quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Amusing Genetic Copies - Pequeno Abe


Jogo: Amusing Genetic Copies
Autoria: Aaron Lim
Editora: Autopublicação, pode ser encontrado em ehronlime.ithc.io/amusing-genetic-copies
Experiência: Nenhuma. Nem lembro como acabei pegando esse jogo.
Livros usados: Só o “panfleto” básico. Não sei se existe alguma “expansão”.

Amusing Genetic Copies é um RPG de uma página onde os jogadores são clones adolescentes de figuras históricas que foram colocados em um colégio pelo Conselho Escolar Sombrio (SSB no original) por algum motivo desconhecido.
Eu superconsigo imaginar esse jogo com um grupo de clones de ex-presidentes e figuras importantes da história americana com o intuito de influenciar os americanos. Vou fazer esse personagem com essa premissa.

Vamos fazer um clone adolescente.

Passo Um: Escolha uma Figura Histórica. Seguindo a premissa que eu pus ali em cima, meu personagem é um clone de Abraham Lincoln.

Passo Dois: Expectativas. Agora eu deveria perguntar à Escola (representada pelo mestre) quais são as expectativas dela baseado nas conquistas e reputação da pessoa a quem eu fui clonado. Como sou só eu, vou dizer que a Escola espera que eu seja um líder e um apaziguador (tudo que eu imagino meu personagem não sendo).

Passo Três: Diferença. Eu escolho uma diferença chave do meu personagem com o Original de quem eu fui clonado. Penso em duas. Licoln era um homem alto. Se não me engano ele tinha mais de um metro e oitenta. Meu personagem seria baixinho com menos de um metro e sessenta. Por isso teria o apelido de Pequeno Abe.
A outra diferença é que Abe não seria tão honesto quanto seu Original era famoso ser. Mas até aí pode ter sido reputação enganosa, né!?

Passo Quatro: Atributos. Eu agora perguntaria a um colega clone para me dar notas de 1 a 10 para cada um dos quatro atributos do jogo. Realmente não gostei dessa mecânica. Porque é muito fácil imaginar um grupo que dê dez para tudo uns para os outros e eles nunca falhariam (o sistema rola 1d10 e tem de tirar menos que o atributo).
Mas vamos dar umas notas para Abe.
Loving eu acho que seria baixo, mas não muito baixo. Acho que vou dar um cinco. Ele não é atraente, mas consegue se dar bem com a maioria das pessoas.
Learning acho que seria um sete ou oito. Vou deixar sete. Ele é bom nos estudos, mas não é um “nerd”.
Sharing acho que vai ser o atributo mais alto dele. Isso mede a capacidade de trabalhar com os outros e inspirá-los. Acho que Abe é mais líder do que imagina. Fica com oito.
Judging acho que fica com sete também. Ele é bom em analisar pessoas e situações, mas não bom demais.

Passo Cinco: Aparência e Relações. Agora eu descrevo a aparência, o estilo e o relacionamento com outro clone. Não sei porquê, mas imaginei esse personagem com a cara do Tobey McGuire quando ele fez o Peter Parker Emo em Homem-Aranha 3. Então, Abe é baixinho, com um cabelo preto escorrido (emo) e anda meio curvado o que faz ele parecer ainda mais baixinho. A voz dele é baixa e rouca, exceto quando ele toma a liderança que é quando essa voz rouca se torna profunda e impostada. Pode ser um desenvolvimento interessante do personagem.
Eu teria de descrever uma relação com algum outro clone. Como sou só eu, posso pular isso ou criar um clone qualquer. Hummmm… Ele tem uma rivalidade com Gigi, o clone de George Washington. Talvez uma certa tensão sexual?

Passo Seis: Objetivo. Por fim, eu crio um objetivo pessoal para meu personagem que provavelmente vai de encontro aos objetivos da SSB. Seguindo o clássico modelo das comédias adolescentes, o objetivo de Pequeno Abe é dar a maior festa de todos os tempos e, com isso, se tornar popular.

E é isso. Eu gostaria de jogar esse jogo. Parece bem divertido.
_____________________________________________________
Little Abe
Original: Abraham Lincoln
Expectatives: Become a great leader and orator
Difference: shorty

Stats:
Loving 5
Learning 7
Sharing 8
Judging 7

Goal: Throw the best party and become popular.


Nenhum comentário: