quinta-feira, 5 de março de 2020

RPG - Misspent Youth - Violet Sparks





Jogo: Misspent Youth
Autoria: Robert Bohl
Editora: Robert Bohl Games
Experiência: Mestrei uma vez e me diverti horrores. Quero mestrar de novo no futuro.
Livros usados: Misspent Youth: Eyebleed Edition. A versão gratuita do livro básico.
Onde Adquirir: A versão gratuita pode ser adquirida aqui. Há uma outra versão, mais limpa visualmente e que pode ser impressa no site drivethrurpg.



O cabeçalho é o mesmo do último post, mas o personagem é outro, Agora que temos uma Autoridade para enfrentar, vamos criar alguém para enfrentá-la.



Eu já tinha uma ideia muito clara sobre a personagem que eu queria para esse sistema. Primeiro o nome. De início eu pensei em Charlotte, só que aí fiquei pensando em um sobrenome que fosse legal até que pensei em Parks, como uma homenagem a Rosa Parks que é um símbolo na luta contra a segregação racial nos EUA e esse ficou. Só que ao juntar os dois nomes pensei que ficaria mais legal se a personagem tivesse também o nome de uma flor, tanto para manter a relação quanto pelo símbolo que as flores representaram contra o autoritarismo nos anos 1960 (sim, a minha cabeça dá voltas nesse nível). Então resolvi guardar Charlotte para uma personagem futura e fiquei com Violet Parks.



As próximas características na ficha são gênero, idade (entre 12 e 17 anos) e aparência. Eu tenho a imagem dela na minha cabeça: Violet é uma menina negra de doze anos que gosta muito de usar rosa e os cabelos com space buns (eu tive de pesquisar para descobrir o nome desse penteado). Não é que ela seja uma “patricinha”, mas é uma garota típica de doze anos.



Vamos para as convicções. Esse é o cerne do sistema. Os valores e as forças do personagem. É preciso escolher três de listas e criar dois.



Primeiro, Meios. Como você luta contra a Autoridade? Eu olho a lista é pego Tough, Resistente. Violet parece frágil, mas ela é dura na queda, mesmo sem seus poderes mutantes. Para cada vez que cair, ela vai se levantar de novo. Isso faz com que ela tenha a convicção “vendida” de Vicious, que eu tenho uma certa dificuldade de traduzir, mas acho que o mais próximo é Insensível. Se algum dia Violet vender essa convicção ela não apenas será resistente, ela deixará de sentir as coisas, naquele famoso discurso “isso não me atinge”, mas isso a tornará alguém insensível também com os amigos.



Cabe um parenteses aqui, “vender uma convicção” é uma mecânica que permite ao jogadores ganharem um conflito com a Autoridade mesmo se tiverem azar nos dados, mas aos preço das suas convicções se tornando cada vez mais parecidos com a Autoridade. Quando um dos jogadores vender a sua última convicção, a campanha acaba e normalmente não muito bem para este personagem em particular.



Continuando vamos para a segunda convicção, Motivo. Por que você se levanta? Em um primeiro momento eu penso em Pride, Orgulho. Mas vejo na lista Outrage, Ultraje e acho tão mais coerente com a personagem que eu fico com ele. Sua convicção “vendida” é Wrathful, algo como Irado, alguém que está sempre com raiva.



A terceira convicção é Oportunidade. Como você se safa com isso? Eu olho a lista e penso em Bonita e Rica. Ambas contribuiriam para a imagem de “patricinha” que citei acima, mas decido ficar com Trusted, Confiável. Isso representa que a Autoridade não vê muito uma ameaça nela. Não fazem ideia do quanto estão enganados. A convicção vendida nesse caso é Believer, algo como Crente (no sentido de alguém que acredita). Talvez se um dia Violet vender essa convicção ela passará a ter dúvidas se a Autoridade não está correta em sua proposta, cada vez mais acreditando nas mensagens da Igualdade.



As duas próximas convicções, M.O e Desordem, não possuem uma lista, mas precisam ser criadas pelo jogador. M.O é Qual a sua especialidade? ou a forma que o seu personagem luta contra a autoridade. Na ambientação da Igualdade isso representa os poderes mutantes dos jogadores, já que o simples fato de serem quem são já é uma afronta a Autoridade. Para Violet eu decido colocar Super-Força e Resistência. A imagem de uma menina negra de doze anos metendo um socão na cara de um supervilão com discurso autoritário me faz sorrir.



Por último, a Desordem. Essa é a última convicção que um personagem pode vender. Quando ele faz isso é game over. Em um primeiro momento pensei em dar a Violet algo “pavio curto” para essa convicção. Mas relendo a ficha e pensando no conceito por trás dela vejo que não se aplica. A imagem que eu tenho é dela se segurando em uma grade para não intervir em uma situação de bullying e depois descobrindo ter amassado a grade com os dedos. Ela se segurou por anos e agora não vai mais aguentar as coisas calada. Então sua desordem está mais para “BASTA!” ela já teve mais do que o suficiente.



Então a ficha ficou assim:



_____________________________________



Nome: Violet Parks
Gênero: Feminino
Idade: 12
Aparência: Uma menina negra de camisa rosa e com space buns nos cabelos crespos.



- Convicções:
Meios: Resistente/ Insensível.
Motivo: Ultraje/ Irada
Oportunidade: Confiável/ Crente



M.O: Super-Força e Super-Resistência
Desordem: BASTA!





Nenhum comentário: