Jogo:
Blue
Planet 1e
Autoria:
Jeff
Barber
Editora:
Biohazard
Games
Experiência:
Mestrei
um pbem no final dos anos 90.
Livros
usados:
O livro básico apenas.
Se
você já leu minhas outras postagens nesse tópico, sabe que lá
para o final dos anos 90 eu estava ávido atrás de novos RPGs que
saiam do trio GURPS – Ad&d – World of Darkness. Foi nessa
época em que eu esbarrei em Blue Planet, que se tornou um dos meus
RPGs favoritos.
Blue
Planet é um RPG de ficção científica hard, o que significa que
ele tenta ser o mais realista possível, ambientado no ano 2199 em um
planeta chamado Poseidon. A história básica é que no meio do
século XXI descobrimos um wormhole no limiar do nosso sistema solar
que levava a outro sistema 22,5 anos-luz da Terra. Nesse sistema
encontramos um planeta com 97% da sua superfície coberto por água,
Poseidon.
Um
esforço internacional foi feito para enviar uma nave colônia com
humanos modificados e cetáceos inteligentes (sim, esse é um dos
pontos legais desse jogo) ao novo planeta, só que logo depois das
primeiras naves serem lançadas uma praga atacou os grãos do nosso
planeta gerando uma era de fome e guerra através do globo.
Quando
a crise foi finalmente resolvida e uma nova nave foi enviada,
acreditava-se que os colonos teriam todos morrido. Eles não só
sobreviveram como prosperaram, criando um modo de vida similar ao dos
indonésios em sua relação com a natureza de seu novo lar.
Havia
pouco interesse na colônia até a descoberta de um mineral capaz de
potencializar a engenharia genética como nunca antes se viu, com o
pontencial até de eliminar o envelhecimento. Long John. A partir daí
uma “corrida do ouro” se iniciou e Poseidon passou de 6 mil para
90 mil habitantes em pouco mais de uma década.
Mas
o planeta azul ainda esconde muitos segredos...e perigos.
Esta
é a primeira edição de Blue Planet, poucos anos depois de seu
lançamento em 1997 saiu uma segunda edição pela Fantasy Flight que
eu tenho mas nunca li. Depois pretendo fazer um personagem para ela
também.
Recentemente
a Biohazard Games recuperou os direitos sobre a ambientação e
declarou estar em desenvolvimento uma terceira edição, batizada de
Blue Planet: Recontact. Eles lançaram um quickstart gratuito na
drivethrurpg que pareceu bem promissor.
Em
sua primeira edição Blue Planet tinha dois sérios problemas. O
primeiro é que a ambientação era tão vasta que você não sabia
onde situar sua campanha. Parece que a futura terceira edição
resolve isso apresentando uma série de cenários que o mestre e os
jogadores podem usar para ambientar suas aventuras. O outro problema
é que o sistema não era bom, como vocês terão um vislumbre aqui.
Em uma tentativa de ser “realista”, os designers criaram um
sistema supercomplicado que demandava cerca de 40 minutos para
resolver um único tiro (sério, eu cronometrei), o que o tornava
inviável para um jogo de mesa. Foi por isso que eu resolvi mestra-lo
como um pbem (play by e-maill) na época.
Bom,
esse post já está enorme e eu nem comecei a fazer o personagem.
Então vamos lá.
Passo
Um: Conceito.
Jessica Erickson cresceu na Terra em uma Nova Jersei detonada pelo
Blight no ínicio do século XXII. Descendente de uma família de
alemães judeus por parte de pai e porto-riquenhos por parte de mãe
ela cresceu com a consciência do que é resiliência. Buscando algo
melhor para si e sua família ao mesmo tempo que desejava se tornar
parte de algo maior ela se alistou na GEO assim que teve idade
suficiente.
A GEO é a instituição que
substituiu a ONU durante a crise da virada do século como uma
espécie de governo global e administração dos recursos mundiais
para combater o Blight. Ela se mantém no poder ainda hoje (em 2199),
mas muitos começam a questionar se ela já passou do seu tempo e até
se a instituição não teria se tornado um governo tirânico e
autoritário com a desculpa de combater injustiças e tentar impedir
uma nova crise ecológica em um planeta em falência de recursos
naturais.
Jessie ainda acredita na GEO e no que
ela se propõe. Foi servindo a essa instituição que ela conseguiu
uma educação superior, tratamento para sua avó e viajou para
vários lugares da Terra em missão. Ela até atuou como segurança
de um diplomata em Marte.
Quando chegou a Poseidon, algo mudou.
Ela vivenciou o Efeito Lessear, no qual os recém-chegados ao planeta
azul tem essa estranha sensação de, mesmo em um planeta totalmente
alienígena, estarem “voltando para casa”. Aliado a isso, ela
começou a notar e não gostar da postura de alguns colegas da GEO
com relação aos nativos (como são chamados os primeiros colonos).
Ela viu pequenos abusos assim em missões na Terra, mas aqui parecem
piores. Talvez pela distância da Terra os soldados se sintam mais
liberados para agir de forma autoritária, ou talvez seja o efeito
Lessear nela, mas aqui isso se tornou algo pessoal.
Ela não sabe por quanto tempo vai
conseguir manter seus questionamentos para si.
Bom, temos um bom conceito, vamos a
ficha.
Passo
Dois: Espécie.
Em Blue Planet as escolhas de espécie são Humano Puro (Chimp),
Humano Modificado (Modi), Humano Redesenhado Geneticamente (Genie) e
Cetáceo (Golfinho ou Orca). Vou colocar Jessica como sendo uma Modi.
Ela ganhou implantes cibernéticos e biotecnologicos da GEO como
parte de seu trabalho como soldado.
Isso coloca todos os meus atributos (e
como esse sistema tem atributos) em 50, menos Educação e
Experiência. Eu posso escolher dar uma vantagem genética em alguns
atributos se eu quiser, o que significa que posso rolar 1d10 para
somar a esse atributo. Para isso eu preciso escolher outro atributo
para dar uma desvantagem, o que dá o efeito contrário.
Eu decido dar uma vantagem para
Endurance e Constituition e uma desvantagem em Speed e Charisma.
Jessica é uma mulher “parruda”, mas não é muito rápida e nem
muito social. Deixa eu rolar os dados aqui e...
Termino com Endurance 59, Constitution
65, Speed 48, Charisma 41 e o resto fica em 50 mesmo.
Eu ainda posso pegar uma quantidade de
modis que eu quiser baseado em uma combinação com o mestre de jogo.
Como estou fazendo isso sem um mestre vou deixar para pegar os modis
mais pra frente e então estabelecer algum limite.
Passo
Três: Profile.
Agora eu faço algumas escolhas que regem quais habilidades eu
recebo. E aqui entra um dos problemas desse sistema. As opções são
muito desiguais então um jogador pode terminar com uma caralhada de
habilidades altas e outro com pouquíssimas baixas e não há nada
para compensar isso. Mas vamos deixar de reclamar e fazer minhas
escolhas.
Como Origem eu pego Terra, Urbano.
Background eu pego Poor. Isso me dá:
Charisma +10, Experience +10, Will
+10, Awareness -10, Endurance -10, Constitution -10,
Bureaucracy +10, Earth Culture +10,
Economics +10, Language +10, Negociation +10, Persuasion +10, any
Vehicles +10, any Computers +10, any Eletronics +10, any Mechanics
+10, any Survival +10.
Eu posso mover alguns desses pontos de
uma skill para outra, mas não vejo sentido no momento.
Passo
Quatro: Education.
Apesar desse passo ainda ser dentro de Profile decidi dividir para
não ficar muita informação em um lugar só e por ser outra
mecânica. Aqui eu decido o nível de educação do meu personagem e
isso decide quantos pontos eu tenho para alocar em skills e quais
skills eu posso alocar. Novamente não existe nenhuma compensação
por pegar uma educação baixa, então seria mais fácil simplesmente
dar os pontos aos jogadores para usar como quiser. Eu sei, eu sei, eu
disse que não ia mais reclamar.
Jessica chegou a se formar no ensino
médio, teve treinamento técnico e militar na GEO. Isso me dá uma
Educação 40 e 200 pontos para distribuir nas skills listadas nas
categorias militar e técnico. Vou deixar para distribuir isso depois
do próximo passo.
Como Rank Militar eu considero que
Jéssica seja uma tenente. Bem no meio da cadeia de comando, tendo
tanto que lidar com soldados exaltados e comandantes arrogantes.
Passo
Cinco: Profissão.
Agora eu escolho a minha profissão e isso me dá o meu lugar na
sociedade em Poseidon, o nível básico dos grupos de perícias do
meu personagem e bônus em algumas perícias, o meu padrão de vida e
recursos pelo meu trabalho e um Edge, uma habilidade especial graças
a minha profissão. Não vou reclamar mais uma vez quão
desbalanceado isso é, mas vocês já devem ter entendido.
Jéssica trabalha para a GEO e ela
faz parte dos Peacekeepers, a força de manutenção da paz na
colônia. Uma espécie de polícia militar no planeta azul. Atuando
tanto na investigação de crimes quanto na contenção de ânimos
mais acirrados entre nativos e colonos até mediando disputas.
Isso me dá os seguintes bônus em
skill groups e skills:
Skill Groups - Athletics 40, Command
20, Firearms 40, Military Weapons 40, Survival 40, Vehicles 20.
Skills - Any Command skill 20,
Computer Operation 20, Demolitions 20, Colonial Culture 40, GEO
Culture 40, Military Culture 60, Electronics Operation 20, any
Firearms skill 20, Military Hand-to-Hand 60, First Aid 40, Stealth
40, any Vehicles skill 20.
Além disso, eu tenho um bom padrão
de vida com acesso ao serviço médico da GEO e tudo mais. Meu Edge é
que uma vez por sessão eu posso pedir ao mestre de jogo para ter
acesso a um equipamento militar que possa ajudar em uma situação da
sessão. Legal.
Passo
Seis: Distribuindo Pontos.
