sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Fae's Anatomy - Dr. Buda (não aquele)


Jogo: Fae’s Anatomy – A Melodramatic Medical Mystery RPG
Autoria: Caleb Stokes
Editora: Hebanon Games
Experiência: Mestrei uma sessão online e quero mestrar outras.
Livros usados: Só o básico mesmo.

Quando eu falo que vivemos em um momento de ouro (ou mitril) do RPG são jogos assim que me vem a mente. Melodrama médico e fantasia, como um jogo que mistura essas duas coisas pode não ser bom!? Em Fae’s Anatomy os jogadores são provedores em um hospital que mistura magia, fadas, seres interdimensionais, viagem no tempo e o que mais brotar na imaginação do grupo.
Um dos jogadores atuará como o paciente, porque a proposta é que esse seja um jogo gm-less (a única coisa que eu acho que ele não consegue ser em sua proposta. O sistema é não aleatório baseado em uso de recursos para conseguir pistas e quando você fica sem recursos basta fazer uma cena de melodrama para recuperá-los.
Segundo o próprio autor, Fae’s Anatomy não é um jogo de investigação médica onde eventualmente teremos cenas melodramáticas. É um jogo de melodrama médico onde, por sorte, em algum momento, de algum jeito, curaremos alguém.
E é divertido pra k-7!
Com certeza colocarei na mesa outras vezes.

Mas, por ora, vamos fazer um provedor.

Passo Um: Sorteie Suas Especialidades. Essa é basicamente a única parte mecânica da criação de personagem. Eu recebo duas especialidades, uma super- e uma -natural. Para isso eu rolo 2d10 e comparo em duas tabelas. Se você estiver usando o aplicativo do site www.faesanatomy.com (o que eu recomendo) isso é sorteado automaticamente pelo sistema. Aqui vamos rolar os dados e ver no que dá.
Tirei um 7 e um 2. O que me dá um Psiquiatra Abençoado ou um Meio-Anestesiologista. Acho que vou com a primeira opção.
Ser um Psiquiatra me dá a habilidade de uma vez por jogo eliminar uma cena de Drama do Paciente (normalmente quando as coisas dão errado e nada anda) pelo Paciente realizando uma confissão emocionada que me dá uma pista para um diagnóstico.
Ser Abençoado me dá a habilidade de fazer outro jogador recuperar uma especialidade uma vez por jogo (efetivamente permitindo que este jogador a use duas vezes durante a sessão.

Passo Dois: Construa um Conceito. De posse das minhas Especialidades eu crio um conceito para meu personagem. Imagino ele como um Monge Iluminado, mas para torná-lo engraçado imagino ele também como um reclamão que está de saco cheio dos pequenos problemas humanos e louco para voltar para casa no final do turno e mergulhar em sua piscina de ouro celestial ou coisa do tipo. As cenas de melodrama dele poderiam envolver ele resistindo à tentações “mundanas”, ou se entregando totalmente mostrando que não está tão iluminado assim. O nome dele é Dr. Buda, sem nenhum parentesco envolvido (e ele pode se estressar se alguém apontar alguma “semelhança”) rs

Passo Três: Estabeleça Conexões. Eu escolho quem são o Crush, o Bestee e o Rival do meu personagem. Normalmente isso envolveria os outros personagens do grupo para estabelecer as relações do meu personagem com os deles e vice-versa. Como sou apenas eu, poderia pular essa parte, mas como esse post vai ficar curtinho desse jeito vou criar uns personagens para o Dr. Buda se relacionar.
Meu Crush é a Dra Orochi, uma Oni que trabalha como cirurgiã no hospital. Eu sei que é errado, mas algo nos tentáculos dela me atraem.
Meu Bestee é o interno Chico. Ele me lembra de mim mesmo em minha juventude como um escolhido para cuidar dos doentes e aliviar o sofrimento alheio. Pena que o tempo acaba por destruir esses sonhos, não é mesmo?
Meu Rival é a Dra Anjélica. Só porque ela é uma Seraphin especialista em diagnóstico, ela pensa que é mais iluminada do que eu? Absurdo! Não há ser mais iluminado, generoso e modesto nesse hospital do que a minha pessoa. Eu vou mostrar a ela, nem que eu o paciente tenha de morrer enquanto eu tento.

E é isso! Dr. Buda está pronto para abençoar as mentes de seus pacientes em busca de uma cura.
____________________________________________________

Dr. Buda (Not That One)

Specialties:
Blessed
Psychiatrist

Crush: Dr Orochi
Bestee: Chico
Rival: Dr Anjélica

Nenhum comentário: