quarta-feira, 26 de agosto de 2020

RPG - Chamado de Gathulhu - Zoiuda

 Jogo: The Call of Cathulhu/ O Chamado de Gathulhu

Autoria: Joel Sparks

Editora: Faster Monkey Games/ Pluma Press (Versão Brasileira)

Experiência: Só li o livro um da versão em português.

Livros usados: O livro um da versão em português.

Deuses antigos querem destruir a humanidade ou transformá-la em seus servos. Você conhece essa história? E se, dessa vez o destino da humanidade estivesse na mão não de investigadores humanos, mas de um grupo de gatas valentes? Essa é a proposta de O Chamado de Gathulhu, um RPG que traz uma versão dos mitos de Lovecraft onde os gatos são os grandes protetores da humanidade.

O jogo cai em uma espécie de terrir (uma mistura de terror com comédia) e tem um sistema bem simples que pode ser usado tanto para inserir novos jogadores ao hobby quanto para mestrar para crianças. Tudo se resume a dois dados de seis lados. Cada dado com um valor de três ou mais equivale a um sucesso, dependendo da situação as jogadoras podem suceder com um ou precisar de dois sucessos, em alguns casos nenhum sucesso é requerido, mas pode haver um custo.

Um detalhe interessante é que nada na ficha tem números. Gatos não se dão bem com matemática. Tanto que os dados do jogo possuem carinhas felizes ou tristes para indicar os sucessos. Assim você não precisa se preocupar com os números.

O jogo foi trazido para o Brasil pela Pluma Press e eu participei do financiamento coletivo. Confesso que meu maior motivador foram os dados com caras de gatinhos. Eu coleciono dados de RPG. Infelizmente os dados atrasaram (talvez porque esteja rolando uma pandemia? Possível.), mas os livros digitais já chegaram. Essa é a primeira personagem que farei para o sistema a fim de mestrar um oneshot para meu grupo em breve.

Primeiro Passo: Escolha um Papel. Seu papel define suas aptidões. No que sua gata é boa. Para esse projeto farei uma Tigresa Sonhadora chamada Zoiuda. As Tigresas Sonhadoras são vistas como dorminhocas, mas isso é porque elas estão sempre sondando o mundo dos sonhos atrás de ameaças contra seus humanos.

Passo Dois: Descrição. O próximo passo e descrever como é a minha gata. Para isso o jogo apresenta alguns parâmetros: Se é de Raça Pura ou Mista, a Cor do Pelo, se o Pelo é Longo ou Curto e a Cor dos Olhos. Teoricamente esses parâmetros podem servir como vantagens ou desvantagens narrativas durante o jogo. Vou ver se encontro algum gameplay no youtube para checar se isso procede na prática antes de mestrar esse jogo.

Para Zoiuda eu vou ficar com uma Raça Mista, até porque confesso não conhecer praticamente nada sobre raças de gatos. A Cor do Pelo eu escolho Tigrada (sabe aquelas gatas que tem um pelo acinzentado com listrinhas? É assim que se chama, né?) e de Pelo Curto. Por fim, ela tem grandes olhos âmbar que brilham no escuro.

Passo Três: História. Eu escolho primeiro se minha gata é Selvagem, Doméstica ou de Exposição. Cruzando esse dado com o Papel que já escolhi eu tenho acesso à algumas opções de história e personalidade e uma pequena habilidade narrativa. Zoiuda é uma Gata Doméstica e uma Tigresa Sonhadora, assim as opções de História são Preguiçosa e Mãe de Todos. Preguiçosa é a escolha óbvia, claro. O que me dá intuições a partir dos meus sonhos, mas me faz ser um tanto lenta.

Zoiuda é uma gata molenga que adora dormir ao sol. Enquanto dorme ela acumula informações que podem ajudar suas amigas gatas investigadoras a descobrir os planos dos Deuses Animais contra seus humanos. Normalmente ela fala (mia) devagar, como se tivesse todo o tempo do mundo. Se em algum momento ela ficar agitada ou acelerada pode ter certeza de que teve algum sonho terrível com um ataque dos Deuses Animais. Talvez com o próprio Grande Gathulhu.

_______________________________________---

Nome da Gata: Zoiuda

Papel: Tigresa Sonhadora

História: Zoiuda é uma Gata Doméstica Preguiçosa que adora se espreguiçar em raiozinho de sol. Ela escolheu sua humana a partir de um de seus sonhos, encontrando-a na rua poucos dias depois.

Descrição: Uma gata tigrada de pelos curtos com grandes olhos cor de âmbar que brilham no escuro.

Número de Vidas: Sete


Nenhum comentário: