domingo, 9 de agosto de 2020

RPG - Mage: The Ascension 2e - Lucille Reviére

Jogo: Mage: The Ascension 2e/ Mago: A Ascenção

Sistema: Storyteller (WoD)

Autoria: Phil Brucato (org.)

Editora: White Wolf Publishing/ Devir Livraria

Experiência: Mestrei muito e joguei um pouco nos anos 90.

Livros usados: O básico e o Book of Shadows (o livro do jogador desse sistema).


Eu AMO esse jogo! De todos as linhas do World of Darkness, acho que Mage foi a que eu mais mestrei ao longo dos anos 90. Talvez ele tenha influenciado muito a minha forma de ver o mundo através de múltiplos paradigmas. Em Mage os jogadores são magos nos tempos atuais, pessoas que despertaram e passaram a enxergar a realidade de uma forma própria e a interagir com ela através da magia. Nesse sentido ciência é apenas uma outra forma de magia.

Diferente do que fiz com Vampire: The Masquerade e Werewolf: The Apocalypse eu não vou usar a versão “revised” (cof cof 3 edição cof cof) aqui, simplesmente porque detestei algumas mudanças na pegada do jogo e os elementos que foram inclusos naquela edição. Ainda não via versão de 20o aniversário, mas espero que esteja melhor.


Passo Um: Conceito. Lucille Riviére sempre viveu para os números. Ela percebia números em tudo ao seu redor, então não foi nenhuma supresa quando ela começou a se dedicar a pesquisa de matemática teórica. Ainda na faculdade muitas das elaborações numéricas de Lucille eram tão avançadas que até seus professores tinham dificuldade de acompanhar. Foi em algum ponto do mestrado que ela despertou. Quando ela passou para o doutorado, ninguém queria orientá-la, até que um professor na França se voluntariou. Sem ela saber, esse professor fazia parte da Ordem de Hermes e começou a ensiná-la códigos matemáticos esotéricos, misturando magia e matemática. Lucille não só absorveu como, pela primeira vez em sua vida, percebeu que um professor REALMENTE estava entendendo a visão dela do universo.

Bom, agora que eu tenho um ponto inicial, vamos para a ficha. A Essência de Lucille é Pattern, ela quer desvelar os padrões que formam o mundo. Sua Natureza é Architect, ela quer construir algo (seus teoremas) e deixar para as futuras gerações e seu Comportamento é Visionary, ela sempre parece olhar para o futuro, um passo adiante de todos.


Passo Dois: Atributos. Aquele velho esquema. Um ponto em cada, priorizar, 7/5/3. Mental é primário, certamente. Pensando aqui... acho que vou de Social como secundário e Físico como terciário.

Nos mentais, coloco 3 pontos em Intelligence e Wits e o último em Perception. Ela tem um cérebro incrível, mas muitas vezes fica tão absorta que se desliga do mundo ao seu redor.

Nos sociais, dois em Appearance e Charisma e um em Manipulation.

Nos físicos, fico tentado a fazer diferente, mas vou no padrão um em cada um. Talvez volte aqui com os freebie points.


Passo Três: Habilidades. Knowledges primário (13), óbvio. Talents, secundário(9) e Skills, terciário(5).

Knowledges: Três em Science e Enigmas. Dois em Computer e Cosmology. E um em Investigation, Linguistics (Inglês e Francês) e Occult.

Skills: Dois em Meditation e Research, e o último vai para Drive.

Talents: Dois em Athletics e Brawl (ela pratica artes marciais por acreditar na máxima “mens sana in corpore sano”). Um ponto em Awareness, Dodge, Instruction, Intuition e Subterfuge.


Passo Quatro: Vantagens. Vamos começar com o mais fácil, as Spheres. Aqui cabe um parêntese: Esse é o melhor sistema de magia que eu já vi em um RPG. Começo com um em Forces por ser parte da Ordem de Hermes, e acho que é tudo que essa esfera vai receber por agora. Dos meus outros cinco pontos, coloco três em Correspondece para Lucille começar a desvendar os mistérios do espaço e ser capaz de se teleportar, e os últimos dois vão para Entropy, representando tanto a compreensão e a capacidade dela de manipular o caos e a aleatoriedade no mundo.

Agora vamos para os Backgrounds. Quatro dos meus sete pontos vão para Library, representando tanto os contatos no meio acadêmico quanto o acervo da própria Ordem de Hermes nas proximidades. Dois vão em Mentor. E o último vai em Influence, já que Lucille tem um certo destaque em uma área da comunidade acadêmica.


Passo Cinco: Toques Finais. Eu começo com um de Arete, o atributo que os magos usam para fazer magia. Já sei que terei de aumentar com os freebie points. Magos começam com cinco de Willpower. Minha Quintessência inicial é igual ao meu Arete. E meu paradoxo começa em zero, ainda bem (hehehe).

Enfim chegamos aos Freebie points, eu tenho quinze para gastar segundo uma tabela.

Já gasto oito para aumentar meu Arete para 3. Pensando melhor, vou aumentar para 4. Isso me deixa com apenas mais três pontinhos, mas vale a pena.

Vou aumentar meu Willpower para sete e com o último ponto pegar um nível de Recursos.


Eu poderia pegar Merits e Flaws, mas já são uma da manhã e estou com muito sono. Talvez amanhã eu dê uma olhada nisso.

Bom, olhei aqui. Acho que Curiosity tem a ver. Eu vejo Lucille como alguém que não pode deixar uma pergunta sem resposta, que é algo diferente da mecânica desse Flaw, mas talvez possa chegar a um acordo com meu Storyteller imaginário. Pensei em Absent-Minded, mas talvez seja mais interessante pensar nisso como uma característica de roleplaying do que como uma desvantagem mecânica. Isso me dá dois pontos. Com um eu pego Concentration, representando o hiperfoco de Lucille quando começa a se concentrar em equações e o último ponto eu acho que vou pegar mais um nível de Willpower.


Lucille é uma mulher no final de seus 30 anos, de corpo esguio, cabelos castanhos claros compridos e lisos que ela tenta conter em um coque rebelde. Ela sempre aparece com uma camisa de motivação nerd, o que seria divertido de criar a cada sessão ou cena uma camisa diferente. Quase sempre de tênis bem confortáveis e calça cumprida.


Se eu fosse mestrar essa personagem, talvez trabalharia com seu player para equilibrar a visão acadêmica e as relações sociais de Lucille. Não sei se ela seria uma pessoa com dificuldades sociais ou as aborda como uma equação matemática, OU se ela é uma pessoa mais sociável fora da academia do que dentro. Talvez uma mistura dos dois.


Mais um personagem de World of Darkness terminado. Talvez eu aproveite que consegui os pdfs das edições de 20 anos de cada um dos cinco básicos e faça novos personagens por aqui.

__________________________________________--

Name: Lucille Riviére

Essence: Pattern

Nature: Architect

Demeanor: Visionary

Tradition: Order of Hermes


Attributes:

Physical: Strength 2, Dextery 2, Stamina 2

Social: Charisma 3, Manipulation 2, Apperance 3

Mental: Perception 2, Intelligence 4, Wits 4


Abilities:

Talents: Athletics 2, Awareness 1, Brawl 2, Dodge 1, Instruction 1, Intuition 1, Subterfuge 1.

Skills: Drive 1, Meditation 2, Research 2.

Knowledges: Computer 2, Cosmology 2, Enigmas 3, Investigation 1, Linguistics 1 (francês), Occult 1, Science 3


Advantages:

Backgrounds: Influence 1, Library 4, Mentor 2, Resources 2.

Spheres: Correspondence 3, Entropy 2, Forces 1.


Arete 4

Willpower 8

Quintecessence 4

Paradox 0


Merits: Concentration (1)

Flaws: Curiosity (-2)


Nenhum comentário: