quarta-feira, 30 de abril de 2025

Mil Faces de um RPGista - Dust Devils - Annabelle Foster


Jogo: Dust Devils – A Truly Gritty Old West Role-Playing Game
Autoria: Matt Snyder
Editora: Chimera Creative, existe uma versão brasileira.
Experiência: Só li.
Livros usados: Só o básico.

Dust Devils é um RPG sobre o Velho Oeste Americano. Existem alguns RPGs sobre isso por aí, o que torna Dust Devils diferente são três elementos:
Primeiro, não há nenhum elemento sobrenatural ou de ficção científica no jogo. Bom, apenas um, mais ou menos, mas chego nele já já. No fundo ele é baseado em clássicos como “O Bom, o mau e o feio”, “Era uma vez no oeste” e outros similares.
Segundo, o sistema usa cartas em vez de dados e usa regras de poker para resolução de cenas. Isso mesmo, não é apenas a resolução de uma ação, mas de uma cena. E bem no estilo “o vencedor leva tudo”, onde quem tem a melhor mão no final da rodada tem o poder narrativo de descrever como a cena se resolve.
Três, cada jogador tem um “demônio” (esse é o elemento sobrenatural mais ou menos que citei acima), que não é necessariamente um demônio real. Pode ser a bebida para alguns, pode ser o passado como fora-da-lei para outros, pode ser uma dívida, etc. A ideia é quando seu personagem seria morto em outros jogos ele tem um encontro com seu demônio que o retira de cena. Novamente isso é bem alinhado com o gênero de filmes western clássicos.

Bom, vamos fazer uma exploradora do oeste bravio.

Passo Um: Conceito. Quando pensei nesse jogo, fiquei pensando em filmes de Western para conseguir uma inspiração. Daí lembrei do filme Maverick que foca em um malandro jogador de cartas. A história é muito mais sobre os golpes de Maverick e de outros malandros do que sobre tiroteios e duelos ao pôr-do-sol. Mas, como Mel Gibson se mostrou um grande idiota nos últimos anos, não quero fazer um personagem baseado nele, então escolho fazer baseado na personagem “interesse amoroso” do protagonista. Annabelle Bransford que foi a pessoa mais inteligente no filme todo (se você viu o filme, sabe do que estou falando). E em homenagem a atriz que lhe deu vida, Jodie Foster, minha personagem se chamará Annabelle Foster.
Assim como a personagem do filme, minha Annabelle é alguém que vem ao oeste atrás de otários para enganar. Ela fugiu do leste após a morte do marido que a deixou com uma dívida por conta de jogo. Em teoria ela está buscando dinheiro para pagar sua dívida, na prática ela só está atrás do próximo golpe.

Passo Dois: Atributos. O jogo trabalha com quatro atributos, cada um deles conectado a um dos naipes do baralho. Hand (espadas) tem a ver com tudo o que um personagem faz com seu corpo, Eye (ouros) rege os sentidos e o intelecto, Guts (paus) é o vigor e a coragem de seu personagem e Heart (copas, claro) é sua habilidade social e sua natureza heróica ou vilanesca. Eu tenho 13 pontos para distribuir. Sei que vou querer um bom nível em Eye e Heart, além de um nível descente em Guts.
Mas deixa eu ver como o sistema funciona de novo pra decidir isso direito.
Ok, quando há um confronto, os jogadores recebem um número de cartas igual a soma de dois atributos que tenham relação a sua ação na cena e tentam com essas cartas montar um jogo de pôquer que bata com o jogo do Dealer (como o mestre de jogo é chamado aqui) para ter sucesso em seu objetivo. Também o jogador com a carta mais alta n mão na hora que os jogos são postos na mesa tem o direito de narrar toda a resolução do confronto.
Os atributos vão até 5, então quero Eye 5, Heart 4 e Guts e Hand 2 cada. Annabelle resolve suas questões com charme e malandragem, mas não é péssima em uma luta.

Passo Três: Características. Cada personagem em Dust Devils tem duas características descritivas, quando essa característica se aplica à forma que esteja agindo em um confronto, o personagem ganha mais uma carta. As características são em um estilo parecido com o que aparece nos filmes e livros de western, algo como “Forte como um Touro”, “Burro como um Poste, “Mais louco que pipoca em um forno quente”.
Para Annabelle escolho “Bonita que dói” (as vezes literalmente) e “Escorregadia como uma Doninha”.

Passo Quatro: Knacks. Agora eu tenho 11 pontos para distribuir em Knacks que seriam algo como as perícias desse jogo. Se um Knack se enquadra a como meu personagem está lidando com um conflito eu posso usar o nível desse Knack para pedir novas cartas (e descartar o mesmo número, como em um jogo de pôquer). Não há uma “skill list”, mas o livro recomenda que não seja nada muito amplo. Eu também só posso ter um máximo de 7 Knacks (a soma de Hand e Eye). Vamos ver.
Para Annabelle eu quero Charmin’ 2, Gamblin’ 3, Pickpocketin’ 2, Ridin’ 2, Shootin’ 2.

Passo Cinco: The Devil. Esse é um conceito muito interessante desse jogo. Cada personagem tem um demônio. Não literalmente, mas algo que o persegue como uma sombra em sua história. Em vez de um personagem morrer nesse jogo, quando o jogo determina que o personagem é eliminado ele tem uma última cena em que o demônio de alguma forma acaba com ele. Um personagem que tenha “procurado” como seu demônio é capturado ou perde em um duelo contra um homem da lei, já outro que tem como demônio “bêbado imprestável” pode morrer de tanto beber e assim por diante.
O demônio também tem um nível que vai de um a três e é decidido pelo jogador no início de cada sessão. Esse valor indica quão presente o jogador quer que seu demônio esteja naquela sessão. Também indica quantas cartas o Dealer pode dar a menos ao jogador quando seu demônio aparece para prejudicá-lo (um delegado reconhece o procurado, alguém oferece uma bebida ao bêbado) ou pode significar o número de cartas o jogador recebe a mais quando seu demônio o ajuda (o procurado usa esse fato para intimidar um oponente, o bêbado toma um pouco de “coragem líquida” antes de uma situação perigosa, etc).
Para Annabelle vou ficar com “damn liar”. Ela é uma mentirosa nata, mas manter tantas mentiras pode ser difícil quando é confrontada com a verdade. Eu acho que no início do jogo seu nível de Devil é apenas 1. Mas com certeza isso irá aumentar.

Annabelle está pronta para desbravar o velho oeste, enganando um otário por vez.
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Annabelle Foster

Attributes:
Hand 2, Eye 5, Guts 2, Heart 4

Traits:
“So beautiful it hurts”
“Slippery as a Weasel”

Knacks:
Charmin’ 2, Gamblin’ 3, Pickpocketin’ 2, Ridin’ 2, Shootin’ 2.

Devil: 1

“Damn Liar”

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