que ele teria um nome comum como João ou José. Talvez um nome mais imponente. Mathias! É um bom nome e era um nome da realeza no século XIX.

Passo Dois: Clã e Sire. O Clã de Mathias é Gangrel. Seu Sire é desconhecido. No meu cenário há um Gangrel que teria abraçado alguns vampiros deixando-os a própria sorte. Mathias possivelmente tem um ou dois “irmãos” no Rio de Janeiro e outros pelo Brasil. Seu Sire o escolheu porque o viu como um sobrevivente.

Passo Três: Atributos. A mesma divisão Físico, Mental, Social de outras edições, mas com algumas diferenças. Caíram Percepção, Carisma e Aparência. Em seu lugar entraram Resolve, Presence e Composure. Aqui vemos a influência de CoD.
A divisão de pontos também mudou. Sem priorizações. Eu escolho um atributo para ter 4 dots, três para terem 3, quatro para terem 2 e um para ficar com apenas 1.
Vamos ver aqui.
O atributo mais importante dele, com certeza, é Stamina, então esse fica com o 4.
O atributo menos importante talvez seja Charisma. Vejo Mathias como alguém que ascendeu ao poder através da Intimidação e da Intriga, não pela Empatia ou Diplomacia. Esse então fica com o 1.
Agora vamos aos 3s. Resolve e Manipulation são importantes. Qual seria o terceiro? Acho que Strength.
Isso deixa os 2s para Dextery, Composure, Intelligence e Wits.

Passo Quatro: Skills. Aqui também mudou o sistema de distribuição. Além disso as perícias são mais genéricas e menos específicas. Novamente uma mecânica que foi apropriada do CoD. Eu preciso escolher entre três opções: Jack of All Trades, Balanced ou Specialist. Acho que Balanced é o que encaixa mais para Mathias. Isso me dá três skill em 3, cinco skills em 2 e sete skills em 1.
Vou fazer o mesmo que fiz com os atributos. Quais são os três mais importantes? Acho que Brawl, Intimidation e Investigation me parecem os mais importantes. Então esses ganham os 3s.
Agora escolher cinco para ganhar os 2s… Survival, Firearms, Subterfuge, Insight e Larceny acho que são as que melhor encaixam com Mathias.
Por fim, escolho mais sete skills para receber os 1s: Athletics, Drive, Melee, Etiquette, Streetwise, Occult e Politics.
Pronto. Algumas dessas eu vou aumentar depois.

Opa! Voltando aqui porque esqueci de pegar minhas especialidades. Eu recebo uma de graça para Academics, Craft, Performance e Science, mas como não tenho nenhuma dessas skills, ganho nada.
Mas eu ganho mais uma especialidade de graça em qualquer skill. Dando uma olhada nas skills do livro, acho que a especialidade Physical Coertion para Intimidation é perfeita para Mathias.

Passo Cinco: Disciplines. Agora chegamos na parte “juicy”. Disciplines, os poderes dos vampiros. Eu escolho duas do meu clã e coloco dois pontos em uma e um ponto na outra. As Disciplines dos Gangrel são Animalism, Fortitude e Protean. Acho que Mathias tem mais relação com Fortitude e Protean do que Animalism. Não o vejo como um Gangrel tão ligado a natureza, sendo mais um predador urbano. Então vão dois pontos para Fortitude e um para Protean. Posso mudar isso mais a frente.
Outra mudança dessa edição é que cada nível de Discipline tem mais de um poder e preciso escolher um deles para cada ponto que eu tenho, mas vou deixar isso para depois porque o próximo passo deve me dar mais um ponto de Discipline.

Passo Seis: Predator. Agora eu escolho meu estilo de Predador. Que é a forma como meu personagem prefere caçar. Isso me dá algumas características e começa a definir a personalidade do meu vampiro (perceberam que não temos mais Natureza e Comportamento? Mais sobre isso em breve).
Demoro pra achar as opções porque como todo livro do Mundo das Trevas esse é bem mal organizado, mas das opções apresentadas aqui acho que Alleycat é a melhor. Você caça com intimidação e força. Acho que Mathias não é apenas um predador, mas ele precisa se afirmar como predador Além disso ele tem apreciação pelo sangue destilado com medo.
Isso me dá uma especialidade com Intimidation ou com Brawl. Como já tenho uma em Intimidation, pego a de Brawl (Grappling).
Também ganho um ponto em Potence ou Celerity. Apesar de eu adorar Celerity, acho que Potence tem muito mais a ver com Mathias.
Meu último ganho com esse estilo de Predador é três pontos em Contacts entre criminosos. Perfeito.
Por fim, eu perco um ponto de Humanity. O que também é perfeito para esse personagem.

Passo Sete: Advantages. Eu tenho 7 pontos para distribuir em Advantages e preciso pegar 2 em Flaws. Advantages incluem Backgrounds e Merits (porque não juntaram de vez os dois, eu não sei).
Começo olhando os Flaws e vejo um que me interessa, Obvious Predator. Acho que combina com a imagem que tenho desse personagem. Ele é um predador e deixa isso bem claro para todos. Eu tenho penalidades em testes Sociais que visam acalmar humanos (hahaha) e não posso ter um Herd, um grupo de humanos seguidores.
Ok, vamos às Vantagens. Eu quero Haven, Resources e Status, afinal ele é um Barão. Acho que vou colocar 3 no primeiro e 2 nos outros. Talvez eu os aumente depois.

Passo Oito: Convictions e Touchstones. Algo mais roleplaying agora. E uma adição interessante a essa edição de Vampire. Eu crio de uma a três crenças do meu personagem e associo cada uma a um Touchstone, uma pessoa que representa essa convicção de alguma forma e serve para me manter ainda humano. Essa mecânica me lembra um pouco as Passions e Fetters de Wraith: The Oblivion.
Como uma convicção pensei em algo como “Aqueles que tem o poder, comandam.”, para representar sua visão de ao deixar de ser um escravo ele deseja ser um senhor de escravos.
Tive uma ideia interessante. Antes de ser abraçado, Mathias teve uma filha. Essa filha teve sua própria filha e assim por diante. Essa descendente dele é líder de um grupo na comunidade do Morro da Providência, com a qual Mathias tem uma relação de “respeito mútuo”. Talvez no fundo ele sinta algum tipo de carinho por ela, ou ela represente a humanidade que ele deixou para trás. De qualquer forma, por mais que ele nunca vá admitir, ela detém algum poder sobre ele. Ela tem o poder de parar o predador dentro dele. Deixa eu pensar em um nome para ela… Ruth! Em homenagem a incrível Ruth de Souza. Penso na possibilidade dela ter alguma característica sobrenatural, mas deixo isso para outro momento.
Também vou aproveitar para selecionar uma Ambição e um Desejo, que são novas características dessa edição. Que possuem uma semelhança com as Aspirações do Chronicles of Darkness. A diferença de um e de outro é que a Ambição é algo mais mecanicamente alcançável, enquanto o Desejo é mais narrativamente alcançável. Acho que a Ambição dele é “Dominar a Disciplina de Protean”, que representa para ele o poder do predador. Para o Desejo, acho que pode ser “Consolidar seu controle sobre a região do Centro do Rio de Janeiro”.
Minha Humanidade começaria em 7, mas como eu perco um pelo meu estilo de predador, começo com 6.
Já que esqueci de anotar lá em cima, minha Health é Stamina+3, ou seja, é 7. E meu Willpower é Composure+Resolve, para um total de 5.
Claro que minha Hunger começa com 1, mas não por muito tempo.

Passo Nove: As Ondas do Tempo. Acho que isso deveria estar no início da criação do personagem, mas vamos lá. Aqui eu e meu Narrador imaginário e meus colegas de grupo imaginários sentamos e decidimos se nossa campanha será com Thin-Bloods, com neonatos ou ancillas. Como já decidi que Mathias será um ancilla isso o coloca entre a 10a ou 11a gerações, acho que 11a é mais coerente (o que deixa o Gangrel misterioso na 10a), eu ganho mais 2 pontos de vantagens e 2 de flaws, perco um ponto de Humanidade, caindo para 5 e tenho 35 pontos de experiência para gastar.
Primeiro quanto aos pontos de Vantagem e Flaws:
Dentre as Flaws, gostei de Adversary. No cenário que estou montando o Centro do Rio de Janeiro é uma área em disputa entre vários barões dos Anarch, mas acho que seria interessante que um barão, ou melhor, uma baronesa e já estou começando a visualizar a personagem, esteja interessada na região dominada por Mathias. Ela seria uma ancilla como ele o que cobre os dois pontos de Flaw.
Com os dois pontos de vantagem vou aumentar Resources e Status para três e pronto.
O que me leva aos 35 pontos de experiência. Em primeiro lugar quero aumentar Protean para 2 por 10 pontos. Talvez eu aumente para três, mas tem outras coisas que quero comprar.
Quero aumentar Brawl para 4 e Streetwise para 3, o que me custa… ou melhor custaria 27 pontos o que é mais do que eu tenho então deixa eu repensar isso. Se eu mantiver Brawl em 3 e aumentar só Streetwise custa quinze pontos. O que vai me deixar com só mais dez pontos então já era Protean 3.
Acho que vou manter esses dez pontos para aumentar Protean assim que possível e terminar o personagem por aqui.

Espera! Faltou escolher os poderes das Disciplines. Para Potence 1 eu quero Lethal Body para causar dano agravado. Para Fortitude 1, os dois são legais mas acho que Unswayable Mind tem mais a ver com Mathias. Para Fortitude 2, Toughness é minha única opção já que não tenho níveis em Animalism. Por fim para Protean 1 e 2 eu pego Eyes of the Beast e Feral Weapons, respectivamente.

Acho que é isso. Faltaria talvez selecionar equipamento mas vou ignorar. Mathias é um homem negro de quase um metro e noventa com cabelos crespos bem curtos e sempre uma barba bem feita (que ele faz questão de fazer todas as noites) e sempre veste ternos de corte de alfaiate de boa qualidade, mas esse cuidado com a aparência não esconde o olhar de um predador que divide todos ao seu redor entre presas e ameaças.

Uma última coisa: Falta rolar o dado de fome para ver se ele começa com a Besta sussurrando em seu ouvido. Rolei e falhei, então Mathias começa com Hunger 2.
________________________________________________________
Mathias, Baron of Port Zone
Generation: 10o
Clan: Gangrel
Predator: Alleycat
Ambition: Master Protean.
Desire: Expand his domains.
Sire: Unknown
Chronicle: Rio at Night

Attributes:
Strength ooo, Dextery oo, Stamina oooo
Charisma o, Manipulation ooo, Composure oo
Intelligence oo, Wits oo, Resolve ooo

Skills:
Athletics o, Brawl ooo, Drive o, Etiquette o, Firearms oo, Insight oo, Intimidation (Physical Coertion) ooo, Investigation ooo, Larceny oo, Melee o, Occult o Politics o, Survival oo, Subterfuge oo, Streetwise ooo.

Disciplines: Fortitude oo (Unswayable Mind & Toughness), Potence o (Lethal Body), Protean oo (Eyes of the Beast & Feral Weapons).

Advantages: Haven ooo, Resources ooo, Status ooo

Flaws: Obvious Predator oo, Adversary oo

Humanity ooooo

Wilpower ooooo

Health ooooooo

Hunger oo

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