segunda-feira, 22 de junho de 2020

RPG - DC Heroes 2e - Gargalhada



Jogo: DC Heroes 2e
Autoria: Greg Gorgen e Ray Winninger.
Editora: Mayfair Games.
Experiência: Joguei um pouco nos anos 90. Um amigo curtia, mestrou algumas vezes e depois, quando eu finalmente passei a entender o sistema, ele cansou.
Livros usados: O The Character Handbook contido no Box Set da segunda edição do sistema.

Tenho uma confissão a fazer. Meus rpgs favoritos são os de supers (percebam que eu disse “supers”, não super-heróis). Infelizmente eu sou uma raridade no mundo dos RPGs, então eu mestrei ou joguei muito menos jogos de supers do que eu gostaria. Esse foi um deles.
Um amigo meu me apresentou ao DC Heroes RPG no final dos anos 90. Na época eu queria jogar o Marvel (só recentemente eu descobri que o sistema desse não é muito bom). Ele tem um sistema um pouquinho mais complicado do que a maioria dos jogos daquela época. Foi minha primeira experiência com um sistema de crescimento exponencial em vez de aritmético. Se você não entendeu minha última frase, você é como eu nos anos 90.
Só pra dar uma ideia, um humano normal tem todos os atributos em nível 2, Super-Homem tem força 25. Isso é a diferença entre ser capaz de levantar 50kg, uma criança pequena é usado como exemplo, e levantar algo em torno de 580 MIL toneladas. Eu nem sei qual seria o exemplo aqui. Só pra ter uma ideia, um porta-aviões carregado tem cerca de 100 mil toneladas. Deu pra ter uma ideia da diferença?
Então, o sistema usa duas tabelas que quando eu finalmente entendi como funcionavam meu amigo ficou de saco cheio do jogo e resolveu pular para outro. Ele costumava fazer isso sempre que a gente começava a realmente entender o sistema.
As tabelas comparam um valor de quem está fazendo a ação e outro de quem está recebendo a ação. Desse cruzamento você tinha o valor para ser rolado em 2d10 em uma tabela e o número de APs que resultavam da ação na outra tabela.
Ah! O que são APs? Tudo nesse sistema é medido em APs. Attribute Poins, caso você queira saber. Você quer saber quanto o seu personagem pode carregar? É a sua força em APs. Você quer saber quanto o seu personagem pode se mover em um turno? Sua destreza em APs. E assim por diante.
Bom, vamos começar a criação do personagem. Eu tenho uma ideia que precisa ser feita nesse sistema porque ele só se encaixa nessa ambientação.
Vamos lá!

Passo Um: Confira com seu GM. O livro propõe que eu converse com meu GM e veja com ele qual cenário ele vai usar e se vamos ter um jogo de aventuras cósmicas, ou mais street-level, ou alguma coisa no meio. Também é pra ver se teremos mais ou menos pontos e se minha ideia de personagem encaixa na ideia dele de campanha.
Acho que esse passo é interessante. Todo jogo deveria ter esse passo.
Então eu conversei com meu GM imaginário, ele concordou com meu personagem que vai ser em Gotham City e a campanha vai ser mais street-level com os tradicionais 450 Hero Points. Cara legal, meu GM imaginário, só queria que ele parasse de ficar pedindo para solta-lo do espelho. Depois de uns anos isso fica chato, cara.

Passo Dois: Pense com Cuidado. Bom, eu já pensei (mais ou menos) e criei um conceito.
Victor “Vito” Bernardi sempre foi um rapaz franzino. Ele vive com sua mãe e seus três irmãos menores. Seu pai morreu durante uma batida policial e ele teve que largar a escola muito cedo para trabalhar e manter sua família. Sem formação ele só conseguiu trabalho com “bicos”, alguns nem sempre dentro da lei. Em resumo, ele já fez pequenos trabalhos (como olheiro ou carregador, ele não tem físico pra capanga) para cada mafioso e supervilão de Gotham.
Um dia, ele estava fazendo um serviço para o Coringa como olheiro. Deveria avisar quando a polícia estivesse vindo. Mas o que veio foi o Batman. Durante a luta dos dois, o pequeno Vito foi lançado em um enorme tonel de produtos químicos.
Dias depois Vito acordou em um hospital. Ele foi considerado um espectador inocente, ninguém poderia considerá-lo um capanga seriamente. Todas as contas do hospital foram pagas pela Fundação Wayne (acho que um morceguinho ficou com sentimento de culpa), a mesma que lhe deu uma bolsa para voltar a estudar.
A vida parecia estar entrando nos eixos para Vito, quando ele começou a ouvir as risadas...
Um dia, no espelho ele viu um rosto que não era o dele, e começou a rir sem parar. Suas risadas viraram gargalhadas maníacas e o Gargalhada surgiu.
Minha ideia para esse personagem é que ele seja uma espécie de mistura entre o Coringa e o Hulk, mas em vez de representar a raiva, ele é toda a frustração reprimida por anos não chegando a lugar nenhum.
Vejo esse personagem andando uma fina linha entre o herói e o vilão (não necessariamente um anti-herói, entretanto). Ele odeia a mafia, detesta a polícia (por culpa-la pela morte do pai), odeia o Batman (por te-lo tacado em um tonel químico) e odeia o Coringa. É muito ódio e frustração para uma pessoa só.
Imagino Vito tentando puxar esse seu outro eu para um caminho mais do “bem”, atacando apenas criminosos, mas como eu disse: seria uma linha fina.

Passo Três: Compre Atributos. Vamos as compras! Esse é um sistema de “point buy”. Eu tenho 450 pontos para comprar tudo do meu personagem, começando com os atributos. Existem nove: Dextery, Strength, Body, Intelligence, Will, Mind, Influence, Aura e Spirit. Não consegui encontrar onde ficam as regras para transformação, eu lembro que existiam, mas não estou achando, então vou fazer o seguinte: comprar o valor de Gargalhada e deixar os valores de Vito separados.
Quero que esse personagem seja ágil. Talvez forte e resistente também. Aí que está. Lembram quando eu disse ali em cima que tinha pensado mais ou menos no conceito? Não sei quais poderes eu quero para esse cara. Deixa eu pensar um pouco aqui.

Selecionei meus atributos aqui e ficaram assim: Dex 12, Str 7, Body 8, Int 5, Will 11, Mind 9, Inf 5, Aura 2, Spirit 7 o que ficou com um custo total de 443 Hero Points. É... Acho que ele não vai ter muitos poderes. Talvez eu volte aqui no final do processo.

Passo Quatro: Compre Poderes e Perícias. Deixa eu dar uma olhada na lista de poderes e ver se algo salta aos meus olhos.
Três poderes me interessam. Acid, Clinging e Regeneration. Como eu estou fazendo essa ficha fora de ordem e já sei quantos terei pontos dos Drawbacks daqui a pouco, vou ficar com os dois últimos poderes dessa pequena lista e colocar um em nível 6 e o outro em nível 9. Quero que Gargalhada aguente bem umas porradas e possa escalar paredes. Isso dá 133 Hero Points então eu já gastei um total de 576.
Vou precisar correr atrás do prejuízo (mas eu já corri, acompanhem e verão).

Passo Cinco: Compre Vantagens. Próximo eu escolho algumas vantagens. Eu pego
Area Knowledge: Small Italia [10], Vito conhece bem o bairro onde nasceu e Connection: Low Level [10], ele tem um amigo que sempre lhe arruma os trabalhos e é só. Total de 596 pontos gastos de 450 que eu tinha.

Passo Seis: Compre Riqueza. Riqueza (Wealth) é uma espécie de atributo separado. Esse é até bem fácil. Vito tem 0 de Wealth. Ele é pobre e quebrado. Como isso irá se desenvolver em sua história eu não sei.

Passo Sete: Background, Descrição e Personalidade. Bom, eu acho que já fiz praticamente tudo isso na descrição acima, mas vamos acrescentar alguns detalhes.
Vito é pequeno, menos de um metro e sessenta de altura, ele é magro e franzinho. Sempre vestido com roupas de segunda mão que ele pega das doações da igreja local. Ele é católico e sabe que trabalhar para bandidos é errado, mas precisa conseguir comida para sua família, afinal ele agora é “o homem da casa”. Ele é tímido, quieto, algo que faz as pessoas gostarem dele.
Já Gargalhada é o oposto. Ele tem a veia de caos que o faz parecido com o Coringa, mas é um caos mais calculado. Assim como o Hulk é a expressão de toda raiva acumulada por Banner, ele é toda a frustração e desgosto pela vida que Vito foi forçado a levar. Mas ele não é mal. Mesmo sem perceber, ele terá limites e não o vejo matando, nem mesmo criminosos. Apenas dando um belo susto. Talvez quebrando uns dentes e ossos, mas matar, não.

Passo Oito: Selecione Drawbacks. Vamos aos Drawbacks. Eu preciso correr atrás de 146 pontos. Alter-Ego (Uncontrollable) [-75], Vito pode se transformar quando fica nervoso ou ansioso e ele fica “no banco do carona” quando Gargalhada assume. Arch Enemy (Coringa) [-15], Eu claramente vejo o Coringa querendo saber “quem é esse novo palhaço que anda roubando o meu show?”. Mistrust [-50], A semelhança de Gargalhada com o Coringa fará a polícia caçá-lo (sem falar na trilha de caos e destruição que ele próprio causará) assim como o Batman pode vir atrás dele, mas não vou colocar o morcegão como inimigo porque eles podem vir a trabalhar juntos depois que ele perceber que esse palhaço pode ser uma força para o bem (desde que pare de explodir depósitos).
E é claro ninguém pode saber que Vito e Gargalhada são a mesma pessoa, então.Secret Identity [-10]. Isso tudo me devolve um total de 150 pontos. Quase certo.

Passo Nove: Selecione Motivação. Victor na verdade quer deixar de ser o Gargalhada. Mas talvez ele acabe vindo a aceitar seu alter ego e aproveitando seu poder para fazer algo de bom no mundo. Mesmo que de um jeito bem torto. Entre as motivações acho que isso daria a ele a motivação Responsability of Power, ao mesmo tempo o Gargalhada seria um Thrill of Adventure. Acho que será divertido jogar com um personagem com duas motivações, uma para cada personalidade.

Passo Dez: Calcule os Pontos Remanescentes. Por fim, fazendo todas as contas, sobraram 4 pontos. Como não vou jogar mesmo com esse personagem vou gastá-los para aumentar Clinging para 6 e pronto.

Mais um personagem fechado. Talvez o próximo seja um outro palhaço, mas de um RPG Indie muito doido que eu descobri: Clown Helsing.

______________________________________________________---

Name: Gargalhada (Laugh)/ Victor “Vito” Bernardi

Attributes:
Dex 12, Str 7, Body 8,
Int 5, Will 11, Mind 9,
Inf 5, Aura 2, Spirit 7


Powers and Skills:
Clinging 6
Regeneration 9

Advantages:
Area Knowledge [Little Italia in Gotham City]
Connection: Fred.

Wealth: 0

Drawbacks:
Alter-Ego (Uncontrollable)
Arch-Enemy: Joker
Mistrust
Secret Identity



Nenhum comentário: