quarta-feira, 27 de outubro de 2021

RPG - Uranium Chef - Makotoh

Jogo: Uranium Chef
Sistema: FATE Accelerated
Autoria: Dave Joria
Editora: Evil Hat Productions
Experiência: Mestrei a aventura pronta que vem no livro e quero mais. Foi minha primeira experiência mestrando FATE.
Livros usados: FATE Accelerated e o Uranium Chef.

Quem acompanha esse blog e mais especificamente esse pequeno projeto/exercício criativo já deve ter notado o quanto eu gosto de jogos que saem dos padrões clássicos de RPG. Uma coisa que vocês talvez não saibam é o quanto eu gosto de cozinhar e de programas de culinária, inclusive da “Maior Competição de Culinária do Mundotm”(deixo aqui para vocês tentarem adivinhar de qual eu estou falando, até porque não estão me pagando para fazer propaganda deles). Então quando eu esbarrei nesse RPG no site drivethrurpg é claro que eu peguei imediatamente.
Uranium Chef é uma paródia a programas de competição culinária com uma boa dose de ficção científica e humor. Os jogadores são competidores na Maior Competição de Culinária da Galáxia! Vindo de vários planetas, nebulosas, luas e asteroides. Trazendo os estilos culinários mais diversos e peculiares que a mente louca de jogadores de RPG são capazes de criar. Junto com a competição de culinária os jogadores terão de lidar com sabotagens dos seus oponentes (SIM, é um rpg competitivo!), ingredientes estranhos e técnicas de culinária interplanetárias (que tal cozinhar em gravidade zero? Ou usando cápsulas? Ou contra robôs assassinos?).
Então, vamos fazer o nosso cozinheiro.

Passo Um: Aspectos. Claro que eu preciso de um conceito, mas ele vai se formando junto com os Aspectos, que são a base e raiz do sistema FATE. A maior dificuldade é criar aspectos que podem tanto me ser positivos (me dando um bônus de +2 quando eu os ativar) quanto negativos (me dando pontos de FATE quando o mestre os ativar para me prejudicar).
Eu quero me inspirar em um Chef do mundo real e para esse personagem eu escolhi o Rodrigo Oliveira, chefe do Mocotó. Admiro como ele é calmo e tranquilo na preparação dos pratos. Meu personagem vai se chamar Makotoh em homenagem ao restaurante dele. Para brincar com essa calma vou transformá-lo em um bicho preguiça espacial gigante do tipo dos que aparecem em Zootopia. Então meu primeiro Aspecto é Preguiça Espacial Chef de Cozinha Tradicional do Nordeste da Galáxia e esse é meu Conceito Principal.
Para meu Aspecto Problema vou me manter na questão dele ser um Bicho Preguiça e colocar Devagar e Sempre para representar tanto a lentidão quanto a obstinação dele.
Meu terceiro Aspecto é minha Persona No Ar, ou seja, a cara que eu uso quando as câmeras estão ligadas.
Como não quero ficar me repetindo, acho que seria legal pensar em uma outra faceta para esse personagem. Para além do lado largadão e devagar acho que Makotoh pode ser um brincalhão, ou melhor, um Pregador de Peças Profissional. Não que chegue a ser maldoso, mas ele adora fazer uma brincadeira aqui e ali.
Os outros dois Aspectos são para construir ligações com os outros personagens, mas como sou só eu acho que vou deixá-los em aberto. A não ser que pinte uma boa ideia aí eu volto aqui.
Voltei! Acabo de me dar conta que nesse jogo não existe o Aspecto Problema. No lugar meu personagem teria um Aspecto Cenoura (Carrot no original) que representa a motivação para participar do Uranium Chef. Para Makotoh eu acho que seria legal algo como Eu Quero Divulgar Minha Culinária, pensei em colocar que ele queira ser famoso, mas acho que o fato de que ele está mais interessado que conheçam o tipo de comida que ele faz em vez de ser conhecido torna o Aspecto mais interessante.
Vou manter o Aspecto Problema porque gostei dele. Mas acho que não vou criar o quinto Aspecto porque seria o de conexão com outro personagem e não encaixa com esse projeto.

Próximo passo são as Abordagens. Os substitutos de perícias nesse jogo. Em Uranium Chef, diferente de no FATE Acelerado normal, existem dois grupos de Abordagens. Um para as ações gerais e outro para as ações culinárias. E em cada grupo a divisão é a mesma. +3, +2, +2, +1, +1 e 0.
Para o primeiro grupo de Abordagens eu vou colocar o +3 em Cuidadoso (que tem tudo a ver com o personagem), os +2 vão para Furtivo e Inteligente. Os +1 ficam com Agressivo e Chamativo e o 0 vai para Rápido, é claro!
Já no segundo grupo a distribuição vai ficar Ácido, Picante, Salgado, Amargo, Doce e Gelado, respectivamente.

Passo seguinte são as Façanhas. Em Uranium Chef existem dois tipos, os que dão um bônus de +2 em uma Abordagem (geral ou culinária) em uma determinada situação e os que dão algum tipo de imunidade. Eu tenho direito a três e já sei quais eu quero.
A primeira Façanha dele é Preparação Antecipada, com a qual sempre que Makotó usa Cuidadoso para criar um Aspecto de Preparação ele ganha um bônus de +2 porque ele gosta de fazer as coisas Devagar e Sempre.
A segunda Façanha dele é Peguei Você que dá um bônus de +2 quando Makotó usa Sorrateiro para criar um Aspecto de Sabotagem de uma forma que não gere dano ou consequências para ninguém.
Por fim eu quero uma Façanha de culinária. Olhando o livro eu vi um que eu gostei. Mestre das Marinadas que permite que eu use Ácido no lugar de Salgado quando eu crio um Aspecto de Prato Salgado. Posso fazer isso uma vez por cena ou disputa, depois do primeiro turno.

Eu poderia pegar mais algumas em troca de “Refreshs” (não lembro o nome traduzido agora e estou com preguiça de pesquisar), mas vou deixar assim.

Para finalizar é só anotar quantos Recargas (é, eu acabei olhando o nome traduzido) eu tenho e os pontos de dano e consequências e pronto!

_____________________________________________

Nome: Makotoh
Aspectos:
Conceito Principal
Preguiça Espacial Chef de Cozinha Tradicional do Nordeste da Galáxia
Cenoura
Eu Quero Divulgar Minha Culinária
Persona No Ar
Pregador de Peças Profissional
Outro Aspecto
Devagar e Sempre
Conexão
???

Abordagens de Realidade: Agressivo+1, Chamativo+1, Cuidadoso+3, Furtivo+2, Inteligente+2 e Rápido 0
Abordagens Culinárias: Ácido+3, Amargo+1, Doce+1, Gelado 0, Picante+2 e Salgado+2

Façanhas
Preparação Antecipada,
Peguei Você
Mestre das Marinadas

Recargas: 3
Condições:
Fugaz: Tenso [1] / Mexido [1]
Viscoso: Drenado [2] / Vencido [2]
Duradouro: Queimado [4] [4] / Fatiado [4] [4]

Nenhum comentário: