quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Glitter Hearts - David Ferreiro/Metallia


Jogo: Glitter Hearts – O RPG de Pessoas Heróicas Mágicas e Transformações
Autoria: Greg Leatherman
Editora: Leatherman Games, estou usando a versão brasileira da Editora Chá.
Experiência: Li o livro apenas.
Livros usados: Só o basico.

Glitter Hearts é um RPG sobre pessoas heróicas que se transformam. Ao menos esse é o seu subtítulo. Na verdade a proposta é um jogo para pesonagens estilo Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Super Sentais em geral. Na prática, o sistema é o que alguns designers chamam de um “PbtA de primeira geração” que tenta abarcar muita coisa de uma vez, se tornando quase que um sistema de super-heróis.
Dito isso, é um bom sistema de superpoderes e quem acompanha o projetos sabe que eu adoro um sistema de supers.

Por isso, vamos fazer uma pessoa heróica.

Passo Zero: Conceito. Isso não está na lista de criação de personagem do livro, mas eu sempre gosto de começar por isso. Como um dos focos de Glitter Hearts são dramas adolescentes e, principalmente, histórias LGBTQIAP+ pensei em fazer um personagem que muda de gênero quando se transforma e precisa lidar com essa mudança de gênero e a construção de sua própria identidade. Estou pensando em um cara popular que esconde seu lado mais feminino que se revela quando se transforma em uma heroína. Seu nome é David Ferreiro e seu nome heroico é Metallia, isso por conta de algumas reflexões que já fiz sobre esse personagem.

Passo Um: Personalidade Diária. Na lista do livro, essas são as quatro primeiras escolhas que lidam com a forma do personagem no seu dia a dia. No caso de David, ele é um desportista, um atleta, o típico “menino popular”. Então, Atleta entra como sua Personalidade Diária, o que lhe dá Físico +2 e Místico -1. Eu tenho um +1 para colocar em qualquer atributo e acho que vai para Emocional por ser o atributo mais ligado às relações sociais. Por fim, eu escolho um movimento dessa personalidade e acho que vou pegar Capitã do Time que me dá um bônus de +1 quando ajo primeiro e tem tudo a ver com a personalidade de David.

Passo Dois: Personalidade Heróica. Agora é a hora de criar Metallia, a personagem heróica quando David se transforma. Tanto em uma forma como na outra, ela é uma pessoa alta. David é um jogador de basquete. A imagem da Sailor Júpiter é a que mais se aproxima da que penso para essa personagem. A personalidade heróica para ela é a Defensora. Metallia está sempre a frente para proteger os outros, principalmente suas amigas. Tem alguns movimentos dessa personalidade que me interessam, mas acho que vou ficar com “Eu Vou Salvar Você” que representa a velocidade de Metallia em se colocar ao lado de alguém para protegê-la.

Passo Três: Conexão Mística. Agora eu escolho a conexão mística dessa personagem. Isso normalmente envolve uma conexão com um elemento ou com um sentimento. Pensei em pegar Confiança, mas acho que a confiança que tanto David quanto Metallia demonstram não é totalmente verdadeira. Por dentro elu morre de medo de falhar e de deixar as pessoas que ama na mão. Então acho que vou ficar com uma conexão com Metal e para meu movimento vou pegar Escudos que permite a elu criar escudos em qualquer lugar, ajudando mais ainda a proteger os outros.

Passo Quatro: Toques Finais. Os Pontos de Vida são 12 e estabeleceria aqui uma relação com outra personagem, mas como sou só eu vou parar por aqui.

E é isso. David e Metallia terão de se entender para encarar as forças do mal.
_____________________________________________________
David Ferreiro / Metallia

Personalidade Diária: Atleta
Personalidade Heróica: Defensora
Conexão Mística: Metal

Físico +2, Emocional +1, Mental 0, Persona 0, Místico -1

Movimentos:
- Capitã do Time
- Eu Vou Salvar Você
- Escudos

Pontos de Vida 12

Nenhum comentário: