quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Mil Faces de um RPGista - Adventure! - Henriqueta Trás-os-Montes
Jogo: Adventure! - Tales from the Aeon Society
Sistema: Storytelling adaptado.
Autoria: Warren Ellis (org.)
Editora: White Wolf Publishing
Experiência: Nenhuma. Só li o livro básico bem por alto uns anos atrás, mas conheço um tanto do gênero utilizado como base.
Livros usados: Só o básico.
Adventure! É o terceiro e final módulo da série iniciada em Trinity de rpgs com uma pegada “supers” que a White Wolf lançou no final dos anos 90. Enquanto Trinity explorava os gêneros da ficção científica com pessoas munidas de incríveis poderes psíquicos e Aberrant trazia um novo olhar para o batido universo “four-colour” dos super...-heróis(??), Adventure! foca mais nos heróis Pulp dos anos 20 (leia-se 1920 e não os atuais anos 20 de 2020 rs). Com heróis como Indiana Jones, Mandrake, Flash Gordon, Fantasma e outros como inspiração.
Aliás, esse termo Inspiração vai aparecer muito aqui por ser a base de muitos dos poderes desse jogo, apesar de que os heróis aqui (se é que podemos chamá-los assim) não são poderosos assim. O jogo também traz o início da Sociedade Aeon que terá papel crucial tanto no cenário de Aberrant quanto de Trinity.
Eu li o livro bem por alto e muitos anos atrás, quando eu tinha outra cabeça. A ideia era dar mais uma lida antes de fazer um personagem para cá, mas já que ele foi sorteado vamos assim mesmo e se depois eu pegar pra ler mais a fundo e achar que merece um novo personagem assim o farei.
Por ora, vamos fazer uma Inspirada.
Fase Um: Genesis. Assim como em Aberrant e depois nos livros do Chronicles of Darkness primeiro fazemos o personagem como um humano normal e depois aplicamos um template.
Passo Um: Conceito. Estou com três ideias para esse jogo. Mas como quero focar nos Inspirados, uma delas não se aplica e não sei se a segunda vai ficar legal, então vamos ficar com a terceira. Pensei em uma versão de Indiana Jones ou, melhor, de Lara Crof. Imagino minha personagem como uma professora de alguma faculdade especializada em história antiga que busca o conhecimento de artefatos estranhos que é uma das molas propulsoras do cenário. Depois ela irá se tornar uma aventureira, mas por ora vamos torná-la apenas uma Professora em Arqueologia como conceito. Eu agora preciso escolher Origin, Nature e Allegiance para ela. Obviamente sua Origin é Academic e sua Nature Explorer e como Allegieance acho que vou ficar com a Aeon Society of Gentlemen mesmo, apesar dela atuar ali meio como consultora, meio como freelance. Seu nome é Henriqueta Trás-os-Montes, sim ela é portuguesa, não eu não vou fazer sotaque português se um dia jogar com ela, e imagino muita confusão com os anglófonos ao chamá-la de Henry e num primeiro momento pensar se tratar de um homem.
Passo Dois: Atributos. O velho esquema de priorizar e distribuir 6/4/3 pontos em cada grupo. Com certeza Mental é primário para ela, com Físico como secundário e Social como Terciário. Distribuo os pontos assim:
Physical: Strength 2, Dexterity 3, Stamina 3.
Social: Charisma 2, Manipulation 2, Appearence 2
Mental: Perception 3, Intellingence 4, Wits 2
Talvez aumente alguma coisa depois.
Passo Três: Habilidades. Agora tenho 23 pontos pra pegar Abilities, sem agrupamentos. Fica assim: Archery 1, Brawl 1, Athletics 1, Legerdemain 1, Stealth 1, Awareness 1, Investigation 2, Academics 3, Linguistics 3, Medicine 1, Science 1, Survival 1, Drive 1, Pilot 1, Intimidation 1, Subterfuge 1, Command 1,Rapport 1.
Basicamente botei um em cada habilidade que eu queria e os pontos que sobraram coloqueis nas que eu achava mais interessantes para Henriqueta. Com certeza voltarei aqui para aumentar algumas coisas.
Passo Quatro: Backgrounds. Tenho 6 pontos para distribuir aqui. Eu quero Influence 3 com a opção de ser reconhecida em minha área de pesquisa em Arqueologia comparada. Olhando a lista acho que só Resources se aplicam agora. Parece que Henriqueta veio de uma família abastada e, por isso, conseguiu ter acesso a um grau de educação e oportunidades não muito comuns para mulheres dos anos 1920.
Passo Cinco: Toques Finais da Fase Um. Eu registro meu Willpower 3, Inspiration 0, Iniciativa 5 (Wits+Dex) e Movimento 4/14/26 e gasto meus 15 pontos de bônus. No momento eu não posso comprar Inspiração ainda então vou gastar com algumas habilidades. Tem muitas que eu quero aumentar, mas por hora fico com colocar mais um ponto em Athletics 2, Stealth 2, Investigation 3, Academics 4, Science 2, Survival 2, gastando um total de 12 dos meus 15. Aumento Willpower para 4 e aumento minha Iniciativa para 6 e pronto.
Fase Dois: Transformation. Agora vamos para a parte divertida.
Passo Um: Inspiração. Eu finalmente ganho um ponto de Inspiration e preciso escolher o tipo de transformação que eu tive: heróica, psíquica ou dinâmica. Basicamente eu escolho se eu sou uma proto-psion (psíquica), uma proto-nova/aberrat (dinâmica) ou uma daredevil (heróica). Com o conceito da minha persongam vou ficar com heróica mesmo e fazê-la uma aventureira bem no estilo pulp.
Passo Dois: Defina sua Inspiração. Agora eu escolho a faceta primária da minha inspiração… e o que é isso? Não lembro. Existem três tipos de Inspiração: Intuitiva, Reflexiva e Destrutiva, cada ponto em Inspiração aumenta um dos três tipos o que me dá uns bônus específicos para cada tipo. Eu não vejo Henriqueta como destrutiva, mas não consigo me decidir se ela é mais Intuitiva ou Reflexiva. Dei uma olhada aqui e não faz diferença com qual você começou, então como pretendo aumentar a Inspiração no próximo passo em, pelo menos, um ponto vou manter os dois tipos e depois decido quanto ela vai ter de cada.
Passo Três: Pontos de Transformação. Agora eu tenho treze pontos de transformação para distribuir para comprar, entre outras coisas, meus knacks, os poderes desse jogo. Dou uma olhada nos Heroics que são os que eu posso pegar e gostei de alguns, só que eu não lembrava que eles tinham pré-requisitos e os mais interessantes demandas habilidades e perícias que ela não tem (ainda), então já vou gastar dois pontos para ganhar 2 em pontos em Atributos (Charisma e Wits) e 5 em habilidades (Brawl, Drive, Awareness, Intimidation e Subterfuge). Agora, voltando aos knacks, eu quero Instant Expert, Perfect Poise, Resilient e Steely Gaze. Isso tudo me custou 10 dos meus treze pontos. Com os últimos três eu quero aumentar Inspiration para 2 e Willpower para 8.
Prontinho! Henriqueta Trás-os-Montes está pronta para investigar sítios arqueológicos coleções clandestinas atrás de artefatos munidos da misteriosa energia telúrica.
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Henriqueta Trás-os-Montes
Nature: Explorer
Allegiance: Aeon Society of Gentlemen
Origin: Academic
Attributes.
Physical: Strength 2, Dexterity 3, Stamina 3.
Social: Charisma 3, Manipulation 2, Appearence 2
Mental: Perception 3, Intellingence 4, Wits 3
Abilities: Archery 1, Brawl 2, Athletics 2, Legerdemain 1, Stealth 1, Awareness 2, Investigation 2, Academics 4, Linguistics 3, Medicine 1, Science 2, Survival 2, Drive 2, Pilot 1, Intimidation 2, Subterfuge 2, Command 1,Rapport 1.
Backgrounds: Influence 3, Resources 3
Willpower 8
Inspiration 2
Iniciativa 7
Movement 4/14/26
Knacks: Instant Expert, Perfect Poise, Resilient e Steely Gaze.
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