Jogo:
DC
Heroes 2e
Autoria:
Greg Gorgen e Ray Winninger.
Editora:
Mayfair
Games.
Experiência:
Joguei um pouco nos anos 90. Um amigo curtia, mestrou algumas vezes e
depois, quando eu finalmente passei a entender o sistema, ele cansou.
Livros
usados:
O The Character Handbook contido no Box Set da segunda edição do
sistema.
Tenho
uma confissão a fazer. Meus rpgs favoritos são os de supers
(percebam que eu disse “supers”, não super-heróis).
Infelizmente eu sou uma raridade no mundo dos RPGs, então eu mestrei
ou joguei muito menos jogos de supers do que eu gostaria. Esse foi um
deles.
Um
amigo meu me apresentou ao DC Heroes RPG no final dos anos 90. Na
época eu queria jogar o Marvel (só recentemente eu descobri que o
sistema desse não é muito bom). Ele tem um sistema um pouquinho
mais complicado do que a maioria dos jogos daquela época. Foi minha
primeira experiência com um sistema de crescimento exponencial em
vez de aritmético. Se você não entendeu minha última frase, você
é como eu nos anos 90.
Só
pra dar uma ideia, um humano normal tem todos os atributos em nível
2, Super-Homem tem força 25. Isso é a diferença entre ser capaz de
levantar 50kg, uma criança pequena é usado como exemplo, e levantar
algo em torno de 580 MIL toneladas. Eu nem sei qual seria o exemplo
aqui. Só pra ter uma ideia, um porta-aviões carregado tem cerca de
100 mil toneladas. Deu pra ter uma ideia da diferença?
Então,
o sistema usa duas tabelas que quando eu finalmente entendi como
funcionavam meu amigo ficou de saco cheio do jogo e resolveu pular
para outro. Ele costumava fazer isso sempre que a gente começava a
realmente entender o sistema.
As
tabelas comparam um valor de quem está fazendo a ação e outro de
quem está recebendo a ação. Desse cruzamento você tinha o valor
para ser rolado em 2d10 em uma tabela e o número de APs que
resultavam da ação na outra tabela.
Ah!
O que são APs? Tudo nesse sistema é medido em APs. Attribute Poins,
caso você queira saber. Você quer saber quanto o seu personagem
pode carregar? É a sua força em APs. Você quer saber quanto o seu
personagem pode se mover em um turno? Sua destreza em APs. E assim
por diante.
Bom,
vamos começar a criação do personagem. Eu tenho uma ideia que
precisa ser feita nesse sistema porque ele só se encaixa nessa
ambientação.
Vamos
lá!
Passo
Um: Confira com seu GM.
O livro propõe que eu converse com meu GM e veja com ele qual
cenário ele vai usar e se vamos ter um jogo de aventuras cósmicas,
ou mais street-level, ou alguma coisa no meio. Também é pra ver se
teremos mais ou menos pontos e se minha ideia de personagem encaixa
na ideia dele de campanha.
Acho que esse passo é interessante.
Todo jogo deveria ter esse passo.
Então eu conversei com meu GM
imaginário, ele concordou com meu personagem que vai ser em Gotham
City e a campanha vai ser mais street-level com os tradicionais 450
Hero Points. Cara legal, meu GM imaginário, só queria que ele
parasse de ficar pedindo para solta-lo do espelho. Depois de uns anos
isso fica chato, cara.
Passo
Dois: Pense com Cuidado.
Bom, eu já pensei (mais ou menos) e criei um conceito.
Victor “Vito” Bernardi sempre foi
um rapaz franzino. Ele vive com sua mãe e seus três irmãos
menores. Seu pai morreu durante uma batida policial e ele teve que
largar a escola muito cedo para trabalhar e manter sua família. Sem
formação ele só conseguiu trabalho com “bicos”, alguns nem
sempre dentro da lei. Em resumo, ele já fez pequenos trabalhos (como
olheiro ou carregador, ele não tem físico pra capanga) para cada
mafioso e supervilão de Gotham.
Um dia, ele estava fazendo um serviço
para o Coringa como olheiro. Deveria avisar quando a polícia
estivesse vindo. Mas o que veio foi o Batman. Durante a luta dos
dois, o pequeno Vito foi lançado em um enorme tonel de produtos
químicos.
Dias depois Vito acordou em um
hospital. Ele foi considerado um espectador inocente, ninguém
poderia considerá-lo um capanga seriamente. Todas as contas do
hospital foram pagas pela Fundação Wayne (acho que um morceguinho
ficou com sentimento de culpa), a mesma que lhe deu uma bolsa para
voltar a estudar.
A vida parecia estar entrando nos
eixos para Vito, quando ele começou a ouvir as risadas...
Um dia, no espelho ele viu um rosto
que não era o dele, e começou a rir sem parar. Suas risadas viraram
gargalhadas maníacas e o Gargalhada surgiu.
Minha ideia para esse personagem é
que ele seja uma espécie de mistura entre o Coringa e o Hulk, mas em
vez de representar a raiva, ele é toda a frustração reprimida por
anos não chegando a lugar nenhum.
Vejo esse personagem andando uma fina
linha entre o herói e o vilão (não necessariamente um anti-herói,
entretanto). Ele odeia a mafia, detesta a polícia (por culpa-la pela
morte do pai), odeia o Batman (por te-lo tacado em um tonel químico)
e odeia o Coringa. É muito ódio e frustração para uma pessoa só.
Imagino Vito tentando puxar esse seu
outro eu para um caminho mais do “bem”, atacando apenas
criminosos, mas como eu disse: seria uma linha fina.
Passo
Três: Compre Atributos.
Vamos as compras! Esse é um sistema de “point buy”. Eu tenho 450
pontos para comprar tudo do meu personagem, começando com os
atributos. Existem nove: Dextery, Strength, Body, Intelligence, Will,
Mind, Influence, Aura e Spirit. Não consegui encontrar onde ficam as
regras para transformação, eu lembro que existiam, mas não estou
achando, então vou fazer o seguinte: comprar o valor de Gargalhada e
deixar os valores de Vito separados.
Quero que esse personagem seja ágil.
Talvez forte e resistente também. Aí que está. Lembram quando eu
disse ali em cima que tinha pensado mais ou menos no conceito? Não
sei quais poderes eu quero para esse cara. Deixa eu pensar um pouco
aqui.
Selecionei
meus atributos aqui e ficaram assim: Dex 12, Str 7, Body 8, Int 5,
Will 11, Mind 9, Inf 5, Aura 2, Spirit 7 o que ficou com um custo
total de 443 Hero Points. É... Acho que ele não vai ter muitos
poderes. Talvez eu volte aqui no final do processo.
Passo
Quatro: Compre Poderes e Perícias.
Deixa eu dar uma olhada na lista de poderes e ver se algo salta aos
meus olhos.
Três poderes me interessam. Acid,
Clinging e Regeneration. Como eu estou fazendo essa ficha fora de
ordem e já sei quantos terei pontos dos Drawbacks daqui a pouco, vou
ficar com os dois últimos poderes dessa pequena lista e colocar um
em nível 6 e o outro em nível 9. Quero que Gargalhada aguente bem
umas porradas e possa escalar paredes. Isso dá 133 Hero Points então
eu já gastei um total de 576.
Vou precisar correr atrás do prejuízo
(mas eu já corri, acompanhem e verão).
Passo
Cinco: Compre Vantagens.
Próximo eu escolho algumas vantagens. Eu pego
Area
Knowledge: Small Italia [10], Vito conhece bem o bairro onde nasceu e
Connection: Low Level [10], ele tem um amigo que sempre lhe arruma os
trabalhos e é só. Total de 596 pontos gastos de 450 que eu tinha.
Passo
Seis: Compre Riqueza.
Riqueza (Wealth) é uma espécie de atributo separado. Esse é até
bem fácil. Vito tem 0 de Wealth. Ele é pobre e quebrado. Como isso
irá se desenvolver em sua história eu não sei.
Passo
Sete: Background, Descrição e Personalidade.
Bom, eu acho que já fiz praticamente tudo isso na descrição acima,
mas vamos acrescentar alguns detalhes.
Vito é pequeno, menos de um metro e
sessenta de altura, ele é magro e franzinho. Sempre vestido com
roupas de segunda mão que ele pega das doações da igreja local.
Ele é católico e sabe que trabalhar para bandidos é errado, mas
precisa conseguir comida para sua família, afinal ele agora é “o
homem da casa”. Ele é tímido, quieto, algo que faz as pessoas
gostarem dele.
Já Gargalhada é o oposto. Ele tem a
veia de caos que o faz parecido com o Coringa, mas é um caos mais
calculado. Assim como o Hulk é a expressão de toda raiva acumulada
por Banner, ele é toda a frustração e desgosto pela vida que Vito
foi forçado a levar. Mas ele não é mal. Mesmo sem perceber, ele
terá limites e não o vejo matando, nem mesmo criminosos. Apenas
dando um belo susto. Talvez quebrando uns dentes e ossos, mas matar,
não.
Passo
Oito: Selecione Drawbacks.
Vamos aos Drawbacks. Eu preciso correr atrás de 146 pontos.
Alter-Ego (Uncontrollable) [-75], Vito pode se transformar quando
fica nervoso ou ansioso e ele fica “no banco do carona” quando
Gargalhada assume. Arch Enemy (Coringa) [-15], Eu claramente vejo o
Coringa querendo saber “quem é esse novo palhaço que anda
roubando o meu show?”. Mistrust [-50], A semelhança de Gargalhada
com o Coringa fará a polícia caçá-lo (sem falar na trilha de caos
e destruição que ele próprio causará) assim como o Batman pode
vir atrás dele, mas não vou colocar o morcegão como inimigo porque
eles podem vir a trabalhar juntos depois que ele perceber que esse
palhaço pode ser uma força para o bem (desde que pare de explodir
depósitos).
E
é claro ninguém pode saber que Vito e Gargalhada são a mesma
pessoa, então.Secret Identity [-10]. Isso tudo me devolve um total
de 150 pontos. Quase certo.
Passo
Nove: Selecione Motivação.
Victor na verdade quer deixar de ser o Gargalhada. Mas talvez ele
acabe vindo a aceitar seu alter ego e aproveitando seu poder para
fazer algo de bom no mundo. Mesmo que de um jeito bem torto. Entre as
motivações acho que isso daria a ele a motivação Responsability
of Power, ao mesmo tempo o Gargalhada seria um Thrill of Adventure.
Acho que será divertido jogar com um personagem com duas motivações,
uma para cada personalidade.
Passo
Dez: Calcule os Pontos Remanescentes.
Por fim, fazendo todas as contas, sobraram 4 pontos. Como não vou
jogar mesmo com esse personagem vou gastá-los para aumentar Clinging
para 6 e pronto.
Mais um personagem fechado. Talvez o
próximo seja um outro palhaço, mas de um RPG Indie muito doido que
eu descobri: Clown Helsing.
______________________________________________________---
Name:
Gargalhada
(Laugh)/ Victor “Vito” Bernardi
Attributes:
Dex
12, Str
7, Body
8,
Int
5, Will
11, Mind
9,
Inf
5, Aura
2, Spirit
7
Powers
and Skills:
Clinging 6
Regeneration 9
Advantages:
Area Knowledge [Little Italia in
Gotham City]
Connection: Fred.
Wealth:
0
Drawbacks:
Alter-Ego (Uncontrollable)
Arch-Enemy: Joker
Mistrust
Secret Identity
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