quarta-feira, 23 de setembro de 2020

RPG - Tales From the Loop - Hanna Svensson.

Jogo: Tales From the Loop

Sistema: Year Zero

Autoria: Simon Stalenhag

Editora: Modiphius Entertainment / Galápagos Jogos (versão em Português)

Experiência: Ainda não coloquei na mesa. Pensando em mestrar a campanha proposto no livro.

Livros usados: Só o básico.

Tales From the Loop segue um modelo usado nos anos 80 e revitalizado pela série Stranger Things que hoje é chamado de Kids on Bikes (aliás existe um RPG com esse nome), no estilo de Goonies, Garotos Perdidos, Hocus Pocus e outros onde crianças e adolescentes resolvem mistérios e enfrentam forças malignas cruzando sua pequena cidade em bicicletas.

TFP tem dois diferenciais nesse estilo. Primeiro ele é um RPG de ficção científica, onde a maioria das contribuições desse gênero lidam com magia/sobrenatural. Segundo, como diz na capa esses são os anos 80 que nunca existiram, então é um passado alternativo onde robôs, ciborgues e veículos flutuantes existem e são comuns. Isso junto com Guerra nas Estrelas (a trilogia original) e De Volta para o Futuro passando no cinema.

O jogo traz dois possíveis cenários. Um na suécia (terra do autor) e um nos EUA. A ideia em ambos é uma cidade pequena onde foi construído um gigantesco acelerador de partículas subterrâneo (o Loop ou Aro do título) e, por causa dele, coisas estranhas começam a acontecer na cidade. É um jogo de mistério bem interessante.

O sistema é o Year Zero. O mesmo de Coriolis, Forbidden Lands, Alien e Mutant Year Zero (de onde vem o nome). Funciona com uma parada de d6s e é necessário ao menos um 6 para obter sucesso.

O livro traz 14 passos para a construção do personagem, mas como alguns passos são muito pequenos eu agreguei alguns abaixo. Vamos lá.

Passo Um: Escolha seu Tipo. Basicamente você escolhe um dos trocentos arquétipos de crianças e adolescentes nos filmes referidos acima. Eu quero montar uma personagem sueca, uma desportista, jogadora de hóquei, ela quer ser a nova líder do grupo agora que sua irmã está “velha demais para essas coisas de criança”. Eu escolho Jock como o Tipo dela. Dou uma olhada nas sugestões de nomes e Hanna se destaca. Então será esse. Depois eu procuro um sobrenome sueco que encaixe.

Passo Dois, Três e Quatro: Decida sua Idade, Distribua seus Atributos e Determine sua Sorte. Agora eu decido a idade de Hanna. Ela deve ter entre 10 e 15 anos. Acho que 14 encaixa bem. Ela tem dois anos antes de entrar no ensino médio e deixar os mistérios para as crianças (é uma forma de aposentadoria da personagem no sistema). Com isso eu tenho 14 pontos para distribuir nos quatro atributos: Body, Tech, Heart e Mind. Eu sei que eu quero Body e Heart altos, por isso já coloco 4 pontos em cada, o que me deixa 6 pontos para distribuir entre Tech e Mind. Mind vai ser 3, Tech 2 e o último ponto eu mando para Body ficar no máximo. Por fim eu anoto minha Sorte que é 15 menos a minha idade, ou seja, um. Isso significa que uma vez por sessão eu posso rerolar todos os dados de um teste. O sistema equilibra as crianças menores terem menos pontos com o fato delas terem mais Sorte.

Passo Cinco: Determine Suas Perícias. Eu agora tenho 10 pontos para distribuir nas perícias. Cada atributo tem 3 perícias associadas, o que dá um total de 12. Nas perícias chave do meu Tipo eu posso colocar até três pontos, nas outras apenas um. Deixa eu ver aqui. Eu vou colocar dois pontos em Force, Move e Contact que são minhas perícias chave. Os outros quatro vão para Sneak, Charm, Lead e Empathize.

Passo Seis, Sete, Oito e Nove: Escolha um Item Icônico, um Problema, uma Determinação e um Orgulho. Agora eu escolho uma série de elementos do meu personagem baseados em listas ou crio algo similar. Para o Item Icônico eu escolho o bastão de hockey, Hanna vai pra todo o lado com ele. Não gostei de nenhum dos Problemas da lista, mas pensei em um aqui que encaixa “Todo mundo me compara com minha irmã mais velha”, Hanna quer ser reconhecida por quem é, não mais como a irmãzinha da Camilla. Para Motivação (Drive): “É a coisa certa a fazer”. E para Orgulho (Pride): “Ninguém me chama de covarde!”. Ahhh... McFly...

Passo Dez: Defina Seus Relacionamentos. Esse passo envolve definir meus relacionamentos com os personagens dos outros jogadores. Como estou fazendo isso sozinho, acho que vou pular essa. Mas com certeza Hanna teria o personagem mais novo como um irmãozinho ou irmãzinha de consideração.

Opa! Agora que eu vi. Também tenho de escolher dois relacionamentos com NPCs. Vou usar os exemplos aqui e dizer que conheço a policial Ing-Marie Blankang por ter cruzado com ela um dia que ela alugou um barco no lago e uma colega do time de hóquei tem dormido mal por causa de estranhos pesadelos. Esses são ganchos para histórias que tem no livro básico.

Passo Onze e Doze: Selecione sua Âncora e seu Nome. A âncora de Hanna com certeza é sua irmã mais velha, Camilla.

Passo Treze e Quatorze: Escreva uma Descrição e Escolha Sua Música Favorita. Hanna Svensson tem 1,70m, ela espichou nos últimos meses e ainda não se acostumou com sua nova altura. O corpo dela é atlético coerente com quem pratica esportes de forma frequente. Ela tem longos cabelos castanhos claros que ela tenta manter presos em um rabo de cavalo e olhos castanhos. Ela frequentemente está vestida com seu uniforme do time de hoquéi da escola e carrega o seu taco de hóquei para todos os lados. A música favorita dela é “Girls Just Want To Have Fun” da Cindy Lauper, mas ela nunca dança na frente dos outros.

E está pronta. Ainda teriam mais dois passos na construção de personagem, mas esses envolvem decisões de grupo e, novamente, como eu estou sozinho nessa...

Se eu mestrar essa personagem (o que tem muita probabilidade de acontecer) eu vou coloca-la em situações de tomada de decisões e imagino outros jogadores questionando sua liderança. Seria interessante que eles a comparassem a Camila, como uma provocação a personagem. Acho que o caminho dela é encontrar sua própria forma de agir e liderar, sem se comparar a sua irmã.

_______________________________________---

Name: Hanna Svensson.

Type: Jock

Age: 14

Luck: 1

Drive: “É a coisa certa a fazer”

Anchor: Camila, sua irmã mais velha.

Problem:

Pride:

Música Favorita: Girls Just Want To Have Fun – Cindy Lauper

Body: 5

Tech: 2

Heart: 4

Mind: 3

Skills: Sneak 1, Force 2, Move 2, Tinker 0, Program 0, Calculate 0, Contact 2, Charm 1, Lead 1, Investigate 0, Comprehend 0, Empathize 1.

Iconic Item: Bastão de Hoquei.


Nenhum comentário: