sexta-feira, 18 de setembro de 2020

RPG - Savage Worlds - Bron Is Sonn

Jogo: Savage Worlds

Autoria: Shane Lacy Hensley

Editora: Pinnacle Entertainment Group/ Retropunk Publicações (Versão Brasileira).

Experiência: Eu li uma das últimas edições, mas não tive a oportunidade de colocar na mesa ainda.

Livros usados: O livro básico, Adventure Edition.

No meu primeiro contato com o sistema Savage Worlds eu senti uma semelhança com o sistema Deadlands, o qual eu só fiz um personagem nos anos 90 porque meu amigo que tinha o livro se desfez dele antes de chegar a mestrar qualquer coisa. Aí eu descobri que o mesmo designer de Deadlands é o designer de SW, aí fez muito sentido, inclusive o fato de Deadlands e seus derivados (Hell on Earth, Lost Colony, Weird Noir, etc) ser praticamente o cenário oficial de Savage Worlds.

Savage Worlds é um sistema que se propõe a ser simples, direto, rápido e voltado para jogos cheios de aventura, ação bem no estilo pulp. Ainda não coloquei na mesa para confirmar, mas pela leitura do livro básico e opiniões que eu já vi aqui e ali ele entrega o que promete.

Sem mais, vamos ao personagem.

Passou Um: Conceito. Assim como fiz com Fate Accelerated, Cypher, GURPS e Ad&d (e farei com outras edições de D&D), vou começar com um personagem básico em um cenário padrão de fantasia. Aliás, a primeira parte do conceito é checar se a ambientação tem quaisquer regras próprias, então acabo de cobrir isso. Como a maioria dos personagens que fiz para os sistemas acima foram humanos e um elfo, pretendo fazer um anão para esse personagem.

Bron nasceu nas montanhas do norte com um dom raro entre o seu povo, o dom da magia. O poder sobre o gelo e o frio é algo que desapareceu da linhagem dos isfjellfolk, os anões das montanhas geladas, então o nascimento de Bron foi visto como um sinal de que a guerra com os gigantes do gelo está para recomeçar. Desde pequeno Bron foi estimulado a desenvolver seus dons, mas o conhecimento dos antigos tomos de seu povo o levaram até um certo ponto e ele agora se prepara para viajar ao sul em busca de um mestre que o ajude a desenvolver sua magia. Ele espera conseguir poder suficiente para ser uma verdadeira diferença na guerra vindoura.

Passo Dois: Raça. Como eu disse acima, farei um Anão. Isso me dá Low Light Vision, Reduced Pace e Tough. Uma nota: gostaria muito que criassem um nome para a raça dos Anões que não fizesse referência a pessoas com nanismo, por imaginar ser bem desagardável para essas pessoas serem vistas como não-humanas. Bron se diz parte do povo da montanha de gelo (que é a tradução de isfjellfolk).

Passo Três: Hindrances. Agora é escolher minhas hindrances. Não sei como a retropunk traduziu isso, mas seriam minhas desvantagens. Eu posso pegar até 4 pontos aqui para serem usados em outros lugares. Eu ganho 2 pontos por Major Hindrance e 1 ponto por Minors. Deixa eu dar uma lida na lista aqui.

Eu gosto de Heroic e Loyal, Bron foi criado com a ideia de ser um herói para seu povo e acaba expandindo isso para ajudar outros em situações de necessidade. Isso pode ser interesasnte se ele estiver em uma posição onde encontre um gigante em apuros e tenha de lidar com seus preconceitos. Isso me dá 3 pontos. Eu ainda posso pegar mais um ponto e acho que Outsider pode encaixar, mas acho que vou deixar para pegar só se eu sentir necessidade desse ponto extra.

Passo Quatro: Atributos. Todos os atributos começam em d4 e eu tenho 5 pontos para distribuir entre os cinco atributos (Agility, Smarts, Spirit, Strength e Vigor). Cada ponto aumenta o atributo em um tipo de dado indo de d4 para d6, para d8, até d12. Pela minha raça eu já começo com Vigor em d6. Minha vontade inicial é distribuir para ficar com d6 em tudo e deixar só um em d8, mas acho que vou deixar Agility em d4 para representar que Bron é um pouco lento fisicamente e vou deixar Smarts (que eu vou precisar para magia) e Vigor em d8.

Passo Cinco: Perícias. Diferente dos atributos as perícias começam em 0, exceto o que eles chamam de pacote básico (Athletics, Common Knowledge, Notice, Persuasion e Stealth) que começam em d4. Eu tenho 12 pontos para distribuir aqui e nenhuma perícia pode ter um valor maior do que o atributo a que está conectada.

Um detalhe, diferente do que eu pensei originalmente e acontece em outros sistemas aqui você não soma seus atributos mais suas perícias para saber quais dados você rola. Atributos servem para quando alguém faz uma ação em você e perícias para quando você faz suas ações. É uma diferença que eu acho bem interessante.

Primeiro eu quero Spellcasting que vai sera minha perícia para fazer magias e já gasto 3 pontos para upar até d8. Outras perícias que me interessam são Academics, Battle, Fighting, Healing, Taunt, Persuasion. Vou coloca um em cada e mais um em Academics, Battle e Healing e fechei por aqui.

Passo Seis: Estatísticas Derivadas. Meu Pace é 5, meu Parry é 4 e minha Toughness é 6 mais quaisquer armaduras que eu resolva pegar.

Passo Sete: Edges. Edges são habilidades especiais do meu personagem e elas custam 2 daqueles pontos que eu peguei nas Hindrances lá em cima. Eu quero logo de cara Arcane Background (Magic) para poder fazer magia. Isso me dá 10 pontos de poder e eu posso escolher 3 poderes iniciais. Vou fazer logo isso.

Eu quero Burst, Entangle e Protection. Todas com um Trapping de Gelo. Eu ainda tenho um ponto de minhas Hindrances, mas não é suficiente para pegar outro Edge, a não ser que eu pegue o Outsider que citei acima. Acho que não vou fazer isso e vou gastar esse último ponto para aumentar uma perícia. Fico entre Battle e Healing e decido por tirar o ponto de Taunt que eu tinha colocado e aumentar as duas para d8. Ótimo.

Passo Oito: Equipamento. A parte mais chata de qualquer personagem. Eu tenho $500 para gastar. Eu vou pegar uma jaqueta e umas calças de couro por $120, um machado de mão por mais $100 e o resto eu gasto para comprar o “kit do aventureiro feliz” com, pelo menos, uns cinco kits de cura.

E Bron Is Soon está pronto para partir em sua jornada de conhecimento para descobrir se as profecias acerca de seu nascimento são verdadeiras ou não.

_______________________________________---

Name: Bron Is Sonn

Raça: Anão (isfjellfolk)

Atributos:

Agility: d4

Smarts: d8

Spirit: d6

Strength: d6

Vigor: d8

Perícias:

Athletics d4, Common Knowledge d4, Notice d4, Persuasion d6 e Stealth d4, Academics d6, Battle d8, Fighting d4, Healing d8, Spellcasting d8

Hindrances: Herócio e Leal.

Edges: Arcane Background (Magic)

Poderes: Burst, Entangle e Protection

Pontos de Poder: 10

Passo: 5

Aparar: 4

Toughness: 8(2)


Nenhum comentário: