quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Kid-Thulhu - Christina Shepherd


Jogo: Kid-Thulhu
Sistema: Call of Cthulhu
Autoria: Kevin A. Ross
Editora: Chaosium
Experiência: Eu li a aventura que vem com essa versão do sistema e pretendo mestrá-la.
Livros usados: The Dare, uma aventura para Call of Cthulhu onde essa adaptação foi colocada.

Call of Cthulhu é um dos RPGs mais famosos do mundo, ainda mais no gênero terror. Entretanto eu tive uma experiência muito ruim nos anos 90 com esse jogo e nunca mais quis jogá-lo, até colocar as mãos nessa aventura. Eu peguei o quickstart da sétima edição do CoC então conto essa história quando for fazer um personagem pra ele. Aqui vamos focar nessa aventura que eu citei em “livros usados”.
The Dare é uma aventura antiga de CoC que foi recentemente adaptada para a edição mais recente. Ela gira ao redor de crianças dos anos 80 tentando cumprir uma aposta, ou um desafio (the dare do título) de passar a noite em uma casa mal assombrada. Dentro do livro da aventura existe uma versão simplificada do sistema voltada para a criação de personagens para a aventura.

Então, vamos fazer uma criança bisbilhoteira.

Passo Um: Profissão. No Call of Cthulhu normal aqui eu escolheria uma profissão que me daria vantagens para comprar certas habilidades. Nessa versão só há a opção “kid” e a lista de habilidades é adaptada para isso. Algumas das adaptações são geniais, inclusive.

Passo Dois: Fantasia de Halloween. Não é um passo normal, mas para essa aventura eu preciso pensar na fantasia da minha criança. Acho que é um bom momento para pensar no conceito dela também. Eu quero fazer uma menina, mas uma menina grandona que muita gente zoa na escola e acaba se tornando rebelde. Sim, a ideia é brincar com clichês dos anos 80. No fundo acho que ela tem um bom coração. Ela aceitou sair para pegar doces com essas crianças dizendo que senão elas poderiam se perder ou ameaçando roubar os doces delas, mas, no fundo, ela quer ser aceita. Agora é pensar em um nome e na fantasia. Acho que ela estaria fantasiada de Jason, com uma máscara e um bastão de hockey. O nome dela é Christina Shepherd, em homenagem a uma personagem dos filmes Sexta Feira 13. Mas acho que só sua mãe a chama assim, para os outros, ela é apenas Tina.

Passo Três: Estatísticas (Atributos, mas fala diferente). Os atributos, digo, estatísticas desse jogo são roladas. E, ao menos nessa versão, cada estatística tem sua própria fórmula para rolar e calcular. Imagino que seja por ser um personagem criança.
Deixa eu pegar uns dados.
Educação (EDU) é (1d4-2) +6 x5…sério!? Eu rolo 1d4 e tenho um 3. O que me dá EDU 35.
Força (STR) e Tamanho (SIZ) usam a mesma fórmula: 1d6+6 x5. Tirei 2 e 3. Queria um valor mais alto para essa personagem, droga. Tenho 40 e 45. O livro não fala se tenho de deixar na ordem ou posso selecionar, mas acho que vou deixar STR 40 e SIZ 45 mesmo.
Para Aparência (APP) e Constituição(CON) a fórmula é 2d6+3 x6. Consigo 6 e 5. Putz! Estou rolando bem mal. Dessa vez vou inverter e deixar APP 48 e CON 54.
Inteligência (INT), Destreza (DEX), Poder (POW) e Sorte (LUCK) são apenas 3d6 x5. Meus resultados são: 8, 10, 17 e 10. Acho que vou colocar o 17 em Sorte, os 10s vão para Inteligência e Destreza, o que deixa o 8 para Poder. Não vejo Tina como alguém muito ligada ao oculto de qualquer forma. Isso me deixa com INT 50, DEX 50, POW 40 e LUCK 85 Iwow!).
Meus pontos de magia são meu POW divididos por cinco, ou seja, os 8 que eu tinha rolado.
Pontos de vida SIZ+CON, o que dá 99. Nada mal.
Sanidade é igual à POW, 40. Essa eu não esperava. Mas faz sentido que a pessoa vestida de Jason seja a mais propensa do grupo a ter um surto homicida, né!?

Passo Quatro: Perícias. Em vez de distribuir uma cacetada de pontos, eu apenas escolho algumas perícias de uma forma parecida com a ladeira de FATE. Uma em 80, duas em 60, três em 40 e quatro em 20.
O sistema é d100 e você rola abaixo do nível da perícia para ter sucesso. Se for um teste difícil você precisa tirar a metade do nível naquela perícia e se rolar abaixo de um quinto do valor você consegue um Extremo que é um sucesso melhorado ou crítico.
A lista de perícias é genial. Temos várias perícias comuns, mas com nomes adaptados para crianças. Por exemplo, em vez de Atletismo tempos Gym Class/ Aula de Educação Física, em vez de ocultismo tempos Spooky Stuff/ Coisas Assustadoras. Como eu disse, genial.
Tina com certeza tem um nível alto em Educação Física, mas não vejo ela como uma “jock”, então não é essa que vai ganhar 80. Acho que acima de tudo ela é uma encrenqueira. Então Fighting/ Luta, ganha esse. Gym Classe/ Educação Física e Dodge/ Esquiva ganham os dois 60.
Acho que Fix Things/ Consertar Coisas, Playing With Matches/ Brincar com Fóstoros, Be Bossy/ Ser Mandona são bons para receber os 40s. Tina gosta de consertar coisas e destruir coisas. Ela também é intimidante, as vezes até sem querer.
Be Sneaky/ Ser Furtiva, Notice Stuff/ Perceber Coisas, Reading, Writing and Arithmetic/ Ler, Escrever e Aritmética e Taunt/ Provocar ficam com os 20s e fechou.

Passo Cinco: Equipamento. O livro diz que qualquer coisa razoável para meu personagem ter aprovada pelo meu Keeper (o mestre desse jogo) eu posso ter. Converso com meu mestre imaginário e decidimos que Tina pode ter um taco de hockey e um maço de cigarros e um esqueiro (algo que ela começou a fazer para parecer “cool”).

E é isso!

Tina está pronta para passar a noite nessa casa assombrada e provar que ela não é uma covarde. Custe o que custar.
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Tina Shepherd
Profession: Kid
Costume: Jason

Statistics:
EDU 35, STR 40, SIZ 45, APP 48, CON 54, INT 50, DEX 50, POW 40, LUCK 85
Magic Points 8
Hit Points 99
Sanity 40

Skills:
Fighting 80
Gym Class 60
Dodge 60
Fix Things 40
Playing With Matches 40
Be Bossy 40
Be Sneaky 20
Notice Stuff 20
Reading, Writing and Arithmetic 20

Equipment: hockey stick, cigars, lighter.

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