quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Kindred of the East - Kaede Matsumoto

Jogo: Kindred of the East – A Sourcebook for Vampire: The Masquerade
Autoria: Robert Hatch (org.)
Editora: White Wolf Publishing, se não me engano houve uma versão em portguguês da Devir nos anos 90 chamada Vampiros do Oriente.
Experiência: Joguei duas mini-campanhas no final dos anos 90 que não foram pra frente, infelizmente. Faz anos que não pego esse livro, então muita coisa não lembro direito, mas vamos lá.
Livros usados: O básico, que é meio que um suplemento de V:tM, meio o básico de uma nova linha.

Em 1998, a White Wolf lançou o Ano da Lotus, a ideia era lançar um suplemento para cada uma de suas linhas do Mundo das Trevas ambientada no oriente. Acho que o único jogo que não ganhou um livro desse evento foi Mage. Werewolf ganhou o livro dos Hengeyokai, Wraith ganhou o Reino de Jade (que é muito bom, diga-se de passagem), Changeling ganhou o Livro dos Mil Sonhos e até os Caçadores ganharam um livro próprio do qual eu não me recordo o nome.
Kindred of the East é o livro que fala dos vampiros orientais. Eles possuem uma mitologia própria e várias mecânicas próprias. Aqui os vampiros são possuídos pelos Kuei, espíritos famintos por chi. Não vou entrar muito fundo na mitologia primeiro porque é enorme, segundo porque não lembro de tudo. Só sei que eles são meio que o primeiro gancho para o fim do Mundo das Trevas e a invasão deles a São Francisco ainda é considerada canônica mesmo na atual quinta edição.

Dito isso, vamos fazer um Kuei-jin.

Passo Um: Conceito. Lembro que na primeira vez que joguei isso eu fiz um cara meio ninja, meio yakuza. Minha dúvida é se repito o personagem ou faço algo novo. Talvez um monge? Um samurai? Lembrando que meu personagem só foi transformado a pouco tempo, vamos pensar em algo mais atual… já sei. Kaede Matsumoto é uma jovem historiadora especializada na era meiji que defende que a ocidentalização do Japão no século XIX abriu as portas para o Nacionalismo Showa (o Fascismo Japonês na segunda guerra mundial) e para o que ele considera a deterioração da sociedade japonesa como um todo. Suas ideias, apesar de ridicularizadas na academia, acabaram atraindo a atenção de um kuei-jin mais tradicionalista que o levou a participar do ritual para o segundo fôlego (kuei-jins não são abraçados como os vampiros ocidentais).
Ok, agora eu escolho meu Balance, Direction, Dharma, Nature, Demeanor e P’o Archetype. Eu não lembro para que metade dessas coisas serve, mas vamos lá.
Balance basicamente dita se eu tenho mais energia Yin (como um ser das trevas), Yang (pulsando vida) ou se tendo ao Equilíbrio entre ambos. Acho que Kaede seria ou Yin ou Equilíbrio, por enquanto vou deixar como Equilíbrio até descobrir se isso tem alguma influência mecânica.
Direction parece ser algo mais de roleplay, acho que Kaede tente mais a ter a direção Norte, focado em manter as tradições e interpretar as leis. Vejo ele se tornando algo como um investigador nas cortes dos kuei-jin.
Dharma é o equivalente aos clãs e sei que vai influenciar minha escolha de Disciplinas. Meu personagem antigo era do Uivo do Tigre Demônio, mas acho que Kaede tem mais semelhança com O Caminho da Garça Resplandescente por forcar no Hun, um aspecto mais voltado para o pensamento analítico e filosófico.
Para a Natureza estou entre Juiz ou Burocrata. Acho que o segundo tem mais a ver e Diretor como Comportamento.
O Arquétipo do P’O é meio que uma personalidade da minha Besta. Algo que eles puxaram claramente de Wraith e eu acho bem legal a ideia. Da lista aqui acho que o P’o (o espírito mais basal, primal e animalesco) de Kaede acho que seria o Tolo (The Fool). Ele tenta convencê-lo a seguir o caminho mais fácil e menos tradicional, com menos regras e mais diversão.
Hummm… pensando melhor, vejo Kaede como alguém muito focada em regras e tradições. Então acho que o Mentiroso (The Deceiver) seria um P’O melhor para ela. Tentando-a para resolver as coisas com mentiras e provocando-a quando ela distorcesse a verdade para conseguir o que quer.

Passo Dois: Atributos. Físico é terciário, certamente. Acho que vou colocar Social como primário e Mental como secundário.
No Social, vou colocar dois em cada um e o último em Manipulação. Ficando com Carisma 3, Manipulação 4 e Aparência 3.
No Mental, vão dois para Percepção e Inteligência e o último para Raciocínio. Total: Percepção 3, Inteligência 3, Raciocínio 2.
No Físico, acho que vou distribuir igualmente e pronto. Força 2, Destreza 2 e Vigor 2.

Passo Três: Habilidades. Conhecimentos seria o mais óbvio, mas olhando para a lista de habilidades, acho que Talentos são mais importantes para Kaede em sua nova vida. Conhecimentos ficam como secundários e Perícias como terciários.
Talents: Alertnes 3, Athletics 2, Dodge 1, Empathy 3, Intimidation 2, Subterfuge 2.
Skills: Etiquette 3, Stealth 2.
Knowledges: Investigation 3, Politics 3, e vou pegar History que não está na lista em 3 também.

Passo Quatro: Vantagens. Primeiro vou distribuir meus quatro pontos em Chi igualmente ficando tanto com Yang quanto Yin em 3.
Faz sentido Kaede ter alguns pontos em Rites, mas eu não coloquei pontos na habilidade Rituals. Acho que vou diminuir o nível de Politics e History para 2 e pegar Rituals 2. Com isso, vou colocar 3 pontos em Rites, o que vai me dar rituais que somem três níveis e os outros dois pontos vão para Mentor. Imagino que Kaede esteja sob a proteção de um antigo daimyo que viu nela como uma pedra a ser lapidada.
Quanto as Disciplinas, tenho três pontos sendo que um tem de ser em uma Demon Art. Não acho que Demon Shintai tem a ver com ela, então minha Demon Art é Black Wind que é uma versão melhorada de Celerity. Os outros dois pontos vão para Obligation que dão a ela poder de ler informações e influenciar o Hun dos seus oponentes.

Passo Cinco: Toques Finais. Hun começa em um, P’o em três, Willpower é igual ao Hun, Chi iguais às virtudes, ou seja, três em cada Dharma em um.
Eu tenho 15 “freebie points” para customizar o personagem. Sendo que eu tenho de aumentar meu Willpower para cinco de alguma forma… se é obrigatório porque isso não está no design da construção do personagem?
Então vou aumentar o Hun para três para ao menos igualar com o P’o. Custa seis pontos. Outros dois pontos para aumentar Willpower de três para cinco.
Isso me deixa com sete pontos.
Acho que vou gastar seis para pegar dois níveis de Martial Arts e o último ponto vai para Mentor aumentando para três.

Imagino Kaede como uma mulher japonesa com longos cabelos negros sempre amarrados em um arranjo bem tradicional inclusive com duas hastes (que podem ser as armas dela). Ela sempre se veste de forma tradicional ou com um taileur cinzento em situações que tem de lidar com pessoas do mundo “moderno”.

Ela está pronta para negociar e investigar crimes nos domínios de seu daimyo.
________________________________________________
Kaede Matsumoto
Dharma: Resplandescent Crane.
Nature: Bureaucrat
Demeanor: Director
Balance: Balanced
Direction: North

Attributes:
Physical: Strength 2, Dextery 2, Stamina 2.
Social: Charisma 3, Manipulation 4, Appearance 3
Mental: Perception 3, Intelligence 3, Wits 2

Abilities:
Talents: Alertnes 3, Athletics 2, Dodge 1, Empathy 3, Intimidation 2, Subterfuge 2.
Skills: Etiquette 3, Martial Arts 2, Stealth 2.
Knowledges: Investigation 3, Politics 2, History 2, Rites 2.

Backgrounds: Mentor 3, Rituals 3
Virtues: Yang 3, Yin 3
Disciplines: Black Wind 1, Obligation 2

Hun 3
P’o 3
Willpower 6
Yang Chi 3
Yin Chi 3
Dharma (Resplandescent Crane) 1

Nenhum comentário: