quarta-feira, 28 de abril de 2021

RPG - Hunter: The Reckoning - Grace O'Hara


Jogo: Hunter: The Reckoning
Sistema: Storyteller (oWoD)
Autoria: Ken Cliffe, Ed Hall & Stewart Wieck (orgs).
Editora: White-Wolf Publishing. Acho que a Onyx Path voltou a produzir, mas não tenho certeza.
Experiência: Nenhuma. Na verdade só dei uma lida muito por alto para poder fazer esse personagem.
Livros usados: Só o básico.

Em 1999 a White Wolf lançou o Ano do Julgamento. Como outros eventos desse tipo em anos anteriores, envolvia uma série de suplementos envolvendo essa temática. Basicamente dos mortais atacando as criaturas do Mundo das Trevas. Só que por volta de fevereiro o site da editora saiu do ar permanecendo apenas com um aviso de que a empresa havia sido vendida para uma empresa que eu não lembro exatamente o nome, mas que era Hunter alguma coisa (curiosamente a empresa que hoje cuida da quinta edição do Werewolf: the Apocalypse se chama Hunter Entertainment). O aviso continuava com um contador de dias e horas para quando essa venda se concretizaria e que isso indicaria o final do Mundo das Trevas.
Muitos, como eu, apontaram que o contador indicava como data o dia 01/04/1999, e que isso poderia indicar uma piadinha de Primeiro de Abril da White Wolf (April’s Fool em inglês). Eles negaram, mas no final era isso mesmo. Uma “jogada de marketing” para lançar o sexto livro básico do World of Darness, Hunter: The Reckoning.
Confesso que eu já peguei ranço desse jogo daí.
Vocês podem se perguntar: “Mas Sandro, se você não gosta desse jogo porque criar um personagem para ele?”, bom ter perguntado. Primeiro porque eu gosto de terminar as coisas que começo (tenho dificuldade, mas gosto) e, por isso, pode pintar personagens de Mummy: The Ressurection e Demon: The Fallen por aqui em algum momento. Segundo porque eu queria contar essa história acima. Acho impressionante que praticamente ninguém pela internet comente sobre isso. E terceiro porque eu tenho uma ideia de personagem que se encaixa com esse jogo. Então vamos lá!

Hunter é sobre pessoas que foram “imbuidas” por uma força misteriosa, talvez Deus, para combaterem os vampiros, lobisomens, magos, etc.
Um pouco desse conceito depois foi reaproveitado para criar o Deus Máquina de Crônicas das Trevas, mas isso é uma história para outro dia.
Uma das pouquíssimas coisas que eu acho interessante nesse jogo é o fato dos imbuídos (como eles se chamam) não fazem ideia de como realmente funciona o Mundo das Trevas. Eles acham que lobisomens são alienígenas, que magos são como as bruxas das histórias infantis e acreditam em todo o tipo de crendice acerca dos vampiros. Ou seja, eles já eram o povo das fake news antes mesmo do termo ter sido cunhado.
Eu quero criar uma personagem que esteja querendo descobrir a verdade sobre o sobrenatural para poder enfrentá-lo.

Passo Um: Conceito. A um tempo atrás eu vi uma reportagem sobre o pessoal que trabalha em redes sociais filtrando material para ser deletado. Os caras passam horas caçando e assistindo coisas pesadíssimas que vão de apologia ao nazismo, estupro a seilámaisoquê que não deveria estar na internet. Claro que tem a galera que fica caçando mamilos também, né?! Mas esse é o tipo de trabalho que acaba com a saúde mental de alguém. Ver de forma diária esse tipo de conteúdo.
Quando Grace O’Hara largou a faculdade de Ciência da Computação era trabalhar com isso ou perguntar “Vai querer fritas acompanhando, senhor?”. Ela preferiu isso. O trabalho paga as contas, ela não tem de interagir muito com os colegas de trabalho e ela é boa nisso. Até que um dia ela viu demais. Ela um vídeo de alguém em uma boate mostrando o que parecia uma luta de gangues, até que um dos motoqueiros virou um fucking lobisomem e arrancou a cabeça de um cara. E os amigos do cara em vez de fugirem partiram pra cima mostrando os dentes.
Nesse momento, Grace recebeu uma mensagem em seu celular de um número desconhecido que dizia apenas “Revele a verdade ao mundo!”. Ela pesquisou na internet sobre o assunto e descobriu o site hunternet.com onde outros como ela postavam contando experiências com o sobrenatural e, como ela, haviam recebido algum tipo de chamado para fazer algo a respeito. Agora ela usa seu trabalho para informar outros Hunters, ela acredita conseguir manter o próprio anonimato, mas até quando?
E esse é o conceito que eu tinha em mente. Agora preciso escolher um Creed, uma Natureza e um Comportamento.
O Creed é o equivalente ao Clan/Tribo/Tradição desse jogo. Representa tanto como o Hunter entrou em contato com o sobrenatural quanto como lida com os monstros. Em um primeiro momento pensei em Visionary, mas ao ler tem um aspecto meios messiânico que eu não curti, daí eu considerei Innocent, mas ainda não era bem o que eu queria. Por fim, decidi Judgement. Só que diferente do padrãozinho desse Creed, Grace percebeu que nem todos os monstros são maus. Ao menos não tão maus quanto ela já vira humanos sendo em seu trabalho. Então ela julga humanos e monstros por suas ações, não pelo que são. Isso me deixa com Conviction 3 e terei de considerar a Virtude de Zeal (Zelo) mais para frente.
Por agora, vamos escolher uma Nature e um Demeanor para Grace. Eu acho que Conformist combina com a Nature dela, como sendo uma pessoa sem vontade ou direção. Imagino isso mudando conforme a caçada for se desenvolvimento. Como Demeanor eu acho que Director combina bem com ela. Inclusive pode se tornar a nova Nature dela com o tempo.

Passo Dois: Atributos. Diferente do padrão de outros livros básicos do WoD, aqui eu só tenho 6/4/3 para priorizar e distribuir. Sei que Mental vai ser primário, só fiquei um pouco em dúvida quanto aos outros dois, mas decidi Físico como secundário e Social como terciário.
Mental e Social eu vou só distribuir igualmente ficando com três e dois em cada, respectivamente. Físico vai um em cada e o ponto extra vai para Stamina. Ela não é forte ou ágil, mas ela é resistente.

Passo Três: Habilidades. Temos 11/7/4 para priorizar e distribuir. Vamos de Conhecimentos como primário, Talentos como secundário e Perícias como terciário.
Conhecimentos: Três pontos em Computer, dois pontos em Bureaucracy, Investigation e Research, os últimos dois vão um cada para Occult e Medicine.
Talentos: Três pontos em Awareness, dois pontos cada em Alertness, Empathy, e mais um cada em Athletics e Subterfuge.
Perícias: Um ponto cada em Drive, Firearms, Security e Technology.
Prontinho!

Passo Quatro: Vantagens. Primeiro eu tenho cinco pontos para distribuir em Backgrounds. Dois pontos em Contacts para começar para representar os contatos que Grace já fez online. Um ponto vai para Arsenal. Desde que ficou sabendo sobre os monstros, ou talvez até antes quando via os vídeos dos monstros humanos, ela começou a comprar armas e equipamentos e colocar em um depósito que ela adquiriu online. E os dois últimos vão para Resources tanto de seu trabalho quanto do que ela economizou.
Eu tenho três pontos para distribuir em minhas Virtues que são Mercy, Vision e Zeal. Eu pensei em colocar um ponto em cada, mas Vision é, novamente, algo quase messiânico nesse contexto. Então vou colocar dois pontos em Zeal e um ponto em Mercy.
Daí, eu pego Edges. Os poderes dos Imbuídos, como os Caçadores se chamam nesse jogo. Eu tenho pontos para pegar Edges igual aos meus pontos em virtudes e uma das falhas desse sistema é exatamente que a única forma de pegar novos poderes é aumentando minhas virtudes e não tem como trocar Edges, o que fará meus poderes ficarem super-limitados por conta de um mau design do jogo. Fim do Rant.
Como eu não pretendo jogar com essa personagem vou simplesmente pegar três poderes de nível um. Para poder pegar um poder de nível dois eu teria de ter três pontos na mesma Virtue e pegar primeiro um poder de nível do mesmo grupo.
Eu quero o poder de nível de Judgement, Discern, que me permite perceber seres sobrenaturais e identificar a “inocência” de alguém. Também quero o poder de nível um de Defense, Ward, para que Grace possa proteger as pessoas que ela ama. E por fim, com meu ponto de Mercy vou pegar o poder de nível um de Innocence, Hide, que permite Grace se esconder dos monstros.

Passo Cinco: Toques Finais. Anoto minha Conviction (3) e Willpower (3). Por fim, tenho 21 “freebie points” para gastar. Sendo que eu não posso pegar mais Virtues nem Edges (mais uma falha de design, na minha opinião). Vamos ver no que eu quero gastar.
Primeiro vou gastar dois para aumentar Computer para 4 e outros dois para aumentar Investigation para 3. Vou aumentar Willpower para 7 (quatro pontos) e Conviction para 6 (três pontos). O que me dá um custo total de 11 pontos.
Ainda tenho 10 para gastar. Vou colocar um ponto em Exposure e mais um em Arsenal. Acho que vou aumentar Firearms e Athletics para 3 e completo os pontos a gastar. Vou considerar que Grace decidiu treinar mais com armas e corrida desde que soube da existência de monstros. Pouco a pouco ela está se tornando cada vez mais paranóica com isso.

Eu imagino Grace comandando um grupo de Hunters (os outros PCs) de um lugar seguro através dos computadores, como a Oráculo da DC, até que algum monstro a encontre e ela tenha de lidar com eles frente a frente.
________________________________________________

Name: Grace O’Hara
Creed: Judgement
Nature: Conformist
Demeanor: Director
Starting Creed: 3

Attributes
Physical: Strength oo, Dextery oo, Stamina ooo
Social: Charisma oo, Manipulation oo, Appearance oo
Mental: Perception ooo, Intelligence ooo, Wits ooo

Abilities
Talents: Alertness oo, Athletics ooo, Awareness ooo, Empathy oo, e Subterfuge o
Skills: Drive o, Firearms ooo, Security o e Technology o.
Knowledges: Bureaucracy oo, Computer oooo, Investigation ooo, Medicine o, Occult o, Research oo.

Backgrounds: Arsenal oo, Contacts oo, Exposure o, Resources oo
Virtues: Zeal 2, Mercy 1, Vision 0
Edges: Discern (Judgement 1), Ward (Defense 1), Hide (Innocence 1).

Willpower: 7
Conviction: 6

Nenhum comentário: