segunda-feira, 20 de julho de 2020

RPG - The Excellents - Nekolle, Princesa dos Gatos Perdidos


Jogo: The Excellents

Sistema: Polymorph

Autoria: Adriel Wilson & Chris O'Neill

Editora: 9th Level

Experiência: Só li, mas estou ansioso para mestrar uma sessão desse jogo.

Livros usados: Só o pdf básico que consegui na drivethrurpg.


Eu sei que tinha prometido personagens de Blue Planet V2 e Mage: The Ascension, mas eu senti vontade de fazer uma personagem para este jogo. Sigam comigo e aposto que vocês vão se divertir. ;-)

The Excellents é um jogo onde você é uma Princesa Excelente em um Mundo Incrível. E isso é a uma descrição direta do livro!

Não me surpreende que exista um jogo baseado em princesas mágicas, mas que esse não seja o único. Sei de, pelo menos, outros dois RPGs que usam essa mesma temática.

É um jogo focado para crianças, então uma de suas propostas é a ausência de matemática durante o jogo (mas, se você é um maníaco por sistemas de rpg, como eu, vai perceber uma matemática muito bem construída “por trás”).


Vamos fazer diferente dessa vez e deixar o conceito mais para frente.

Nota: Eu mantive alguns termos em inglês por conta dos trocadilhos.


Passo Um: Princess Role. O primeiro passo é escolher o Role da minha Princesa. Isso vai determinar o Roll dela (lembra que eu falei de trocadilhos?). Em Polymath você joga apenas um único tipo de dado para todos os testes. O objetivo não é tirar números abaixo ou acima, mas números exatos dependendo de qual atributo está sendo testado. Por exemplo, se você está testando Shoes (Sapatos), que é o atributo para correr, pular e coisas atléticas, você precisa tirar 3, 4 ou 5. Exatamente esses números. Então a Princesa Mágica, que usa d4s, tem 50% de chance de sucesso, enquanto a Princesa Durona (Tough Princess), que usa d10s, tem apenas 30%. Eu disse que tinha uma matemática legal nesse sistema, não disse?

Para a personagem que estou bolando eu vou escolher a Charming Princess, que eu não sei se seria traduzido como Princesa Charmosa ou Princesa Encantada, já que Charming Prince sempre foi traduzido como Príncipe Encantado. De qualquer forma, isso significa que eu rolo d8s nos meus testes.

Em geral, o teste é apenas com um dado, exceto quando se tem vantagem ou desvantagem em um teste. Daí se rola dois dados. Como Charming Princess eu automaticamente tenho vantagem em Espada e Sapatos, sendo boa em combate e em agilidade, como uma gata.


Passo Dois: Coroa e Reino. A coroa é a representação máxima do poder de uma princesa, a representação de seu reino. Toda vez que você tira o número máximo de seu dado (8 em 1d8, por exemplo) você pode usar o efeito da sua coroa para resolver a situação. Nekolle é a Princesa dos Gatos Perdidos. Seu reino é um paraíso para os gatos abandonados de todos os mundos. Lá vivem felinos de todas cores e tamanhos. Sua coroa é um arco com orelhas de gato em rubi. Quando ela usa sua coroa eu imagino dois possíveis efeitos: Ou ela convoca seus súditos e aparecem gatos de todos os lugares para defendê-la como ela os defende, ou ela própria se transforma em uma gata gigante para proteger aqueles que ama.


Passo Três: Beast Friend. Toda princesa que se presa precisa de um amigo animalzinho. Seu Beast Friend (novamente os trocadilhos rs). Quando você tira “1” no dado você não consegue realizar a ação que pretendia, mas seu Beast Friend aparece e de alguma forma ajuda você a superar os obstáculos. O animal de Nekolle é, obviamente, um gato preto. Nyk é o lado sério e ponderado da dupla, enquanto Nekolle é mais impulsiva. Isso não quer dizer que ele não irá pular para a ação para proteger sua amiga, ou para atacar uma malvada lata de atum.


Passo Quatro: Coração. O coração de uma princesa tem a ver com sua atitude, postura, amizade, a forma como ela lida com suas amigas princesas e com o mundo. Além disso, sempre que sua princesa faz uma ação alinhada com a palavra em seu coração ela ganha vantagem no rolamento. Para Nekolle eu acho que sua Palavra do Coração é Generosa, pois ela está sempre cuidando de suas amigas e seus gatinhos.


Passo Cinco: Espada. A espada é a arma que a princesa usa para proteger o Mundo Incrível. Em um primeiro momento pensei em dar a ela um par de espadas em forma de garras, ou luvas de garras, mas pensei melhor e acho que a “espada” de Nekolle é um novelo de lã que ela usa tanto como chicote quanto como laço para prender os Caras Maus.


Passo Seis: Sapatos. O tipo de sapatos dão uma vantagem em certas situações. Para Nekolle eu vou escolher um par de tênis descolado, assim ela terá vantagens quando correr ou saltar.


Passo Sete: Livro. O livro envolve o conhecimento da princesa. Isso inclui tanto conhecimentos técnicos quanto práticos e entre uma aventura e outra a princesa pode pegar um novo livro na biblioteca. O livro favorito de Nekolle é “Como ser furtiva e dar sustos nas pessoas.”


E é isso. Minha princesa está pronta para arrasar no Mundo Incrível. Eu disse que ia ser divertido, não disse?


______________________________________________---


Name: Nekolle

Role/Roll: Charming Princess/ d8

Reino: Princesa dos Gatos Perdidos.


Crown (8): Tiara de Rubi com Orelhas de Gatinho.

Heart (5,6,7,8,9): Generosa.

Sword (4,5,6,7)*: Novelo de lã que vira chicote ou laço.

Shoes (3,4,5): tênis de cores diferentes.

Books (2,3)*: “Como ser mais furtiva e dar sustos nas pessoas”.

Beast (1): Nyk, um gato preto resmungão e desconfiado.



Nenhum comentário: