quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Mil Faces de um RPGista - Wise Women - Halshka

 


Jogo: Wise Women
Sistema: PbtA.
Autoria: Aleksandra Brokman
Editora: Publicação Independente.
Experiência: Li o livro e achei bem legal.
Livros usados: O básico.

Wise Women é um dos RPGs que eu peguei nos bundles que andei comprando. Ele veio tanto no bundle dos direitos reprodutivos quanto no dos direitos das pessoas trans no Texas. É um jogo sobre bruxas em um vilarejo medieval polonês. Se você achou muito específico vai gostar de saber que o livro é escrito por uma autora polonesa e que é baseado no mestrado dela e dá pra ver o quanto de pesquisa no livro, mesmo sendo pequeno.
O sistema tem clara influência de PbtA com seus 2d6, mas sem moves nem playbooks.

Vamos fazer uma bruxa polonesa.

Passo Um: Escolha um Nome. Achei legal tanto isso ser incluído no processo de criação de personagem quanto ter uma lista de nomes poloneses tanto femininos quanto masculinos. Tem uns nomes até familiares como Helena, Magda, Ludmila ou Eva, mas eu quero um nome bem diferente então escolho Halshka.

Passo Dois: Quem é ela? Também conhecido como CONCEITO. O livro traz três exemplos de criação de personagem e eu gostei de uma delas e vou usá-la como base. Halshka é uma mulher respeitável no vilarejo e esconde o fato de ser uma bruxa. Seu poder na comunidade, entretanto, vem exatamente de sua bruxaria e dos segredos que ela sabe sobre muitos que a procuraram com o passar dos anos. Beleza, isso já é suficiente.

Passo Três: Atributos. O jogo possui seis atributos: Hearth, Influence, Vigour, Wits, Light Magic e Dark Magic e posso distribuir os modificadores: +2, +1, +1, 0, 0 e -1.
Influence é importante, mas não sei se é o atributo mais importante dela. Acho que Heath, que demonstra o conhecimento da personagem sobre a comunidade e as plantas locais tem mais a ver com ela. Então Heath ganha o +2 e Influence um dos +1.
O outro +1 faz sentido ir para Wits e vou colocar um dos zeros em Vigour. Sobra um 0 e um -1 para magia. Originalmente imaginei Halshka focada em Dark Magic, mas talvez ela consiga o poder dela ajudando os outros. Talvez ela possa tender para isso mais a frente, mas acho que vou colocar o último zero em Light Magic e deixar o -1 para Dark Magic.

Passo Quatro: Determine a Posição Social. Aqui fica determinado como minha bruxa é vista pelo vilarejo. Para uma personagem inicial as opções são Neutral ou Liked.
Como minha Influence é maior que minha Dark Magic, Halshka é Liked, querida talvez, pelos outros habitantes do vilarejo. Isso condiz com a minha ideia para essa personagem até aqui. Ela é alguém que usou a magia exatamente para isso, para que as pessoas gostem dela, talvez por uma necessidade de ser querida e amada.

Passo Cinco: Escolha Ligações. Agora eu preciso criar uma ligação com outra personagem-jogadora e com dois npcs. Como sou apenas eu aqui, vamos focar nas ligações com NPCs.
Cada ligação possui uma definição que parece um Aspecto de FATE. Quando ajo de acordo com essa ligação ganho um +1, quando ajo contra essa ligação ganho um -1.
O primeiro NPC que penso é o marido de Halshka, Mieshko Ela o conquistou usando magia e, por isso, mesmo após anos juntos ela se pergunta o quanto de sua história é por amor e o quanto ainda é pelo feitiço que ela fizera tantos anos atrás. Para ele penso na ligação “Eu o amo, mas nunca tive certeza se o amor dele é real ou não”.
O segundo NPC é uma mulher que compete com Halshka pela liderança do vilarejo. Seu nome é Vislava. Só que Halshka sabe de um segredo dela. Quando mais jovem, a mão de Vislava procurou a mãe de minha personagem (também uma bruxa) para fazer um aborto na neta devido a uma “aventura” com um mascate que passou pela vila meses antes. Não sei se Halshka usaria esse segredo contra ela, ou se é algo que desperta nela compaixão pela sua rival. Para essa ligação: “Ela me odeia, mas sabe que eu carrego o seu segredo.”

Passo Seis: Escolha suas Plantas Iniciais. Essa é a parte da magia. A magia nesse jogo é baseada no uso de plantas e aqui vemos uma boa parte da pesquisa da autora, como cada planta acompanha uma profunda descrição histórica e folclórica sobre seus efeitos tradicionais e também sobre seus efeitos medicinais. Cada planta tem três efeitos. Uma parte do jogo, inclusive, é as bruxas coletando plantas para seus rituais sem atrair a desconfiança do resto dos habitantes do vilarejo.
O livro traz 20 plantas. A primeira que me chama a atenção é Beech (Faia) que me permite fazer magias de Divination, Healing e Love Magic, três efeitos que eu acho que tem muito a ver com Halshka. A segunda planta que quero é Creeping Cinquefoil (não encontrei uma tradução) que me dá o poder de fazer Abortion, Beaty and Allure e Bring Luck. A terceira planta acho que vou pegar aleatoriamente, uma opção que o livro me dá. Vou rolar um 1d20 e ver o que sai. Rolo um 12 que me dá Mugwort (Artemísia), essa planta me dá o poder de fazer Dispel Magic, Protection From Storm e Unnatural Vigour, uma combinação interessante.

Passo Sete: Toques Finais e Desenvolvendo Seu Conceito. Agora faço os toques finais e defino melhor quem Halshka é. Para isso o livro me sugere uma série de perguntas. Deixa ver se vou usá-las ou não.
Hum… vou fazer um resumo baseado nas perguntas senão esse post vai ficar muito extenso.
Halshka é uma mulher de mais de trinta anos (não tenho uma idade exata, mas imagino mais para 30 do que para 40), de cabelos negros e olhos azuis. Ela participa de todos os grupos e reuniões permitidos para mulheres. É uma pessoa querida que tenta ajudar a todos. Ela gosta dessa atenção. Ela casou tarde (para conceitos medievais) com dezessete anos e tem vivido com seu marido, Mieshko, um casamento feliz que gerou dois filhos. Mas ela sabe que a paixão inicial foi fruto de um feitiço e isso sempre deixou uma sombra sobre essa relação. Halshka mantém uma relação cordial com as outras bruxas, ocultando o fato dela mesma ser uma bruxa, mostrando uma imagem filantrópica como quem “ajuda uma pobre coitada”. Muitas mulheres da vila sabem da sua verdadeira natureza, mas mantém o silêncio por terem sido auxiliadas em vários momentos por ela, seja com feitiços de amor, com a interrupção de gravidezes indesejadas, ou feitiços de beleza.

E é isso. Imagino como Halshka reagiria se as bruxas se vissem em uma posição de ter de proteger o vilarejo contra uma ameaça sobrenatural. Ela arriscaria sua posição contra um inimigo dessa natureza?
_______________________________________________________
Halshka
She/Her
Age: 34

Vigour 0
Wits +1
Hearth +2
Influence +1
Light Magic 0
Dark Magic -1

Ties:
Mieshko – I love him, but not had been sure about his love to me
Vislava – She hates me, but she knows I have her secret.

Initial Plants:
Beech 
Creeping Cinquefoil
Mugwort


Nenhum comentário: