quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Four Colours of Al Fresco - Cassandra Pirelli/ Corritrice



Jogo: Four Colour of al Fresco
Autoria: Nathaniel Barmore, Akira Barnes, Dan Bongert e Epidiah Ravachol.
Editora: The Impossible Dream
Experiência: Li o livro e não sei bem se entendi.
Livros usados: Só o arquivo básico que pode ser encontrado no site da editora.

Já comentei por aqui várias e várias vezes o quanto eu gosto de RPGs de supers. Também já comentei sobre minha admiração pelo designer Epidiah Ravachol como ele é capaz de criar sistemas e ambientações muito estranhas e interessantes. Four Colour é uma mistura dos dois, onde vemos um RPG de super-heróis na Antiguidade em uma Itália fictícia onde pessoas com habilidades extraordinárias (mais similares com o universo pulp do que com marvel e DC, mas fica a critério do mestre e do grupo de jogo) atuam protegendo inocentes e enfrentando vilões.

Bom, para começar precisamos de um conceito. E eu acho que eu tenho um bem legal. Eu quero uma personagem que seja uma aventureira, uma exploradora, bem no estilo pulp mesmo. Ao mesmo tempo eu quero uma velocista. Alguém com algum tipo de supervelocidade. Até porque, nesse sistema, os turnos são contados em “panels”, ou quadrinhos, e uma personagem com supervelocidade pode fazer várias ações em um único quadrinho.
Cassandra Pirelli cresceu em berço de ouro, seu pai um cientista em Florença sempre a incentivou a estudar e trilhar seu próprio destino. Sua fascinação sempre foi por arquelogia e pelas histórias dos antigos. Em uma escavação na Grécia (não sei ao certo se esse mundo possui uma Grécia, mas passou a ter agora rs) ela encontrou um pequeno medalhão com o símbolo do planeta Saturno, dedicado a Cronos, deus do Tempo. Outras forças estavam atrás do artefato também, e logo a aventureira descobriu que este podia parar o tempo por cerca de um minuto.
Para Cassandra o mundo permanece completamente estático, mas para as pessoas ao redor é como se ela se movesse mais rápido que o olho é capaz de acompanhar. Quando ela retornou à Florneça, ela decidiu esconder seu achado até descobrir quem estava por trás daqueles que a atacaram. Enquanto investiga os poderes do amuleto ela patrulha a cidade como… agora preciso de um nome de heroína, e acho que ampulheta muito batido. Pensando em algum poder ligado mais a velocidade ou borrão, deixa eu dar uma pesquisada no google aqui. Nada… Vou ficar com Velocitá por enquanto e vejo se consigo algo melhor até terminar de fazer essa personagem.

Designando Planetas. Esse é o primeiro passo mecânico do jogo. Eu designo como as forças dos planetas me afetam. E esse é um dos primeiros pontos loucos desse jogo. Em vez de rolar o seu nível de habilidade você rola um dado para cada um dos cinco planetas da astrologia clássica e vê qual delas está afetando mais a sua ação naquele momento. Eu disse que esse é um sistema bem confuso, não? Os cinco planetas e as forças associadas a eles são: Mercúrio que controla as Forças Conhecidas, ligado à ciência, à dedução e ao mundo racional; Vênus que controla as Forças da Paixão, das emoções e dos sentimentos; Marte (que comanda as Forças Dinâmicas, do movimento, da ação, da mudança; Júpiter que é domina as Forças Estáticas, da estabilidade e do status quo; e, por fim, Saturno, que governa as Forças Perdidas, a fé, o místico, o mágico, o esquecido.
Então, o primeiro passo para criar um ômega (como são chamados os supers desse cenário) é decidir qual dos planetas NÃO me afeta em nenhum momento. Ou seja, eu nunca vou rolar um dado correspondente àquele planeta quando estiver fazendo uma ação.
A associação mais fácil é com Saturno, dado a relação com o tal amuleto, mas acho que para a personagem faz mais sentido que seja Júpiter. Cassandra se move enquanto o mundo fica estático, ela é movimento puro. Então eu marco na minha ficha Júpiter como Ω e agora preciso designar um dado para cada um dos outros planetas.
Eu posso designar quaisquer dados para cada planeta. Inclusive uns dados que eu acho que nem existem mas que aparecem na tabela do livro, como d16 ou d24. Dependendo do dado que eu escolher isso me dará um número de Traits e Flaws.
Aqui cabe uma explicação sobre o sistema da melhor forma que eu puder porque é bem confuso. Como eu disse antes, cada vez que você fizer uma ação que demanda risco você rola os dados dos seus planetas. Todos eles. O ideal é que seu grupo tenha alguns sets de dados e decidam associar cada planeta a uma cor de dado. O dado que tirar o resultado MENOR é o que afeta você naquela ação. Então dados mais baixos têm mais chance de te afetarem enquanto dados mais altos costuma ser menos presentes na sua vida. Uma saída seria pegar todos com o mesmo dado, né? Só que aí aumenta a chance dos dados empatarem e fica bem mais difícil prever alguma coisa. Como eu disse o sistema é complicado.
Acho que vou designar d4 para Marte (Cassandra é uma mulher agitada e de ação), d8 para Mercúrio (ela é uma cientista, afina), d12 para Vênus (ela não é comandada por suas paixões, mas as vezes elas aparecem) e d20 para Saturno (sendo uma mulher da ciência o sobrenatural não é muito presente em sua vida).

Escolhendo Traits, Flaws, etc. Lembra que eu falei desses ali em cima? Pois bem, chegou a hora de designá-los. E o que são eles você me pergunta? São atributos que descrevem as capacidades do seu personagem. O sistema propões que tudo seja resolvido narrativamente usando esses atributos até que eles não resolvam mais daí você “rola os planetas”.
Olho na tabela do livro e ao todo eu tenho 1 poder, 1 fraqueza, 1 quirk (peculiaridade?), 13 traits e ao menos 2 flaws. Eles não precisam ser relacionados com os planetas específicos, o que eu acho uma falha do sistema. Vou re-ler como se designa cada um deles e depois eu volto aqui.
Voltei.
Vamos começar com o Poder que eu já defini como “Parar o Tempo” e a Fraqueza “Apenas por um minuto” e depois disso ela precisa recarregar por um minuto antes de usar de novo. Quanto a peculiaridade, é um elemento que não nem positivo nem negativo sobre o meu poder. Penso um pouco e a ideia que me vem é colocar “Amuleto de Cronos”, só que com um ponto de interrogação, colocando uma dúvida se o poder é advindo do amuleto ou se o amuleto é um catalisador. Talvez eu possa explorar isso nos outros Traits.
Quanto aos Traits. Fui ler o exemplo de criação de personagem no livro (uma equipe de super-heróis com poderes advindos de invenções de Leonardo Da Vinci) e percebi uma falha. Nas regras diz que os Traits e Flaws não precisam ser ligados a planetas, mas nos exemplos eles ligam. Vou interligar porque faz mais sentido.
Então eu tenho 4 Traits em Marte, 3 Traits em Mercúrio, 2 Traits e 1 Flaw em Vênus e 3 Traits e 2 Flaws para Saturno. Cada um desses é um Descritor positivo ou negativo respectivamente.
Minha ideia para Cassandra é algo como Indiana Jones, Lara Crof (sem o shortinho e os peitos poligonais) ou Enola Holmes. Além disso ela é uma heroína pulp primeiro e uma super-heroína em segundo lugar. Quero descritores que revelem suas habilidades atléticas, conhecimentos acadêmicos e o fato de ter viajado o mundo todo. As falhas eu penso em algo emocional (já que Vênus) e algo místico (Saturno).

Criei algo assim para os Traits:
Marte: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses (esse pode ser bem divertido de explicar na história do jogo).
Mercúrio: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.
Vênus: Destruidora de Corações e Nunca Desisto! (com exclamação mesmo).
Saturno: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.

Para os Flaws já pensei nisso:
Vênus: Agir Primeiro, Pensar Depois (acho que essa impulsividade bate com o contexto da personagem até aqui).
Saturno: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino (talvez ela ter encontrado o amuleto não foi um acidente no final das contas?).

E está pronta!

Cassandra Pirelli está pronta para assumir sua identidade secreta como Corritrice (Corredora de competição em italiano) enquanto forças sinistras se aproximam dela e ameaçam Itália.

Gostaria de colocar esse jogo na mesa algum dia, mas acho que ele tem muitas falhas. Talvez por isso nunca tenha sido lançado e o arquivo disponível é quase um first draft do livro.

Ah! Já ia me esquecendo. Também tenho de pegar uma mão de “Story Cards”. O jogo usa também essas cartas para dar controle narrativo aos jogadores. Eles recomendam uma marca de cartas que eu nunca achei, mas dizem que qualquer baralho pode ser usado, já que o conteúdo da carta deve servir apenas como um auxílio a criatividade do jogador. Se um dia eu colocar esse jogo na mesa talvez eu use cartas do jogo de tabuleiro Dixit. Finjam que eu peguei quatro cartas de um baralho e está pronto. ;-)

_________________________________________________________


Cassandra Pirelli / Corritrice

Mercúrio (Conhecido): d8
Traits: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.

Vênus (Paixão): d12
Traits: Destruidora de Corações e Nunca Desisto!
Flaws: Agir Primeiro, Pensar Depois
Marte (Dinamismo): d4
Traits: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses.

Júpiter (Estático): Ω
Poder: Parar o Tempo.
Fraqueza: Apenas por um minuto.
Peculiaridade: Ligado ao Amuleto de Cronos?

Saturno (Perdido): d20
Traits: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.
Flaws: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino.

Nenhum comentário: