Com três semanas de atraso, estamos aí.
Jogo: Alternity – Science Fiction Roleplaying Game
Autoria: Bill Slavicsek & Richard Baker
Editora: TSR
Experiência: Praticamente nenhuma, apesar de ter lido o livro uns 20 anos atrás.
Livros usados: Só o básico.
Nos meados dos anos 90 e no apagar das luzes da TSR, editora que lançou o consagrado Dungeons & Dragons, esta lançou um RPG de ficção científica que ficou pouquíssio conhecido apesar de ter tido uma fanbase de nicho, Alternity.
Alternity parecia um pouco um “D&D de ficção científica”, mas era mais focado em perícias do que em habilidades especiais. O jogo usava uma mecânica de d20, aqui chamado dado de controle, e um outro dado chamado de “dado de situação” cujo número de lados e se era somado ou subtraído do d20 dependia do acúmulo de vantagens e desvantagens que a situação dava ao personagem e sua ação.
Bom, vamos criar um herói do futuro.
Passo Um: Conceito. Alternity teve três cenários em seu tempo de vida. Sendo Stardrive, um cenário de space opera, o cenário “básico” desse sistema. Onde os jogadores participam de relações entre os povos e culturas em um cenário de naves e estações espaciais. Talvez eu cate e faça personagens dos outros cenários, para saber: Dark Matter (baseado em Arquivo X e séries similares) e Gamma World (que é um cenário de humor pós-apocalíptico que vem de antigas edições do D&D).
Eu quero fazer um personagem que é mais um cientista, um explorador. Acho que dá pra começar com esse conceito bem aberto e ir desenvolvendo.
Passo Dois: Escolha uma Espécie. O livro traz cinco espécies além dos humanos. Desde que peguei esse livro os Mechalus me chamaram a atenção. São um povo humanóide com cibetecnologia avançada que após uma guerra onde destruíram a espécie inimiga decidiram se fundir ao máximo a tecnologia e repudiarem decisões emocionais para evitar de cometerem um crime desses novamente. Com essa espécie eu ganho um bônus de -1 no dado de situação ao usar as perícias Knowledge-computer operation e Computer Science-hacking quando me fundo a um computador. Também ganho um implante cibernético de dois data slots para poder inserir chips de dados direto para minha mente. Eu também posso adqurir outros implantes cibernéticos mais pra frente. Inclusive, há uma anotação de que se essa espécie estiver em jogo é preciso usar as regras opções de cibernética.
Passo Três: Escolha uma Profissão e uma Carreira. O livro coloca essas duas opções ao contrário, o que não faz sentido, já que as Carreiras são meio que especializações das Profissões. Isso funciona como uma Classe, mas com menos habilidades especiais e mais um foco em skills.
Bom, as opções de Profissões são Combat Spec, Diplomat, Free Agent, Tech Op e Mindwalker (que são os psiônicos). Desses acho que o Tech Op é o que melhor se encaixa para o que estou querendo. Isso me dá pontos de Skills Extras quando subo de nível e ganho um bônus de +1 no meu Action Check Score que eu tive de pesquisar aqui e é tipo uma iniciativa. Ah! E esse livro é muito mal organizado, deuses!
Bom, decidida a minha profissão, deixa eu ver quais as minhas opções de Carreira. Minhas opções são Comptech, Doctor, Engineer, Hacker, Pilot, Scholar e Scientist. Apesar de eu estava pensando originalmente em Scientist acho que Comptech encaixa melhor para o que eu gostaria de jogar com esse personagem. Por conta disso eu tenho um microcomputador de qualidade marginal, dois programas marginais e um programa ordinário que eu imagino que sejam níveis de qualidade. Quando chegar no equipamento eu vejo isso. Eu também ganho um pacote com as seguintes perícias: Computer Science-hacking, hardware 2, programing; Technical Science-repair, technical knowledge e isso me custa 30 pontos, que eu vou ver isso mais pra frente.
Passo Quatro Assinale Seus Atributos (ou Habilidades Básicas). São seis atributos, praticamente os mesmos de D&D com Willpower no lugar de Wisdom e Personality no lugar de Charisma. Eu tenho 60 pontos para distribuir entre eles, não há custos diferentes, mas eu tenho alguns mínimos e máximos baseados em minha raça e profissão.
Como um Mechalus eu tenho um mínimo de Str 8, Dex 4, Cons 6, Int 7, Wil 6 e Per 4 e como Tech Op eu tenho de ter no mínimo Dex 9 e Int 11. Se eu colocar tudo no mínimo vai me custar 44 pontos, o que me deixa com 16 pontos. Vou aumentar Str, Cons e Wil para 9, que me parece um bom nível nesse jogo e isso me custa sete pontos. Também vou aumentar Per para 8 para não ficar tão ruim e gasto os últimos três pontos para aumentar Int para 14 (que parece ser bem algo nesse sistema.
Passo Cinco: Compre Perícias. Bom, esse sistema tem perícias divididas em Broad e specialities. Deixa eu ver qual a diferença de funcionamento delas… Bom, basicamente eu preciso comprar a broad skill antes de comprar uma especialidade. Além disso, Broad skill tem um valor fixo baseado na habilidade básica à qual ela está ligada e eu posso gastar pontos de skill para aumentar uma especialidade.
Eu começo com seis Broad skills de graça dependendo da minha espécie, em geral uma para cada habilidade básica com algumas exceções. Como Mechalus eu recebo Athletics (Força), Vehicle Operation (Dexterity), Stamina (Constitution), Knowledge e Computer Science (Intelligence) e Awareness (Willpower). Não recebo nenhuma ligada à Personality.
Com Int 14 eu tenho 65 skill points e posso comprar até 7 broad skills além das que eu já recebi de graça. Cada Skill tem um preço para comprar em uma tabela e eu tenho um desconto em algumas pela minha profissão. Eu pago esse valor para comprar uma broad skill ou para comprar uma specialty skill no rank 1. Depois pago esse mesmo valor mais um para cada rank que eu queira aumentar a specialty skill. É uma matemática complicadinha, deixa eu ver o que me interessa aqui e colocar o resultado final senão essa parte vai ficar enorme.
Athletics 9
Ranged Weapons. Modern 9
- Pistol 10
Vehicle Op. 9
- Air Vehicle 10
- Space Vehicle 11
Stamina 9
Computer Science 14
- Hacking 15
Knowledge 14
- Computer Operation 15
System Operation 14
- Communications 15
- Defenses 15
- Engineering 15
- Sensors 15
- Weapons 15
Tactics 14
- Space Tactics 15
Technical Science 14
- Juryrig 15
- Repair 15
Awareness 9
- Perception 10
Interaction 8
Ficou assim. Todos os 65 pontos foram gastos. Meu personagem é bem focado na parte técnica da nave. Podendo atuar como engenheiro ou como tático. Gosto da proposta.
Nota: Eu me esqueci de contabilizar as perícias que tenho de comprar da minha carreira. O que me daria apenas 35 e não 65 pontos livres par a gastar. Vou tentar ajeitar isso quando for repassar as perícias para a “ficha” mais abaixo. Por sorte, quase tudo no pacote são coisas que eu comprei, mas tive de abrir mão de Perception e Interaction para a conta fechar.
Passo Seis: Selecione Perks e Flaws. Esse é o famoso sistema de vantagens e desvantagens, mas com um nome diferente. Só que só agora que eu vi que Perks custam pontos de skill. Então vamos ver uma ou duas flaws para me dar pontos e ver o que dá pra fazer. Má notícia é que nenhuma das flaws do livro me interessaram. A boa notícia é que as únicas perks que me interessaram, Observant e Photo Memory, não me interessaram tanto assim. Até cogitei abrir mão de algumas skills, mas mudei de ideia.
Passo Sete: Escolha Atributos. Peraí, já não fiz isso lá em cima? Em Alternity, Attributes são as características de personalidade do seu personagem, mais especificamente Motivação, Atitude Moral e Traços de Caráter. Há algumas opções, que são parâmetros para criar as suas próprias.
Como Motivação eu quero Descoberta e Significado Profundo (Deeper Meaning), acho que meu personagem é um curioso, alguém sempre em busca de mais conhecimento. Ele se alistou em uma nave espacial para conhecer o universo e o que está “lá fora”. Mas o motivo pelo qual ele decidiu atuar em uma nave de múltiplas espécies e culturas (como é a maior parte dos grupos de rpg) tem um significado mais profundo. Ele tenta entender como outras espécies conseguem co-existir e não se destruírem sem a necessidade de inibir suas emoções como a sua espécie decidiu fazer séculos atrás. Isso pode levá-lo a tentar descobrir como é viver com emoções, algo que nenhum mechalus conheceu em mais de dez gerações.
Para Atitude Moral acho que a que mais encaixa é Justo. Ele teria um senso de justiça quase matemático, entretanto. Talvez até um pouco rígido. Não entendendo muito as nuances morais que seus colegas as vezes aplicam em suas decisões.
Por fim, para os Traços de Caráter eu acho que Curioso e Lógico são os que mais se aplicam, apesar de Humorless também fazer sentido.
Passo Oito: Termine de Preencher sua Ficha. Essa parte altamente genérica é um balaio de todo o resto da construção do personagem, incluindo nome e características derivadas. Acho que também equipamento entra aqui, se não entrar faço mais um passo abaixo.
Primeiro, nome. Na minha cabeça os mechalus teriam nomes em forma de números de série. Acho que o nome dele seria algo como P8434K, mas seus colegas o chamam de Phreak e ele adota o apelido para facilitar a comunicação.
Gênero masculino, mas não sei se tem tanta importância para os mechalus, já que eles são culturalmente assexuais. Sua reprodução acontece in vitro.
Eu anoto meus Last Resort Points (nem lembrava que isso existia nesse sistema) que são baseados na minha Personality. Como esta é baixa eu tenho 0 pontos.
Anoto o Setting onde o jogo vai rolar. No caso “Mil Faces de um RPGista” hehe
Eu coloco meu Action Check Score que é meio que a iniciativa desse jogo e é baseada em uma matemática de Int+Dex/2 mais algum modificador pela minha profissão. O que dá 13. Esse é o valor Ordinary, eu ainda anoto os valores para Good (esse dividido por 2) que é 6, para Amazing (dividido por 4) igual a 3 e Marginal (que é o valor +1) de 14. Eu também anoto que meu Action Check Die é +d0.
Eu tenho uma ação por turno baseado na soma de Con e Wil.
Eu teria que anotar meu valor de movimento de combate em várias situações, mas eu simplesmente me recuso a ter esse trabalho e anoto só 20 para sprint e sigo minha vida.
Também tenho de anotar Durability, que são meio que os pontos de vida desse jogo. Mas claro que não é algo simples… São quatro tipos: Stun, Wound, Mortal e Fatigue. Os dois primeiros são iguais a minha Constitution e os outros dois são metade disso. Respectivamente 9 e 4.
Eu também anotaria aqui minhas formas de ataque e armadura, mas como não peguei equipamentos vou pular isso.
Por fim, teria uma parte para Dados Pessoais e Achievements, que são os XPs desse sistema. O primeiro eu já coloquei ao longo da montagem desse personagem e o segundo é para deixar em branco mesmo em um personagem inicial.
Passo Nove: Equipamento e Cibernéticos. Vamos para a parte que eu adoro (só que não), mas é necessária em um rpg de ficção científica. Vou fazer logo junto com cibernética para adiantar o processo.
O livro diz que o mestre pode dar boa parte do nosso equipamento inicial ou nos dar uma quantidade maior de fundos iniciais para comprarmos o que quisermos. Pergunto ao meu mestre imaginário e ele me diz para fazer a segunda opção. Então eu rolo 5d8 (por ser Tech) e multipico o resultado por 100. O que me dá 2900 créditos iniciais. Os quais eu quero gastar quase todos com implantes cibernéticos.
Como um mechalus eu começo com dois data slots e um good nanocomputer por custo zero. É bom notar que eu tenho um bônus de +4 na cibertolerance, um atributo para medir se estou com implantes demais. Somado a minha constituição me dá um total de 13.
Olhando a lista de equipamentos eu sei que quero cyberoptics, self-repair unit e um wireless NIJack. Devido ao custo das coisas só posso pegar o nível mais básico então meus olhos cibernéticos são apenas uma câmera que me dá visão noturna, mas tá valendo. Além disso, tenho uma pequena regeneração e a capacidade de me conectar quase telepaticamente com computadores. Isso me custa um total de 2500 dos meus 2900. Também me custa 4 pontos de cibertolerance. Tranquilo.
Bom, eu vou considerar que equipamentos mais básicos tipo roupas, equipamentos de comunicação e tal serão providos pela minha nave. Meu mestre de jogo imaginário concorda que seria estupidez exigir cada pequeno detalhe desses. Então as últimas coisas que eu quero comprar é um Toolkit especial. Eu também queria uma pistola qualquer, mas elas são absurdamente caras! Finge que eu tenho uma pistola laser que faz parte do inventório da nave e pronto.
Phreak está pronto para assumir seu posto nos computadores da nave e encontrar alternativas para o futuro (viram o que eu fiz aqui? Hehe)
_________________________________________________________
Phreak Mechalus
Tech Op
Comptech
Basic Abilities/ Skills: Strength 9
*Athletics 9
Dexterity 9
*Ranged Weapons. Modern 9
- Pistol 10
*Vehicle Op. 9
- Air Vehicle 10
- Space Vehicle 11
Constitution 9
*Stamina 9
Intelligence 14
*Computer Science 14
- Hacking 15
- Hardware 16
- Programming 15
*Knowledge 14
- Computer Operation 15
*System Operation 14
- Communications 15
- Defenses 15
- Engineering 15
- Sensors 15
- Weapons 15
*Tactics 14
- Space Tactics 15
*Technical Science 14
- Technical Knowledge 15
- Repair 15
Willpower 9
*Awareness 9
Personality 8
Perks: None
Flaws: None
Motivation: Discovery and Deep Meaning
Moral: Just
Character Traits: Curious and Logic
Cybertolerance:4/13
Cybertech: dois data slots, good nanocomputer, ordinay cyberoptics, ordinary self-repair unit and good wireless NIJack.
Personal Equipment: Toolkit, Stutter Pistol.