quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Rokugan d20 - Kakita Sakura


Jogo: Rokugan d20
Sistema: Dungeons & Dragons 3.5/ d20system
Autoria: Rich Wulf, Shawn Carman & Seth Mason.
Editora: Wizards of the Coast. Não sei se houve uma versão em português.
Experiência: Com a ambientação, muita. Com essa versão, praticamente nenhuma. Só li lá nos anos 2000, mas nunca cheguei a mestrar ou jogar já que preferia o sistema original do cenário.
Livros usados: O Player’s Handbook da terceira edição, o oriental adventures dessa edição e o próprio Rokugan Campaigh Setting.

Voltamos a Rokugan, mas agora com uma cara nova. Para quem não sabe, Legend of the Five Rings originalmente era um card game cujos campeonatos iam moldando a história do cenário. Nos anos 2000, no auge do D&D 3a edição, a Wizards of the Coast comprou os direitos do cardgame e, em conseguinte, do cenário. Foi uma época em que Rokugan ficou entulhado de magia e itens mágicos. Por quê? Porque Rokugan passou a ser o cenário oficial do “Oriental Adventures” do D&D, no lugar de Kara-Tur.
O interessante é que o RPG de L5R continuou nas mãos da AEG, que estava na sua 3a edição também. Os suplementos que saíram nessa época eram adaptados nos dois sistemas.

Então, mais uma vez, vamos criar um samurai.

Passo Zero: Conceito. Apesar de em D&D não funcionar criar conceitos antes de sortear ou montar os atributos básicos, vou seguir com meus modelos tradicionais porque já tenho algumas ideias para essa personagem. Estava entre fazer uma shugenja e uma courtier, mas vou optar pela segunda opção porque gosto de como adaptaram essa classe para o Rokugan d20. Foi a melhor versão de uma classe social para D&D que eu já vi.

Passo Um: Atributos Básicos. Bom, vamos rolar 4d6, ignorar o mais baixo seis vezes: 13, 16, 12, 14, 11, 14, bem mediano. Carisma é o atributo principal, então fica com o meu 16. Sabedoria e Inteligência são igualmente importantes como atributos secundários, então recebem os dois 14s. Deixo o 13 para Destreza, o 13 para Constituição e o 11 fica com Força que é o atributo menos útil para a personagem que estou criando.

Passo Dois: “Raça”. Coloquei entre aspas porque, apesar de haverem duas raças não-humanas em Rokugan, os Naga e os Nezumi, o grande foco do jogo é nos humanos, seus clãs e famílias. Já fiz um Leão, uma Phoenix e um Caranguejo. Dessa vez quero fazer uma Garça (e, sim, eu sei que a tradução oficial de Crane é Grou, mas eu já usava Garça lá em 1998 e acho mais temática essa tradução). O caminho óbvio seria fazer da família Doji, mas quero ver minhas opções...Acho que vou fazer uma Kakita… Kakita Sakura, porque ela sempre foi vista como um ser delicado como a flor de cerejeira. Isso me dá a opção de escolher entre samurai e courtier como minha classe preferida, escolho a segunda. Também começo com 3 de Honra, adiciono Perform como uma perícia de classe e escolho a segunda opção de equipamento inicial que me dá uma roupa da realeza e 150 koku (que é dinheiro para um K-Raio!).

Passo Três: Classe. Essa ambientação tem várias classes novas legais. Como disse antes, minha escolha é o Courtier. No primeiro nível eu tenho 6 hps, 40 pontos de perícia, proficiência com todas as armas simples e com a wakizashi, mas não sou proficiente com armaduras ou escudos. Eu começo também com as habilidades Wealth, que me dá mais 150 koku (50 x meu modificador de Carisma), grana que eu só posso gastar para ajudar meu clã; Recebo também Style and Grace que me dá um bônus de competência de +4 em todos os testes de perícias relacionadas à Carisma em interações sociais (ou seja, eu sou um monstro nessa área); e Talent, que aumentar qualquer Skill Focus que eu pegue para perícias baseadas em Carisma, Sabedoria ou Inteligência de +2 para +4.
Estou pensando se aumento o nível dessa personagem para 4 a fim de pegar umas habilidades especiais legais, mas vou deixar pra decidir isso no final.

Passo Quatro: Perícias. Como eu disse eu tenho 40 pontos para distribuir em perícias. Deixa eu ver a minha lista de perícias de classe pra ver quais me interessam: Bluff (Cha), Diplomacy (Cha), Gather Information (Cha), Knowledge (Etiquete) (Int), Knowledge (Nobility and Royalty) (Int), Listen (Wis), Perform (Cha), Read Lips (Int), Sense Motive (Wis), Tea Ceremony (Wis). Dez Perícias. Coloco 4 pontos (o máximo mesmo) em cada uma e pronto.

Passo Cinco: Feats. Eu começo com dois feats (um por ser humano) e vários dos feats aqui são adaptações das técnicas e/ou vantagens do L5R RPG. Eu gostaria de pegar ao menos um Skill Focus para poder me beneficiar do meu Talent. Também estou considerando se pego Void Use.
É! Vou de Void Use mesmo. No Oriental Adventures dessa edição esse feat substitui o feat racial dos humanos, inclusive. E como meu feat de nível 1, vou de Skill Focus em Diplomacy mesmo.

Passo Seis: Equipamento. Vou ficar só com o basic outfit com minha vestimenta real e meu 150 koku. Possivelmente outro jogador seria meu yojimbo (guarda-costas).

Passo Sete: Passos Finais. Eu começo com Honor 3 e escolho meu alinhamento. Acho que Neutral Good seria o melhor. Sakura é uma jovem que tenta ajudar os outros, mas coloca seu clã acima de todas as outras escolhas.

Acho que é isso.

Sakura está pronta para trilhar suas batalhas não no fio da espada, mas na corte onde vidas são decididas.

____________________________________________________

Kakita Sakura
Human (Crane Clan)
Courtier 1

Str: 11 (0)
Dex: 13 (+1)
Cons: 13 (+1)
Int: 14 (+2)
Wis: 14 (+2)
Cha: 16 (+3)

Skills: Bluff (Cha) 7, Diplomacy (Cha) 11, Gather Information (Cha) 7, Knowledge (Etiquete) (Int) 6, Knowledge (Nobility and Royalty) (Int) 6, Listen (Wis) 6, Perform (Cha) 7, Read Lips (Int) 6, Sense Motive (Wis) 6, Tea Ceremony (Wis) 6.

Feats: Void Use, Skill Focus (Diplomacy)

Special Abilities: Wealth, Style & Grace, Talent

Equipment: Royal Vestiment e 300 koku.




Nenhum comentário: