sexta-feira, 19 de março de 2021

RPG - Legend of the Five Rings 5e - Kaito Yuna


Jogo: Legend of the Five Rings 5ed
Autoria: Max Brooke & Katrina Ostrander
Editora: Fantasy Flight Games (FFG)
Experiência: Com o jogo original, bastante. Com essa edição em especial eu estou mestrando uma mini-campanha que vocês podem ver aqui.
Livros usados: Só o básico dessa edição, mas talvez eu pegue alguma coisa de outras edições.

Bom, pelos meus cálculos eu postarei este personagem no dia 19/03/2021, ou seja, no meu aniversário. Parabéns pra mim! Yay! Por conta disso, eu decidi fazer um personagem especial para esse dia e decidi fazer da última edição do meu RPG favorito, Legend of the Five Rings.
Eu já comentei sobre esse jogo aqui, quando fiz um personagem para a primeira edição. Ainda pretendo fazer um para a segunda e a terceira (a quarta eu pulei), além da versão d20, mas é meu aniversário e quem disse que eu preciso seguir qualquer ordem ou lógica nesse projeto?
Dito isso, vamos fazer um samurai!

Essa edição de L5R foi a que mais modificou o sistema. Para começar, a FFG decidiu adaptar seu sistema Genesys (o mesmo de Edge of the Empire) com seus dadinhos especiais e o sistema Roll & Keep de edições anteriores. O resultado fez um sistema interessante, diferente, mas me parece que fiel a proposta de ser um “drama samurai”.
A FFG também decidiu resetar a storyline voltando para o tempo da primeira edição, o que eu acho uma ótima decisão considerando quanta porcaria fizeram com a ambientação desde o final da terceira edição até o final da quarta edição (literalmente explodiram Rokugan no final da velha storyline, só pra dar uma ideia). Essa nova linha do tempo tem algumas mudanças, novos clãs menores, alguns personagens estão diferentes e há mais ganchos de histórias do que nas edições anteriores. Eu quero fazer um personagem usando o material novo, mas posso deixar o conceito para ser resolvido ao longo da criação do personagem já que eles incorporaram o jogo das 20 perguntas (um artifício presente em todas as edições anteriores) no processo.

1) A Qual Clá o seu Personagem Pertence? Vou fazer uma Phoenix, os místicos e espiritualistas de Rokugan. Curiosamente acho que é o único clã com que eu nunca joguei L5R. Seria uma experiência legal jogar com um nessa nova versão do sistema. Isso me dá +1 Void, +1 Theology e Status 30.

2) A Qual Família o seu Personagem Pertence? Dentro de cada clã maior existem quatro ou cinco famílias, o Phoenix só tinha três. Mas nessa edição criaram uma quarta família para esse clã e é exatamente essa que eu quero pegar. Minha personagem é da família Kaito. Isso me dá +1 em Air ou Void (fico com Air), +1 Fitness, +1 Theology (totalizando +2), Glory 40 e uma riqueza inicial de 4 koku (o dinheiro de Rokugan, cada koku equivale a um ano de arroz, ao menos em teoria).

3) Qual a Escola do seu Personagem e em Quais Papéis Essa Escola se Encaixa? Escolas em L5R são mais ou menos como classes em D&D, só que cada escola é única. Então ser um Bushi (guerreiro) da escola Hida Defender é diferente de ser um Bushi da escola Kakita Duelist. Como quero pegar algo novo que essa edição trouxe, vou pegar a Escola da minha família mesmo, Kaito Shrine Keeper o que me coloca no papel de Monk.
A ideia dessa escola é que os Kaito viajam por Rokugan preservando templos e altares esquecidos, o que costuma irritar bastante os kami aos quais esses lugares foram dedicados (o esquecimento, não os Kaito).
Por essa escolha eu ganho +1 Air e +1 Water e posso escolher quatro skills de uma lista para ganhar +1, como eu já tenho +1 Fitness e +2 Theology vou deixar essas de lado por enquanto. Vou pegar Martial Arts (Ranged), Meditation… e acho que vou colocar os outros dois +1 em Fitness e Theology mesmo porque não acho que o resto se aplica. Posso mudar de ideia mais tarde, é claro.
Eu também começo com Honor 45 e acesso à três tipos de técnicas: Katas (técnicas de combate), Rituais (dah) e Shuji (técnicas sociais). Estranho que eu não tenha acesso a Invocações e tanto nas minhas técnicas iniciais quanto no Curriculum da Escola (uma enorme lista de skills e techniques que eu posso pegar para subir de Rank na Escola e ganhar acesso a mais coisas legais) tem Invocations, mas não tem Shujis. Depois preciso checar se tem alguma errata sobre isso.
Minhas técnicas iniciais são Hawk’s Precision, Tempest of Air (uma Invocation, o que corrobora minha teoria da errata acima) e posso escolher dois rituais de uma lista de três. Eu vou ficar com o básico e escolher Cleansing Rite e Commune with the Spirits, apesar de Threshold Barrier parecer interessante.
Eu também ganho a habilidade especial da minha escola Sacred Arrows que me permite tornar as minhas flechas Sacred e imbuí-las com Invocations que eu conheça (novamente preciso checar as erratas).
Última coisa envolvendo minha Escola é o meu equipamento inicial: mantos santificados, wakizashi, yumi, uma aljava de flechas, um bastão bo ou uma faca (fico com o bastão, é mais legal), uma sacola de pergaminhos e uma bolsa de viagem.
Fiu! Essa é a parte mais longa da criação de personagem. O resto deve ir mais rápido.

4) Como o seu Personagem se Destacou em sua Escola? Aqui eu decido uma característica de personalidade da minha personagem e devido a isso eu ganho um +1 em um Ring associado com essa característica. Olhando para as descrições, eu vejo Yuna (é o nome dela) como uma pessoa calma e centrada, talvez tenha vivido boa parte de sua vida no monastério e em estudos. Isso me dá +1 Earth.

5) Quem é o seu Lorde e qual o seu Dever (Giri) para com ele? Essa pergunta se relaciona com uma das novas regras dessa edição. Não é exatamente uma mecânica, mas um elemento de roleplaying e de plot para minha personagem. Em uma campanha todos os jogadores podem servir ao mesmo Daymio, ou podem ser Magistrados Imperiais que servem diretamente ao Campeão Esmeralda (aliás esse é o modelo padrão de uma campanha de L5R), ou cada jogador pode servir a um mestre diferente e a campanha pode ser cheia de conflito e intriga entre os seus personagens. Gosto muito desse último modelo, mas preciso do grupo certo para não degringolar.
No caso de Yuna imagino que ela está sob o comando de alguém da sua ordem, talvez até da mesma família, seu nome é Kaito Sosu, um velho monge que por muitos anos viajou por Rokugan tentando aplacar os espíritos dos pequenos templos esquecidos, mas agora está muito velho para continuar e confia a Yuna que continue o seu trabalho.

6) O que o seu personagem deseja e como isso pode impedir o seu Dever? Aqui eu defino o Ninjo de Yuna, seu grande desejo, o que ela espera alcançar um dia na sua vida. Isso não está escrito em pedra e pode mudar conforme a campanha se desenvolver, aliás é esperado que isso aconteça para refletir o amadurecimento e crescimento da personagem. Em um primeiro momento pensei em colocar que o desejo dela era conhecer o mundo e as pessoas nele. Mas e se for o contrário? Se o desejo dela for alcançar uma posição dentro da ordem onde ela não precise mais viajar e possa ficar reclusa e segura dentro de um monastério? Ao longo da campanha ela pode ir descobrindo que estar no mundo e com as outras pessoas no é tão ruim assim. Pode ser interessante. Por hora, o desejo dela é encontrar uma forma de voltar a reclusão de um templo.

7) Qual o Relacionamento do seu Personagem com Seu Clã? A pergunta é mais se minha personagem concorda com visão de seu clã sobre o mundo, o império e o bushido. Acho que sim. Como ela foi criada de forma monástica ela não teve acesso a outras visões de mundo então a discordância com os caminhos de seu clã podem aparecer ao longo da campanha, mas nesse momento ela não tem nem parâmetros para discordar. Isso me dá +5 Glory e uma certa reputação como alguém que representa os ideais do Clã Phoenix.

8) O que o seu Personagem pensa do Bushido? Novamente é basicamente se ela concorda cegamente ou tem questões. Acho que nesse caso ela tem questionamentos sobre a postura dos samurais junto as classes mais baixas da hierarquia celestial. Como seu clã valoriza muito a Retidão (Gi) ela se questiona se a postura dos samurais não se aproxima mais da arrogância. Isso me dá um bônus de +1 em uma Skill de uma lista para representar minha discordância. Acho que Medicine tem mais a ver. Kaito Yuna se vê mais como uma curandeira do que como uma guerreira.

9) Qual é a Maior Realização do seu Personagem até agora? Essa pergunta e as próximas três podem ser resumidas em “qual vantagem/desvantagem” seu personagem tem? Gosto da forma como vantagens e desvantagens funcionam nesse jogo. Existem quatro tipos: Distinções, Adversidades, Paixões e Ansiedades, cada tipo possui uma mecânica própria que funciona em um determinado momento e está relacionada a um dos elementos. Então vamos escolher uma Distinção para Kaito Yuna, deixa eu dar uma olhada na lista.
Hummm… fiquei entre Sixth Sense (eu vejo coisas no mundo espiritual) e Fukurokujin’s Blessing (eu sou abençoada pela fortuna do conhecimento). Acho que para minha personagem a segunda se aplica melhor. Como é uma Distinção (Fire), isso significa que eu posso utilizá-la quando precisar ser criativa e agir para além do conhecimento tal como escrito. Penso que Yuna viveu boa parte de sua vida estudando, mas ao aplicar esse conhecimento adquirido ela terá a capacidade de ir além e inovar.

10) O que Mais Prende o seu Personagem na Vida? Agora chegou o momento de escolhe a primeira desvantagem Especialmente uma Adversidade. Enquanto Distinções permitem que eu re-role até dois dados quando aplicável, uma Adversidade me obriga a re-rolar dois dados onde eu tenha obtido sucessos quando aplicável. Novamente vou olhar a lista…
Nossa, todos são bem pesados em termos narrativos. Estou na dúvida entre Bishamon’s Curse (ser uma fracote, basicamente), Haunting (um espírito me assombra) ou Muteness (mudez). Um ponto interessante é que mudez não necessariamente é mudez per si, mas uma dificuldade de comunicação. Acho que posso trabalhar com isso.
Penso que Yuna viveu a vida toda dela em um monastério. Talvez ela tenha sido adotada pelos monges da família Kaito e não seja uma Kaito de sangue, ou seus pais tenham morrido quando ela era um bebê, gosto dessa segunda hipótese vou ficar com ela. Então, ela não conheceu os pais e foi criada por monges, ela tem dificuldade de falar com as pessoas, ficando calada a maior parte do tempo. Mutenesse é uma Adversidade (Air) e vai aparecer em quase todos os momentos em que sutilezas sociais se mostrarem importantes.

11) Qual Atividade Faz o seu Personagem Ficar em Paz? Chegou o momento de escolher uma Paixão. Paixões reduzem Strife quando aparecem e eu posso aproveitá-las. Em um primeiro momento penso em Curiosity, mas quero algo que reflita o aspecto mais calmo e paciente que descrevi lá em cima. Sem dúvida nenhuma History é a que melhor se aplica. Yuna está me saindo uma monja nerd. Hahaha. Ela é fascinada pela história de Rokugan, sua curiosidade sobre o mundo lá fora é a de conhecer os lugares sobre os quais leu.

12) Que Preocupação, Medo, ou Fraqueza Atrapalha Mais seu Personagem? E chegamos a Ansiedade. Enquanto Paixões tiram Strife, Ansiedades (assim como na vida real) aumentam Strife.
Meekness (Timidez) e Perfectionism (Perfeccionismo, dah) são duas que me saltam aos olhos, mas Superstition (Superstição, dah de novo) me chamou a atenção. Não, a forma como isso é trabalhado nas regras tornaria minha personagem, uma monja que busca acalmar os espíritos, uma inútil. E ninguém gosta de uma personagem inútil. Talvez eu possa até representá-la como alguém supersticiosa, sempre pensando em possíveis explicações espirituais para tudo, mas como Ansiedade prefiro Meekness.
Tenho um momento de dúvida se não vai acabar se misturando com Muteness, mas são de elementos diferentes. Meekness é (Fire) então é mais uma forma de repressão de comportamentos impulsivos.

13) Com quem o seu Personagem Mais Aprendeu na Vida? Por um lado essa pergunta cria um relacionamento familiar ou com um sensei para minha personagem. Por outro, em termos mecânicos, ela representa mais uma vantagem ou desvantagem que meu personagem tem (se eu escolher uma desvantagem eu ganho um Rank em uma perícia).
No caso de Yuna acho que a pessoa com quem ela mais aprendeu foi Kaito Sosu, ao mesmo tempo seu mestre, seu superior e seu pai adotivo. Ela não quer desapontá-lo de forma alguma.
Acho que vou pegar o Sixth Sense (Void) que eu tinha ficado de olho antes para representar essa conexão. Talvez o motivo de Sosu ter uma ligação tão forte com Yuna é porque ele reconheceu o dom dessa percepção espiritual nela, um dom que ele também possui.

14) O que as Pessoas Percebem Primeiro ao Encontrar sua Personagem? Acho que é o seu silêncio. Ela pode até vir a assustar as pessoas quando ela chega e fica em silêncio e as pessoas nem percebem que ela está ali no primeiro momento. Essa resposta não tem nenhuma função mecânica. Mas eu posso escolher alguma característica estética que marca minha personagem. Acho que será um enfeite de cabelo dourado e vermelho na forma de uma fênix. Pertencia a sua mãe e é a única memória que ela tem dela.

15) Como sua Personagem Reage à Situações Estressantes? Aqui eu descrevo como ela reage conforme for ganhando pontos de Strife. Acho que ela se tensiona e fica ainda mais calada, quase desaparecendo ou desejando isso. A reação dela é meio que uma não-reação, uma contenção dos sentimentos, mas na forma estoica esperada de uma samurai, mais como uma espécie de auto-anulação. Novamente, não há nada de mecânica nessa pergunta.

16) Qual a relação pre-existente da sua Personagem com Outros Clãs, Famílias, Organizações, e Tradições? Essa é outra pergunta sem efeito mecânico. Basicamente aqui eu descrevo quaisquer relacionamentos de Yuna, principalmente fora de seu próprio clã e círculo familiar. Amigos, parentes, inimigos, etc.
Como Yuna viveu a maior parte de sua vida reclusa em um templo, ela teve poucos contatos além de Sosu. Mas talvez ela tenha conhecido alguém que veio até o templo. Se eu estivesse montando esse personagem em um grupo, talvez poderia criar uma conexão com o personagem de outro jogador. Talvez um Dragão ou um Garça que vieram ao templo para estudar os ensinamentos de Shinsei. Como sou apenas eu, vou criar um npc legal para ela.
Vou chamar essa npc de Tonbo Raika, uma shugenja do clã libélula. Ela veio ao templo acompanhando um samurai do Dragão que tinha algo para se consultar com Sosu. Yuna ficou surpresa com o comportamento extrovertido e sociável de Raika, tão diferente dela mesma. Depois dessa visita as duas passaram a trocar cartas, as quais Yuna passou a valorizar e esperar ansiosamente. Ao ponto dela sentir falta quando elas demoravam, e sentir um vazio em seu peito com a ideia de que alguma coisa pudesse acontecer com sua amiga. Raika falava para ela do mundo lá fora, e isso atraia e assustava Yuna. Imagino que em suas últimas cartas ela contou a Raika que estava terminando seus estudos ao que Raika lhe respondeu com um convite para visitá-la nas terras do Clã Libélula (que ficam entre o Clã Dragão e o Clã Phoenix). Yuna não conseguiu responder a essa carta, mas ela sabe que esse será o seu primeiro destino e a ideia de reencontrar Raika faz ela perder a respiração e ficar com as mãos suadas.
Eu poderia incluir mais um primo ou uma prima, mas acho que já está bom. ;-)

17) Como os Pais do seu Personagem o Descreveriam? Acho que seus pais a descreveriam como uma moça calada e dedicada. Eles teriam orgulho dela? Talvez essa seja uma pergunta que Yuna se faça todos os dias.
Como parte dessa pergunta eu escolho uma skill onde eu ainda não tenha Ranks para ganhar um e decido se seria aprovada ou desaprovada por seus pais. Quero Performance, para representar um gosto que ela tem por arte em geral e pela cerimônia do chá em especial. Ela usa isso para se sentir mais perto de seus antepassados, então acho que seus pais aprovariam.

18) A Quem sua Personagem foi Nomeada para Honrar? Em Rokugan é comum personagens terem mais de um nome. O nome que recebem quando crianças sempre se refere a um ancestral o qual se vê alguma conexão com a criança. Na verdade eu não preciso nomear esse ancestral, mas eu posso. Em termos de mecânica eu só preciso rolar os dados em uma tabela de herança. Essa é uma mecânica que vem desde a primeira edição. Em fato, eu vou rolar tanto na tabela genérica que tem no livro básico da quinta edição quanto no livro Way of the Phoenix que tem uma tabela própria para o clã e vamos ver qual dessas heranças é mais legal (foi assim que eu fiz com os meus jogadores também).
Na primeira tabela, o resultado foi ser filha de um samurai de posição inferior ou de um ashigaru (soldado camponês) cuja coragem em batalha foi premiada por um daimyo com uma ascensão social. Nah…
Já na tabela do Way of the Phoenix saiu Barganha Maculada. Um ancestral meu convocou um oni e foi consumido por ele. O oni pode ainda estar por aí e lembrar do nome do meu ancestral. Ele pode me fazer um favor mas a um preço. Isso não envolve mecânicas, mas gostei como um possível ganho de história. Talvez os pais dela tenham sido mortos por esse oni?

19) Qual o Nome Pessoal da sua Personagem? Kaito Yuna. Yuna significa gentileza. Acho que encaixa bem com essa personagem.

20) Como sua Personagem Deve Morrer? Outra pergunta sem implicação mecânica. É meio que uma sugestão para o mestre do tipo de conflitos que você quer enfrentar com seu personagem.
Acho que Yuna pode vir a morrer nas mãos de um espírito que ela não consiga acalmar. Talvez o oni que seu ancestral convocou. Imagino ela se sacrificando para salvar alguém com quem ela se importe. Talvez Tonbo Raika?

21) Atributos Derivados. Que são apresentados no início da criação de personagem, em vez de no final onde deveriam estar. Endurance é Earth+Fire x2 = 6. Composure é Earth+Water x2 = 8. Focus é Air+Fire = 4. Vigilance é Air+Water/2 = 2,5 que é arredondado para baixo, ou 2. E um Void Point para começar.

Bom, é isso. Yuna está pronta para começar sua jornada de autoconhecimento. E eu estou pronto para mais um ciclo de vida. #vemvacina!
_________________________________________

Name: Kaito Yuna
Clan: Phoenix
School: Kaito Shrine Keeper
School Rank: 1
Roles: Monk

Rings: Water 2, Earth 2, Air 3, Fire 1, Void 2

Status: 30
Glory: 45
Honor: 45

Skills:
Artisan Skills: Performance 1
Martial Skils: Fitness 2, Martial Arts (Ranged) 1, Meditation 1
Scholar Skills: Medicine 1, Theology 3
Social Skills:
Trade Skills:

Endurance: 6
Composure: 8
Focus: 4
Vigilance: 2
Void Points: 1

Distinctions: Fukurokujin’s Blessing (Fire), Sixth Sense (Void)
Adversities: Muteness (Air)
Passion: History (Earth)
Anxiety: Meekness (Fire)

Techniques: Hawk’s Precision (Kata), Tempest of Air (Invocation), Cleansing Rite (Ritual) e Commune with the Spirits (Ritual).

School Special Ability: Sacred Arrows.

Nenhum comentário: