quarta-feira, 24 de novembro de 2021

RPG - D&D 3.5 - Thelmin Keenshield

Faz tempo que não posto um personagem por aqui, né?

Jogo: Dungeons & Dragons 3.5
Sistema: D&D/ Sistema d20
Autoria: Não consegui descobrir quem foram os organizadores dessa edição.
Editora: Wizard of the Coast/ Devir Livraria (versão brasileira).
Experiência: Quase nenhuma.
Livros usados: Nenhum. Como não tenho os livros estou usando os arquivos srd contidos em www.d20srd.org

Três anos depois da esperada 3a edição de Dungeons & Dragons eis que a Wizards of the Coast lança uma NOVA edição. Ou melhor uma espécie de edição revisada onde fizeram uma errata de alguns problemas dessa edição e algumas mudanças de regras. A 3.5 (como ficou conhecida essa edição) foi anunciada acho que nem dois meses depois de eu ter conseguido comprar os meus livros da edição 3.0 em um baita golpe de sorte e como eu vi que as mudanças não eram tão substanciais assim (e onde eram eu não gostei das mudanças) eu mandei essa edição as favas e continuei a jogar com a que eu tinha. O que foi bem complicado já que todos os livros que saíram depois usavam esse como base.

Eu já fiz um personagem para a 3a edição, mas eu quero fazer um para a 3;5 para mostrar que as diferenças foram bem poucas e falar de uma mecânica que ambas trouxeram para o jogo e que eu acho bem interessante: As classes de prestígio. Então, vamos construir um personagem de 8o nível.

Passo 01: Habilidades Básicas. Eu já tenho uma ideia de personagem, mas como isso é D&D não adianta decidir nada enquanto não rolar os dados, vamos lá. Pego 4d6 para rolar seis vezes descartando o menor valor a cada vez. Com isso eu consigo...13, 13 14, 16 (oba!), 14 e 14. Bem mediano. O que não é tão ruim nessa edição quanto seria tanto nas anteriores quanto nas posteriores a essa.
Eu pretendo fazer um Guerreiro/ Fighter então o 16 vai para Força. Um dos meus três 14 vai para Constituição. Agora o resto depende um pouco da Classe de Prestígio que eu pretendo pegar. Deixa eu dar uma olhada nos pré-requisitos dela aqui.
Bom, vou colocar os outros 14 em Destreza e Sabedoria. O que deixa os dois 13 para Inteligência e Carisma.

Passo 02: Raça e Classe. Como raça vou pegar Anão (e eu volto a apontar a necessidade de livros e jogos de fantasia de mudarem o nome dessa raça para algo que não ofenda pessoas com problemas de nanismo no mundo real). Isso me dá um +2 em Constituição, o que joga o valor para 16, e -2 em Carisma, o que me coloca com 11.
A seguir eu anoto os meus modificadores. +3 em Força e Constituição, +2 em Destreza e Sabedoria, +1 em Inteligência e 0 em Carisma (eu não sou feio, só não sou nenhum galã de balada bárdica).
Para a classe, como eu disse, vou pegar o Guerreiro. Isso me dá um Bônus de Ataque Básico de +1 no prímeiro nível, que vai virar +7 no nível 7. Também me dá um total de +5 em Fortitude e +2 em Reflexos e Vontade neste nível. Com meus modificadores básicos esses valores vão para +8 e +4, respectivamente. Como eu ainda vou ter dois aumentos de habilidade básica esses números podem aumentar, mas vamos anotando durante o processo.
Pontos de vida! Eu começo com 10 (o máximo do meu Hit Dice)+meu modificador de Constituição (+3) no primeiro nível e adiciono 6d10+(6x o mesmo modificador) para chegar ao 7o nível. Vamos rolar dados. O total foram 67 pontos de vida. Não muito para um personagem desse nível, mas eu tirei dois números bem baixos (2 e 3). C’est la vie!
Anoto minhas habilidades raciais e de classe e vamos em frente.

Passo 3: Perícias. Eu começo com 2+modificador de Inteligência x 4 pontos de perícia para distribuir. O que no caso do meu personagem dá 12 pontos. Se você achar matemática demais, faça apenas a primeira parte do cálculo, 2+1=3 nesse personagem, e pegue esse número de perícias. Porque você vai ser um bosta em qualquer perícia que você não colocar o máximo de pontos possível a cada nível.
O uso de perícias foi uma grande inovação da 3a edição. Mas essa necessidade de continuar escalonando as dificuldades para tornar os desafios interessantes é uma das falhas intrínsecas do modelo de jogo do D&D e correlatos.
Voltando ao meu personagem, eu olho a lista de Perícias do Guerreiro e escolho Intimidação (que é baseado em Carisma), Escalada e Salto (que são baseados em Força) e pronto.

Passo 4: Feats. Esse é o caso de mais uma vez eu não lembrar qual é o termo traduzido e bater preguiça de procurar, então vamos de Feats mesmo. Eu tenho três de qualquer tipo pelo meu nível e mais quatro da lista do Guerreiro.
Mas não faz diferença porque só vou pegar feats da lista do Guerreiro, praticamente.
Primeiro preciso pegar os três feats que são pré-requisitos para a Classe de Prestígio que eu quero pegar. Dodge, Endurance e Toughness. O quarto feat que eu pego é Combat Reflexes para ganhar mais Ataques de Oportunidades, que serão úteis para um Defensor. Além disso pego Power Attack, Cleave e Great Cleave, porque é um combo bom demais para não pegar.

Passo 5: Equipamento. Não vou perder tempo calculando moedas de ouro ou gastos. Só pegar uma arma e uma armadura e pronto. Fora isso, meu mestre imaginário pode considerar que meu personagem tem o “kit do aventureiro feliz” e pronto.

Passo 6: Classe de Prestígio. Bom, até agora eu montei um personagem de 7o nível. Agora eu gasto meu 8o nível para pegar minha Classe de Prestígio. A classe que eu escolhi foi o Dwarven Defender. E aí entra uma crítica que eu faço a esse sistema. Para pegar uma classe prestígio você precisa escolher lá no primeiro nível, porque precisa pensar em todos os pré-requisitos a cada nível para poder pegá-la. Daí quando saia um livro novo com uma Classe de Prestígio mais legal já era, só no próximo personagem.
Bom, daí é só anotar os modificadores que a classe me deu: Bônus de Ataque Básico +1, Fortitude e Vontade +2, AC+1, +1d12+3 de pontos de vida (14) e a habilidade Defensive Stance 1/dia, que é uma espécie de Fúria do Bárbaro ao contrário.
Ah sim, eu já ia esquecendo. Tenho dois bônus para aumentar atributos, um do 4o e um do 8o nível. Acho que vou colocar ambos em Força para aumentá-la para 18, ganhando um bônus de +4.

Passo 7: Conceito. Esse passo deveria estar lá no início, mas personagem de D&D só dá pra fazer isso no final mesmo por conta da aleatoriedade dos atributos e tal. Então vamos criar uma história.
Antes um nome: Thelmin Keenshield.
Antes ainda, preciso dizer que o alinhamento de Themin é Leal e Bom. Ele precisava ser Leal para pegar a Classe de Prestígio (mais um pré-requisito).

Quanto a históira:
Thelmin dedicou sua vida toda à busca por um lugar dos Defensores de seu Povo, os maiores guardiões de todo o reino. Ele sempre foi considerado como alguém sem potencial para tanto, que ele deveria se conformar apenas com o serviço militar e a luta nas linhas de frente contra as hordas de orcs e goblins. Mas ele sabia que havia algo mais em seu futuro.
Através de trabalho duro e uma postura ainda mais rígida ele foi notado pelos Defensores e conseguiu realizar o treinamento básico e empunhar o seu símbolo.
Sua primeira missão foi proteger uma princesa que gostaria de estabelecer um tratado de paz com os povos bárbaros. Thelmin esperava encontrar uma donzela bobinha qualquer. Qual não foi sua surpresa ao conhecer a princesa Anne Myev Thellos, uma paladina meio-orc que parece não precisar de ninguém para protegê-la de nada.
Mas ele tem sua missão, a princesa querendo ou não.

E é isso. Se eu fosse jogar com esse personagem ou mestrar esse personagem talvez explorasse a tensão entre ele e a meio-orc que eu criei tempos atrás. Se ela for uma PC eu combinaria com o/a jogador(a) dela para montarmos essa relação que poderia ser amorosa ou um grande respeito mútuo. Seria divertido.

__________________________________

Thelmin Keenshield
Raça: Anão.
Classe: Guerreiro 7/ Dwarven Defender 1

For 18 (+4)
Des 14 (+2)
Cons 16 (+3)
Int 13 (+1)
Sab 14 (+2)
Car 11 (0)

Fortitude +11
Reflexos +4
Vontade +6

AL: LG
AC 19
BAB +8
Pvs: 84

Feats: Dodge, Endurance, Toughness, Combat Reflexes, Power Attack, Cleave e Great Cleave,
Perícias: Intimidação +11, Escalada +15 e Salto +15

Armas:
Warhammer Dmg: 1d6/1d8; Crit x3; Bludgeonging

Armadura:
Breastplace, Shield


Nenhum comentário: