quarta-feira, 18 de junho de 2025
Mil Faces de um RPGista - Freiras Renegadas - Irmã Consolação
Jogo: Freiras Renegadas e Suas Máquinas Maravilhosas
Autoria: Greg Foster
Editora: Lá fora, não sei nem quero saber. Aqui foi a Devir Editora quem trouxe essa “pérola”
Experiência: Nenhuma! Não queria nem ter lido essa joça. Quero aqueles minutos da minha vida de volta.
Livros usados: Só o básico que um amigo me deu de presente (de grego?) e o pdf do MMAD.
As vezes eu leio certos RPGs para que vocês não precisem ler...
Nos anos 90 saiu um… eu reluto até em chamar de RPG… um livro chamado Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (MMAD para simplificar). Foi uma grande piada entre os jogadores de RPG na época e tal. E é exatamente isso que ele é. Uma grande piada. Só que sem graça.
Em sequência a MMAD saiu Freiras Renegadas e Suas Máquinas Maravilhosas (FRSMM?) que traz um pequeno modelo de cenário onde Regan foi possuído, demônios invadiram as cidades e freiras da irmandade de santa harley-davidson cruzam as estradas dos EUA caçando demônios. O que me dá mais raiva é que o cenário até poderia ser legal. Seria um bom cenário de humor se o autor tivesse levado a escrita minimamente a sério. Mas não, o texto é cheio de piadocas que talvez fossem engraçadas para o meu eu de quinze ou dezesseis anos nos anos 90. E talvez seja para esse público (ou para quem continua com essa cabeça aos quarenta e no ano 2025) que o livro foi feito.
O sistema parece uma cópia mal feita de GURPS. Ah! E tem um terceiro livro na série, que envolve succubus, mas eu nem vou me dar ao trabalho de procurar o nome.
Vamos acabar logo com esse sofrimento e fazer uma freira renegada.
Passo Um: Atributos. Eu tenho 70 pontos para montar a personagem. Vamos começar pelos atributos que são cinco: Força, Destreza, Macheza (facepalm), Visual e Vitalidade. Não tem inteligência, tem uma piada bem sexista no MMAD do porquê disso, mas nem vou me dar ao trabalho de repetí-la aqui.
A compra de atributos é numa tabela estilo GURPS, então pra acelerar o processo vou apenas gastar cinco pontos em cada para aumentá-los para 12 em um custo total de 25 pontos e vamos seguir em frente.
Passo Dois: Perícias. Eu ainda tenho 45 pontos e tenho que reconhecer uma coisa de bom nesse sistema. Perícias são bônus nos atributos em vez de cálculos complicados. Olha! A ficha de personagem já tem todas as perícias então não preciso ficar referenciando o MMAD para isso. Vou pegar um bônus de +1 em Atirar com Armas Grandes, Atirar com Armas Pequenas, Atirar Coisas, Acertar Coisas, Acertar Coisas com Outras Coisas e Dirigir Coisas. O que me custa 30 pontos.
Passo Três: Vantagens e Desvantagens. Ainda tenho 15 pontos. A única vantagem minimamente interessante é Capucho com Asas claramente inspirada na Noviça Voadora. Até um relógio parado acerta a hora em algum momento e essa até que é uma boa piada.
Passo Quatro: Veículo. Existe toda uma regra para fazer seus veículos. As tais “Máquinas Maravilhosas” do título. Para a minha sorte a ficha de personagem já traz uma série de máquinas pré-prontas então vou só pegar uma “Moto Assassina” por 11 pontos e acabar com esse sofrimento.
Fiquei devendo um ponto, mas meu mestre imaginário disse que foi presente de Deuxxxxx.
O nome da minha personagem é Irmã Consolação, porque é um consolo esse sofrimento ter terminado. Vamos ver se fazemos algo melhor na próxima.
______________________________________________________-
Irmã Consolação
Atributos
Força 12
Destreza 12
Macheza 12
Visual 12
Vitalidade 12
Perícias
Atirar com Armas Grandes +1
Atirar com Armas Pequenas +1
Atirar Coisas +1
Acertar Coisas +1
Acertar Coisas com Outras Coisas +1
Dirigir Coisas +1
Vantagens: Capucho com Asas
Desvantagens: Nenhuma
Veículo: Moto Assassina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário