terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Mídia em Luta - Marianna dos Santos


Jogo: Mídia em Luta
Sistema: Powered by the Apocalpse (PbtA)
Autoria: Klint Finley
Editora: Kid Minotaur
Experiência: Esbarrei nesse jogo e li. Não sei se conseguiria um grupo para colocá-lo na mesa.
Livros usados: Só o básico. Acho que nem tem outro.

Essa semana e na próxima eu vou estar fazendo duas postagens de personagens para poder terminar o ano com 120 bonitinho.

Mídia em Luta é um rpg com o qual esbarrei quando estava pesquisando rpgs com temática em jornalistas e esse foi um dos que achei.Encontrei outros dois além deste, se você estiver curiose.
Neste jogo, vocês são cinegrafistas tentando lidar com problemas de uma comunidade com um documentário. O objetivo do jogo é expor a verdade, da voz a quem não tem e bater de frente com a opressão. Descrição diretamente do livrinho de três páginas que compõe esse jogo.

Então, vamos fazer uma cinegrafista em busca da verdade.

Passo Um: Objetivo, Tom e Tema. Aqui a Moderadora (mestra de jogo) expõe seus planos para o jogo. Acho que minha moderadora imaginária quer atualizar um pouco as coisas. Já que vivemos em um tempo em que qualquer um pode ter um estúdio de televisão no bolso na forma de um celular. Penso que o projeto seria um grupo de jovens que criam vídeos para as redes sociais denunciando a violência e abusos policiais nas favelas do Rio de Janeiro.

Passo Dois: Sistemas de Segurança. Os sistemas de segurança para o jogo são apresentados e discutidos. Estou devendo um post aqui sobre isso, mas os que eu gosto de usar são Linhas e Véus e Semáforo.

Passo Três: Função. Cada jogadora agora pega uma função. Acho que minha personagem pode ser a diretora desse grupo de jovens, coordenando-os seus esforços para expor a verdade.

Passo Quatro: Descritores. Eu escolho até três descritores para minha personagem de uma lista. Cada descritor que se aplicar a um teste me dá um +1. Se eu estivesse em um grupo, seria recomendado que não se repetissem. O livreto não fala nada sobre criar nossos próprios descritores, mas imagino que não seria um problema desde que a Moderadora aprovasse.
Para Marianna (minha personagem) escolho Perfeccionista, Acadêmica (ela está terminando a faculdade de jornalismo) e, apesar de não estar na lista, Mandona. Ela gosta das coisas feitas do jeito certo e o jeito dela é o jeito certo.
Aproveito para definir que ela é uma mulher negra cis-gênero. Apesar dessas escolhas estarem na fichinha, não existe um passo para isso no livreto.
Por fim, anoto a Credibilidade e Reputação iniciais que é -2 e está pronto.

Mariana está pronta para denunciar os desmandos do estado aliado a máfia das milícias no Rio de Janeiro.
________________________________________

Nome: Marianna dos Santos
Função: Diretora
Gênero: Feminino
Etnia: Negra
Descritores: Perfeccionista, Acadêmica e Mandona
Credibilidade -2
Reputação -2










Nenhum comentário: