quinta-feira, 3 de abril de 2025

Mil Faces de um RPGista - Way of the Shadowlands - Hamono


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of Shadowlands.

Chegamos ao décimo segundo e penúltimo livro da série Way of the Clans. Esse e o próximo foram lançados já na segunda edição do Legend of the Five Rings então talvez eu vá ter que fazer algumas adaptações porque me recuso a usar as regras da 2a edição que são muito ruins (tanto que foram descartadas na 3a edição).
O livro não situa tanto em uma determinada época, contando a história de Rokugan pelo lado das Terras Sombrias. Por fim, ele fala daqueles que por escolha ou acidente foram maculados por essas forças. Alguns lutam contra a corrupção, outros a abraçam.

Vamos fazer um servo de Fu Leng.

Passo Um: Conceito. Quero criar uma bushi. Alguém cujo o fanatismo a fez mergulhar em uma visão distorcida do bushido e a tornou uma fiel serva das trevas ao mesmo tempo que em sua loucura vê isso como um serviço ao Império Esmeralda. Sim, todos nós conhecemos alguém assim hoje em dia, não é verdade?
Way of the Shadowlands traz algumas opções para personagens interessantes, incluindo uma escola de Berserker, uma de Ishikens corrompidos, uma que representa os mortos vivos da família Moto que sacrificaram para permitir o retorno do Clã Unicórnio à Rokugan, além de uma Templo de Monges que servem a Onnotangu (o deus da Lua) e um Otokodate Ronin.
Ela se lembra vagamente do tempo antes da escuridão. O nome “Matsu” aparece em seus sonhos, quando ela consegue dormir, mas sempre é com um ódio e uma fúria incontrolável. Alguns Onis a chamam da Hamono (arma branca) e ela abraçou o nome. Ela é uma arma. Uma arma contra seus inimigos. Os inimigos do Império. Aqueles que se escondem por trás de palavras de honra e máscaras de sorrisos. Sim, ela será uma arma, e cortará a falsidade de cada um deles.

Passo Dois: Clã, Família, Escola. Quanto ao clã, acho que é nenhum. Hamono serve as Shadowlands. Se eu fizesse um agente duplo talvez este ainda tivesse o contato com seu clã, mas ela já se perdeu demais na escuridão para isso. Acho que ela mantém o bônus de família, entretanto. Vou fazê-la uma Matsu mesmo, o que dá a ela um bônus de +1 Strength. Quanto a escola acho os Damned Berserkers encaixam bem com ela. Ela ganha +1 Willpower, as perícias Battle, Defense, Herbalism, Kenjutsu, Lore (Shadowlands), Meditation e uma Weapon Skill. Curiosamente eu também ganho 1,5 em Honra. Deixa eu ver isso aqui...
Pensei que fosse uma nova versão dos Damned Berserkers, mas não. Os damned berserkers apareceram originalmente no Way of the Crab e são guerreiros que aprendem a canalizar o poder das shadowlands dentro de si como uma fúria contra as próprias shadowlands. Mas aqui vou considerar que seja o caminho que Hamono instintivamente seguiu após ser tomada pela mácula.
Eu ganho a técnica Burning the Shadow que me dá a habilidade de reduzir a velocidade com que vou me corrompendo (o que não pretendo usar) e me permite somar meu Rank de Taint em todos os totais de ataque e dano (isso que eu quero!).

Passo Três: Distribuir Pontos. E vamos aos 25 pontinhos. Primeiro quero definir qual é a Weapon Skill inicial dela, e escolho Heavy Weapons (esqueci o nome em japonês e não estou encontrando aqui agora) porque quero ela usando um machado ou uma marreta.
Depois quero diminuir a honra dela em um nível, o que vai me dar dois pontos e deixar minha honra em 0,5.
Agora vamos para as desvantagens. Eu sei que eu quero o máximo de shadowlands taint que eu puder, então são 5 pontos por dez de taint que me deixa com um total de 1,0. Eu quero Brash (2 pontos) e Frail Mind (3 pontos) foi essa combinação que a jogou nas shadowlands pra começo de conversa. O que me deixa com um total de 37 pontos para gastar agora.
Eu vejo uma “Shadowlands School” que eu tinha esquecido que tinha nesse livro. Basicamente são os poderes que as trevas te dão conforme você vai ficando cada vez mais corrompido. Eu preciso ter Water 3 e gastar três pontos para poder entrar nessa escola. Pergunto ao meu mestre imaginário se posso fazer isso e manter minha escola de Danmed Berserker, ele topa desde que eu abra mão do Major Power que eu receberia no lugar da minha técnica. Beleza! Eu ainda ganho um Minor Power, deixa eu ver o que tem de interessante.
Eu escolho Blood Sense, que me permite sentir a presença de sangue e pessoas vivas. Também me dá uma sede insaciável de sangue. Acho que isso reflete bem a “sede de sangue” que ela tinha antes de se corromper.
Bom, vou gastar oito pontos para aumentar Perception e outros oito para aumentar Stamina, fazendo com que Water e Earth vão para 3.
Isso me deixa com 18 pontos ainda.
Deixa eu ver umas vantagens.
Eu quero Death Trance (3) e o máximo de Strength of the Earth (8), ela é uma arma, afinal de contas.
Isso me deixa com 7 pra finalizar. Eu quero colocar dois em Kenjutsu, Defense, Onojutsu e um em Battle e pronto.

Hamono está pronta para continuar lutando e lutando e lutando até Jigoku clamar de vez sua alma… quando ela deve voltar a lutar, lutar e lutar.
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Hamono
Matsu ?
Danmed Berserker School/”Shadowlands School”.

Earth 3
Willpower 3
Stamina 3

Fire 2
Intelligence 2
Agility 2

Air 2
Awareness 2
Reflexes 2

Water 3
Perception 3
Strength 3

Void 2

Advantages: Darkness Beyond Darkness (3), Death Trance (3), Strength of the Earth (8)
Disadvantages: Brash (2), Frail Mind (3), Shadowlands Taint (5)

Skills: Battle 2, Defense 3, Herbalism 1, Kenjutsu 3, Lore (Shadowlands) 1, Meditation 1, Onojutsu 3

Technique: Burning the Shadow

Shadowlands Powers: Minors: Blood Sense.

Honor: 0,5
Glory 0,0
Insight 134
Shadowlands Taint 1,0

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