quarta-feira, 11 de junho de 2025

Mil Faces de um RPGista - Dangerous Times Zine - Nathan Eldridge


Jogo: Dangerous Times Zine – Muckrakers and Magic in the Old New York!
Autoria: Michael Bacon
Editora: Acho que é publicação própria, mas o site que tem no ebook está bloqueado.
Experiência: Nenhuma. Ainda não consegui colocar na mesa.
Livros usados: Só o básico. Acho que é o único que existe, inclusive.

Dangerous Times Zine é um RPG sobre jornalismo. Aqui os jogadores são repórteres de um jornal do mesmo nome do RPG vivendo em uma Nova York nos anos 1920 onde a magia retornou ao mundo.
O jogo tem uma estrutura definida que começa com uma escolha de pauta com o editor (como o mestre é chamado aqui, apesar desse ter um papel um pouco diferente de outros rpgs) jogando ideias para as matérias a serem exploradas naquela sessão, seguida pela investigação e a publicação do jornal. Então ele é um jogo focado em oneshots, ou em uma sequência de oneshots.
O jogo funciona apenas rolando d6s. Basicamente um ou dois dependendo da forma como eu faço minhas ações. Ações essas que lembram bastante os “moves” do PbtA e que vão fazendo a história andar e meu personagem ir coletando fatos ou rumores. É preciso tirar de quatro a seis para ter um sucesso, mas tirar um ou seis me coloca em risco.
Um detalhe importante desse jogo é que os jogadores não são heróis. Eles não são resolvedores de problemas. Sua função é investigar e reportar os fatos que eles vão descobrindo. Parece ser um jogo bem interessante no mínimo.

Bom, vamos criar um repórter.

Passo Um: Conceito. Meu personagem, Nathan Eldridge (criado usando o criador de nomes que tem no final do livro) é um veterano da primeira guerra que após voltar a vida civil pulos de emprego para emprego até conseguir um trabalho na dangerous times, começando de baixo como office boy, garoto da correspondência, etc, até se tornar um repórter.
Eu também escolho um truque de magia, já que nos dias de hoje todo mundo sabe algum truque desde que a magia retornou ao mundo desde 1917. Os truques são basicamente truques de mágica, só que reais. Acho que vou querer Escape Artist, capas de me livrar de qualquer armadilha ou amarra. Pode ser útil se Nathan começar a cutucar pessoas poderosas que venham a prendê-lo.
Também anoto a minha credibilidade inicial de 3. Cada vez que eu uso magia para resolver problemas eu perco um ponto de credibilidade e cada vez que eu me atenho aos fatos, eu ganho credibilidade. É uma mecânica interessante. Quanto mais incrível meu personagem for, menos crível ele é. rs

Passo Dois: Escolha uma Beat e um Neighboorhood. Agora eu escolho um Beat, um assunto que meu personagem é um especialista. Também escolho um bairro de New York que meu personagem conhece bem. Acho que Nathan conhece bem o bairro Gas House District, que é um bairro composto basicamente de imigrantes e trabalhadores. Acho que o Beat dele é Gangsters, porque ele conheceu bem o crescimento desses grupos conforme trabalhava em empresas de construção logo ao voltar da guerra. Isso não me dá nenhuma vantagem mecânica, apenas são ganchos para fazer o jogo fluir.

Passo Três: Detalhes Pessoais. Agora eu posso responder até cinco perguntas na minha ficha e quando essas informações podem ser usadas em jogo para me beneficiar ou atrapalhar de alguma forma eu marco a pergunta para dizer que já a usei nesse jogo e ou ganho um +1 no resultado do teste ou recebo um -1, mas ganho um ponto de credibilidade.

Mais do que qualquer coisa, eu… gosto de um trago depois do expediente.
Antes de eu ter esse trabalho, eu… lutei na guerra.
Minha família…tem mais medo de eu morrer hoje do que quando estive na guerra.
Um dia, eu…
O que eu mais temo é...que meu trabalho prejudique a minha família.
O “Um dia, eu…” vou deixar em branco para ser preenchido durante o jogo imaginário. Rs

A última parte do personagem é algo que só pode ser preenchido em jogo. São os riscos. Que seriam um pouco como funciona o dano nesse jogo. Cada vez que eu tiro um ou seis em um rolamento de dados eu ganho um risco na minha ficha. Há seis espaços para riscos, cada um deles ligado a uma face do dado. Digamos que eu tenha “Quebrou a perna” em um. A partir da agora, toda vez que eu tirar um, minha perna será a causa das situações piorarem. Outros exemplos de riscos incluem “sendo seguido” e “estranhas faíscas”, para mostrar que não é apenas dano físico a que isso se refere. Eu reduzo dano fazendo a ação Encarando o Perigo ou a ação Downtime. Mas de início eu começo sem riscos.

Passo Quatro: Monte a Publicação do Dia. O personagem está pronto, mas eu queria falar um pouquinho de uma mecânica que o jogo tem que eu achei muito legal. Ao final da sessão, cada jogador monta um artigo para o jornal, anotando os fatos que foram comprovados em sua investigação. Os jogadores então decidem uma matéria para ser a matéria de capa do jornal naquele dia e montam a ficha da publicação.
Como sou apenas eu, vamos fazer um artigo sobre contrabando de artefatos místicos feitos por gangsters pelo rio Hudson. Eu agora rolo 2d6. Primeiro rolo para ver ser leram minha matéria e acharam ela interessante ou chata. Para isso eu preciso tirar um valor menor do que os espaços vazios na minha trilha de credibilidade/incrível. Depois eu rolo para ver se acreditaram na minha matéria e para isso eu preciso tirar um número menor do que meus pontinhos preenchidos na mesma trilha. Nesse momento os dois números são 3. Vamos lá. Tirei 3 e 3. Ou seja, alguém leu a matéria e acreditou nela. A partir daí eu narro como o chefe de polícia Phillip Friedman leu o jornal e fez uma diligência no armazém onde encontraram os gangsters com a mão na massa tentando mover o contrabando.

Então, está terminado. Nathan Eldridge está pronto para enfiar o dedo na ferida e mostrar a verdade sobre Nova York, doa a quem doer.
________________________________________________________
Nathan Eldridge

Credibility o o o

Neighboorhood: The Gas House District
Beat: Gangsters

Personal Details:
More than anything, you… like one drink after work.
Before you took this job… I fought on the War.
Your familiy… is more afraid of me dying now than I was in the war.
What you fear most… my job harm my family somehow.


Publication
Dangerous Times #1
Circulation: 150.000 readers
Credibility o o o o o
Headline: Gangsters Smuggles Mystic Artifacts in Daylight.
Notes: Police Chief Phillip Friedman read the newspaper and ordered a raid on the warehouse

Nenhum comentário: