sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Way of the Wolf - Mizu


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Wolf, talvez pegue alguma coisa de outros livros.

Rou-nin. O povo onda. Samurais sem mestre. Um paradoxo em si. Ainda assim, conforme a Guerra dos Clãs avança, mais e mais desses guerreiros sem clã se espalham pelo Império Esmeralda. Sejam os decadentes membros da família Akodo, extirpados de seu nome por dois erros fatais de seu campeão. Sejam os remanescentes do traidor clã do Escorpião, que foram exilados para as Areias Escaldantes ao norte, mas cujos muitos membros permanecem nas sombras, seu habitat natural. Sejam apenas homens e mulheres que perderam tudo na guerra e agora só tem uma espada e uma barriga vazia. Em meio a esse cenário, uma nova força se levanta, unindo todos esses desgarrados sob a bandeira do lobo e do nome do campeão desgraçado Toturi. Qual destino esses simples mortais podem ter no futuro de Rokugan?
O cenário acima descreve muito da situação dos ronins na segunda edição de Legend of the Five Rings, quando saiu o livro que vou explorar hoje. Continuando a mini-série de personagens de L5R baseados nos livros do “way of the clans”, chegamos ao décimo personagem com Way of the Wolf que fala desses samurais sem mestre, mas não necessariamente sem honra. E é importante lembrar que em Rokugan, a Honra é mais afiada do que a Espada.

Então, vamos fazer uma ronin.

Passo Um: Conceito. Estava sem ideias para essa personagem quando lembrei dessa reportagem sobre um grupo de mulheres que libertavam escravas sexuais do estado isâmico (e acho que de outros grupos, também) e recrutavam algumas destas pra continuar a luta. Então imaginei uma região cujos homens camponeses foram todos ou convocados como ashigaru (soldados camponeses) ou mortos para não se tornarem ashigaru. Mesmo Rokugan tendo uma proposta mais igualitária na questão de gênero do que o Japão feudal, imagino que os homens ainda seriam vistos como soldados mais fortes… o que é um grande erro. Um desses vilarejos, as mulheres se cansam de ser atacadas por bandos de ronins e decidem se organizar e se defender. Talvez com a ajuda de uma samurai-ko. Mizu, minha personagem, seria uma camponesa nesse vilarejo. Após descerem o sarrafo nos bandidos ela e outras mulheres guerreiras começaram a viajar por outros vilarejos para ensinar outras camponesas a lutar e se defender. Isso daria até uma ótima campanha, um “Sete Samurais” só de mulheres.

Passo Dois: Clã, Família e Escola. Sem clã! Sem família! A segunda edição de L5R e o Way of the Wolf introduziram as escolas ronin que só tem um rank, mas para essa personagem vou abrir mão disso. Talvez quando ela subir de rank. Agora ela começa com Bad Reputation: Ronin, 45 pontos de personagem em vez de 25, Hunting mais seis skills iniciais e Honra 2,5. Acho que posso fazer algo com isso.

Passo Três: Distribua os Pontos. Só que dessa vez eu tenho 45 em vez de 25 para distribuir. Isso é o que recebo mecanicamente em vez de dois bônus em atributos e uma técnica. Primeiro deixa eu pegar minhas skills iniciais. Athletics, Stealth, Weaponsmith, Herbalism, Hand-to-Hand Combat, Defense. Não acho correto ela começar com Kenjutsu, mas certamente pagarei pontos para isso. Antes, vantagens e desvantagens.
Eu sei que eu quero Large e Crab Hands (do Way of the Crab), acho que Mizu é uma mulher grande para os padrões Rokugani (o que a coloca com algo em torno de 1,75m de altura) e tem uma habilidade natural em combate. Também quero que ela tenha pelo menos dois níveis de Strength of Earth e quero Provincial Hero do way of the wolf. O bando de Mizu já está começando a ficar famoso, mesmo que apenas de uma forma local, por enquanto.
Passando pelas desvantagens eu fico pensando na personalidade que eu quero para Mizu. Vejo ela como uma “mãezona” das outras mulheres do grupo, então pego Gullible e gostei de Heimin do Way of the Wolf. Acho que encaixa bem.
Ao todo gastei seis pontos, o que me deixa ainda com 40 para gastar.
Sei que eu quero aumentar a força dela ao menos para 3, o que me custa outros oito pontos. Deixa eu ver se tem mais algum atributo que eu queira aumentar… Sim! Quero gastar mais dezesseis para aumentar tanto Willpower quanto Stamina para 3 e deixá-la com Earth 3 também. O que me deixa com 24 pontos.
Vamos para perícias. Quero aumentar todas as que eu peguei em um ponto menos Weaponsmith. Também quero Yarijutsu 2. Isso vai me custar um total de mais oito pontos, me deixando com 16.
Aumento Strength para 4 por mais oito e com os últimos 8 vou aumentar Hunting, Defense e Hand-to-Hand Combat e pegar mais um nível de Strength of the Earth. O último ponto eu quero um nível de Ikebana (do Way of the Crane), apesar de não ter ainda tanta técnica, Mizu tem uma percepção de como fazer arranjos de flores e é algo que acalma sua alma.
O que Mizu não tem em técnica ela esbanja em força bruta e resistência.
Anoto a Honra Inicial de 2,5 e a Glória inicial de 0,0 (graças ao fato dela ser Heimin) e pego meu equipamento de ronin (tão bom ter isso em um pacote).

Mizu está pronta para viajar pelos vilarejos de Rokugan defendendo mulheres, crianças, idosos e enfermos de aproveitadores e bandidos, já que os samurais não fazem o seu dever.
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Mizu
True Ronin

Earth 3
Stamina 3
Willpower 3

Fire 2
Agility 2
Intelligence 2

Air 2
Reflexes 2
Awareness 2

Water 2
Strength 4
Perception 2

Void 2

Advantages: Crab Hands (6), Large (2), Provincial Hero, Strength of the Earth x3 (8)
Disadvantages: Bad Reputation: Ronin (0), Soft-Hearted (2)

Skills: Athletics 3, Defense 3, Hand-to-Hand 3, Herbalism 2, Hunting 3, Ikebana 1, Stealth 2, Weaponsmith 1, Yarijutsu 2

Honor 2,5
Glory 1,0
Insight 130

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