Como esse post já está ficando enorme, eu vou poupar vocês do
passo a passo da distribuição de pontos e vou deixar para vocês
verem como ficou o resultado total das skills de Jessica na ficha lá
embaixo.
Passo
Sete: Motivação.
Tecnicamente eu tinha de ter escolhido isso antes da profissão, mas
acho que deveria ter sido no início da criação da personagem (é,
estou reclamando de novo). A motivação de Jéssica é Lealdade. Ela
reconhece tudo o que a GEO fez de bom para ela, mesmo que hoje ela
comece a questionar a postura de algumas pessoas dentro da
instituição.
Passo
Oito: Modis.
Eu já ia esquecendo isso. Ela com certeza tem um Neural Jack com
uplink que permite ela se conectar diretamente com um computador e
seria um sistema de comunicação com outros soldados em campo. Ela
passou pelo tratamento para Improved Blood Oxygenation depois de
chegar a Poseidon, o que permite que ela prenda a respiração por 10
minutos e dá um bônus de +20 em Endurance. Immunological Symbionte
eu acho que deveria ser algo padrão para os operativos da GEO. E
acho que em algum ponto ela passou pelo processo de ter Accelerated
Neurons, para aumentar o seu tempo de reação (Speed +20, Agility
+20, Initiative +10). Ao todo isso custaria 62 mil créditos ao todo
(ouch), mas seria mais um investimento da GEO em um operativo de
destaque.
E
é isso. Desculpem a reclamação ao longo desse post, mas me chateia
que uma ambientação tão interessante tenha um sistema tão ruim.
Eu ainda não li direito a V2 e o quickstart só dá um vislumbre no
sistema da 3a
edição, mas parece que simplifcaram bastante o sistema, eu espero
que tenha ficado bom. Blue Planet merece.
A seguir, Spirti of the Century.
_______________________________________________________---
Name:
Tenente Jéssica Erickson
Origin:
Earth, Urban.
Species:
Human Modified (Modi)
Background:
Poor
Education:
Second Degree, Technical, Military
Motivation:
Loyalty
Profession:
GEO Peacekeeper
Attributes:
Mental:
Awareness 40 (-10), Charisma 51 (0), Education 40 (-10), Experience
44 (-5), Initiative 60 (+5), Intellect 50 (0), Will 60 (+5)
Physical:
Agility 70 (+15), Appearance 50 (0), Constitution 55 (0), Dextery 50
(0), Endurance 69 (+15), Speed 68 (+15), Strength 50 (0).
Skills:
Administration
0, Bureaucracy 20, Law 15, Management 0
Agriculture
0, Animal Husbadry 0, Aquaculture 0, Farming 0, Hydroponics 0
Athletics
40, Aquatics 55, Archery 40, Freefall 55, Parachutting 55, Physical
Training 55, Throwing 40
Command
20, Leadership 50, Logistics 20, Strategy 20, Tactics 30
Commerce
0, Economics 10, Negotiation 10
Communication
0, Language 0, Oration 0, Persuasion 10, Writing -10
Computers
0, Computer Engineering 0, Computer Operation 30, Computer Repair 10,
Hacking 0
Construction
0, Carpentry -10, Civil Engineering 0, Demolitions 10
Culture
0, Colonial Culture 40, Earth Culture 10, GEO Culture 40, Incorporate
Culrture 0. Military Culture 60, Native Culture 0, Spacer Culture 0,
Street Culture 0
Eletronics
0, Electronics Engineering 0, Electronics Operation 30, Electronics
Repair 10
Fine
Arts
0, Acting 0, Artisan 0, Dance 15, Music -10, Painting 0, Photography
-10, Sculpture 0
Firearms
40, Autofire 40, Handguns 60, Longarms 40
Hand
to Hand Combat
0, Brawling 15, Martial Arts 15, Military Hand-to-Hand 75
Human
Sciences
0, Anthropology 0, Archeology 0, History 0, Political Science 0,
Theology 0
Life
Sciences
0, Biochemistry 0, Botany 0, Environmental Engineering 0, Genetics 0,
Zoology 0
Mechanics
0, Mechanical Engineering 0, Mechanics Operation 0, Mechanics Repair
20
Medicine
0, First Aid 30, Forensics Medicine 0, General Medicine 0, Genetic
Engineering 0, Pharmacology 0, Psychology 0, Surgery 0, Veterinary
Medicine 0
Military
Weapons
40, Artillery 30, Heavy Weapons 40, Gunnery 40
Physical
Sciences
0, Astronomy 0, Chemistry 0, Geology 0, Meteorology 0, Physics 0
Scientific
Method
0, Experimental Research 0, Mathematics 0
Subterfuge
0, Bribery 0, Disguise -10, Fast Talk 5, Forgery -10, Sleigth of Hand
0, Stealth 55
Survival
40, Fishing 40, Foraging 40, Mountaneering 40, Navigation 40,
Orienteering 30, Tracking 30
Vehicles
20, Driving 30, Piloting 40, Sailing 10,
Modis:
Neural Jack com uplink
Improved Blood Oxygenation
Immunological Symbionte
Accelerated Neurons
Edge:
Requisição de equipamento militar 1x/sessão.
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