quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Mil Faces de um RPGista - Renewal & Riot - Lúcia Bonfim
Jogo: Renewal & Riot – A Hopepunk-themed Laser and Feelings Hack
Sistema: Laser and Feelings
Autoria: Joan Noble
Editora: Auto-publicado, você pode encontrar esse e outros livros da autora em https://lady-goggles.itch.io
Experiência: Li o folheto e gostaria de colocar um dia na mesa, mas ainda não rolou.
Livros usados: Só o folheto disponível no site acima.
Eu já postei aqui um personagem de Laser & Feelings que é um sistema indie super simples. Por ser também um sistema aberto ele possui uma enorme variedade de “hacks” que usam o sistema espalhados pela internet. Eu mesmo estou escrevendo um. E é incrível como você tem um jogo tão interessante em apenas duas páginas.
Em Renewal & Riot os jogadores são parte de uma comunidade que está lutando por melhorias junto aos poderes públicos e privados (tudo bem que na democracia burguesa os dois se confundem). O jogo usa o sistema do Laser & Feelings que explico melhor mais abaixo.
Então, vamos criar uma pessoa que queira melhor sua vizinhança.
Passo Um: Escolha um Estilo. As opções são Insightful, Brave, Weird, Leader, Serious, Techy, Michievous e Artistic. Como eu fiz um personagem mais acolhedor no último post estou querendo fazer uma mais guerreira agora. Estou entre Brave e Leader… hummm… Vou de Leader.
Passo Dois: Escolha uma Profissão. As opções são Capinteiro, Jardineiro, Estudante, Adolescente, Parente, Encanador e Professor. Para a ideia que estou tendo eu quero Estudante.
Passo Três: Escolha um Número. Essa é única parte numérica desse sistema. Eu escolho um número de 2 a 5 para ser meu único atributo Renewal/Riot. Um número alto significa que ela é melhor em Renewal (consertar coisas, criar, persuadir, precisão, projetar, etc) e um numero menor que ela é melhor em Riot (protestar, confrontar, ajuda mútua, intimidar, sabedoria de rua, intuição, “ver o todo”). Aqui cabe eu explicar rapidinho o sistema.
Quando tenho de fazer um teste eu rolo 1d6 e tenho de tirar acima do meu número para uma ação Riot e abaixo para uma ação Renewal. Eu ganho um dado extra se minha ação tiver algo a ver com meu estilo e mais um dado extra se tiver a ver com minha profissão. Também ganho um dado extra se alguém gastou uma ação me ajudando. Cada dado que tirar o número desejado é um sucesso. Se eu tirar EXATAMENTE meu número eu preciso descrever como resolvo a situação ao mesmo tempo usando Renewal E Riot. Eu acho esse sistema genial.
Voltando a minha personagem, eu escolho colocar 3. Ela é melhor em Riot, mas não é totalmente inepta em Renewal. Talvez só falte a ela a paciência para ações que demandam mais tempo e atenção.
Passo Quatro: Dê um Nome a sua Personagem. Vou chamá-la de Lúcia Bonfim. Lúcia em homenagem a uma querida amiga que já se foi e Bonfim em homenagem a deputada Sâmia Bonfim que é uma guerreira no congresso nacional (e se não gostar a porta da rua é serventia da casa).
Passo Cinco: Crie um Centro Comunitário. Essa é parte seria feita em grupo, mas como sou apenas eu aqui vamos lá. Eu escolho duas forças e um problema do nosso centro comunitário a partir de duas listas. Eu diria que meu centro comunitário tem um Arquivo da História da Comunidade e uma Ligação com a Câmara de Vereadores (seria conselho municipal, mas estou adaptando ao modelo brasileiro) como suas forças e seu problema é Má Administração, talvez exatamente essa conexão com a câmara faça com que as pessoas que estão hoje na administração do centro comunitário o vejam apenas como um trampolim para uma carreira política. Há muitos assim no Rio de Janeiro, infelizmente.
Passo Seis: Crie um Problema. Esse é um passo para o GM e eu já estava esquecendo. Basicamente rolo 4d6 em ordem e vejo em uma tabela qual o problema que Lúcia e sua comunidade terão de enfrentar. Tiro 2, 1, 2 e 5. Isso me dá “Uma Corporação… Quer Destruir… Habitações...Que Irá Destruir os Recursos Locais”. Então vamos dizer que uma empresa quer destruir o pequeno comércio interno da comunidade para forçar as pessoas a comprarem um supermercado de sua imensa rede que fica logo ao lado da comunidade mas que tem preços exorbitantes. Parece bem real para mim.
E é isso. Lúcia Bonfim está pronta para botar a boca no trombone e lutar contra a péssima administração em sua comunidade.
_________________________________________________________
Lúcia Bonfim
Líder
Estudante
Renewal/Riot 3
Centro Comunitário
Forças: Arquivo da História da Comunidade e uma Ligação com a Câmara de Vereadores
Problema: Má Administração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário