quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

RPG - Night Witches - Svetlana "Lana" Ivanova

Jogo: Night Witches
Sistema: Powered by the Apocalypse (PbtA)
Autoria: Jason Morningstar
Editora: Bully Pulpit Games LLC
Experiência: Com PbtA, alguma. Com esse jogo em particular, nenhuma ainda, mas pretendo fazer ao menos um story-arc em breve.
Livros usados: O único que existe para esse sistema, mas talvez eu pegue A Guerra Não tem Rosto de Mulher para referências históricas e inspirações.

Durante a segunda guerra mundial, várias mulheres da União Soviética exigiram participar do conflito na linha de frente, lutando pela sua terra, pelo seu povo. Dentre estas, um grupo se destacou, o 588o Regimento de Bombardeios Noturnos, um esquadrão todo composto de mulheres pilotos. Formado pela Coronel Marina Raskova que tinha muita influência sobre Stalin, essas mulheres foram o terror dos alemães, voando em aviões de madeira desatualizados e subequipados (inclusive sem rádio ou paraquedas para reduzir o peso), lidando com o menosprezo de seus colegas e superiores, seus inimigos tinham um nome para elas, Nachthexen, as Bruxas da Noite.
Recomendo este vídeo para quem quiser conhecê-las: https://www.youtube.com/watch?v=lI3uwt8RU10
Nesse jogo você tem a oportunidade de mergulhar na vida e na luta dessas mulheres.

Para essa personagem vou me inspirar primeiro em Susan Ivanova, personagem interpretada por Claudia Christian em Babylon 5, a melhor série de ficção científica já feita. Talvez Svetlana Ivanova (minha personagem) seja uma espécie de ancestral? Por outro lado vou me basear em alguns dos relatos do livro A Guerra Não tem Rosto de Mulher, livro da historiadora bielorussa Svetlana Alexijevich. Esse livro é uma coleção de relatos que a autora reunião de mulheres que participaram na Primeira Guerra Patriótica (como os soviéticos chamavam a segunda guerra mundial). Eu não posso recomendar esse livro o suficiente, mas deixo o aviso que algumas histórias são bem pesadas.

Passo Um: Conceito. Minha Svetlana é uma típica garota de Leningrado dos anos 1930. Ela é independente, audaciosa e acredita que pode ir aonde quiser, para o bem do regime soviético e do povo de sua nação. Ela foi influenciada pela história de Marina Raskova e entrou em um de seus clubes de aviação para mulheres porque era um bom momento para as mulheres ganharem asas. Quando Hitler invadiu a URSS ela estava no primeiro grupo a se voluntariar para a linha de frente e seu histórico como pilota a fez ser encaminhada ao 588o Regimento de Bombardeio Noturno.
Estou pensando nessa personagem como alguém um pouco mais velha do que a média das Night Witches, talvez com 19 anos em 1941. Svetlana é uma mulher alta de cabelos negros geralmente em uma trança sobre seu ombro e olhos azuis profundos e obstinados. Vamos ver se ela continuará mantendo esse espírito nos próximos três anos.

Passo Dois: Nature e Role. Primeiro preciso escolher uma Natureza para Svetlana, o que significa escolher um playbook para ela. Nesse primeiro momento não faz muita diferença qual playbook eu escolha porque nesse jogo não começamos com nenhuma habilidade ou característica de nossos playbooks, o que eu pessoalmente considero uma falha de design, mas essa escolha dita os caminhos por onde essa personagem irá se desenvolver.
Lendo as opções eu sou logo capturado pela primeira, Hawk/Falcão. “Elas são caçadoras obsessivas que atacam sem aviso”. Perfeito para Svetlana.
Depois escolho um papel para ela e isso me dá bônus em alguns Moves e pode ser modificado conforme minha personagem se desenvolver. A escolha óbvia para Svetlana é Adventurer/Aventureira, eu nasci para voar, o que me dá um bônus quando eu for pousar um avião em situação de risco.

Passo Três: Rank e Stats. A patente de todas as personagens iniciais é Sargento, exceto uma que é escolhida como líder do esquadrão e começa como Tenente Júnior (Primeiro Tenente? Não sei ao certo qual seria a tradução aqui), mas eu vou me contentar com Sargento mesmo.
Agora eu escolho os meus Stats que são: Skill, Guts, Luck e Medals, sendo que eu automaticamente começo com Medal em 0 (eu ainda não fiz nada que mereça uma). Eu tenho duas opções de valores: +1/0/0 ou +2/0/-1. Estranho não ter uma opção +1/+1/-1). Opto pela segunda e coloco meu +2 em Skill (ela é uma grande piloto) e meu -1 em Luck (ela nunca contou muito com a sorte), o Guts 0 representa que ela é corajosa, mas não inconsequente e estou satisfeito com isso.
E é isso! Svetlana está pronta para se apresentar no Aeródromo Engels e começar a bombardear nazistas. 
Mas vamos dar um passo além.

Passo Quatro: Advancement. Uma opção que o livro traz, caso você vá jogar esse jogo em um oneshot ou em um evento (impressionado quão comum isso se tornou nos últimos anos) é de começar com seis avanços e na terceira locação, Pashkovskaya (eu tive de olhar o livro três vezes para escrever isso certo) já entre Março a Maio de 1943, ou seja a Grande Guerra Patriótica já está acontecendo faz dois anos. Vamos ver como Svetlana se saiu.
Vou gastar dois avanços em Added Responsability para torna-la tenente. Vou gastar mais dois avanços em Personal Growth o que me permite aumentar minha Skill para  +3 e minha Guts para +1, a Luck continua -1, ela continua não contando com a sorte. Um avanço vai para Honor and Pride o que me dá a medalha de valor e aumenta o meu Medals para +1. Com o último avanço estou na dúvida se pego um Move ou crio uma relação importante para ela. Se eu estivesse em um grupo, talvez pegasse a relação, como estou sozinho prefiro o move, então gasto com Harsh Lessons e Pego o Move de Hawk Suka que me dá um bônus de +1 quando ajo como um hooligan e me deixa marcada quando ajo como uma lady.
Imagino que nesses dois anos Svetlana endureceu como pessoa, ela voou com tantas mulheres incríveis e as viu morrerem em combate, incluindo sua maior inspiração a Coronel Marina Raskova (que morreu em 1942, historicamente). Isso criou um muro ao seu redor. Seu cabelo agora é cortado bem curto para não atrapalhar durante o voo. Eu também vou mudar o Role dela para Leader para representar essas mudanças.

E agora sim, está pronta. Gostei dessa proposta de fazer a mesma personagem em duas versões, inicial e avançada. Talvez eu repita isso em outros personagens.
___________________________________

Versão inicial abril/1941
Nome: Svetlana Ivanova
Idade: 18, quase 19.
Nature: Hawk
Role: Adventurer
Rank: Sargeant
Stats: Skill +2/ Guts 0/ Luck -1/ Medals 0

Versão avançada março/1943
Nome:
Svetlana Ivanova
Idade: 20, quase 21
Nature: Hawk
Role: Leader
Rank: Lieutenant
Stats: Skill +3/ Guts +1/ Luck -1/ Medals +1
Medal of Valor
Moves: Suka


Nenhum comentário: