Jogo:
GURPS
ou Generic Universal Role-Playing System.
Autoria:
Steve
Jackson
Editora:
Steve
Jackson Games/ Devir
Experiência:
MUITA!
Mestrei e joguei muito no início até a metade dos anos 90.
Livros
usados:
O livro básico (3a
edição) e o GURPS Compendium I, um livro que tem praticamente TODAS
as opções de construção de personagem já lançadas para esse
sistema.
GURPS
é uma sigla que representa Sistema Genérico Universal de
Representação de Papéis (essa última parte é a tradução para
RPG, só pra esclarecer). Ele não é um rpg per si, mas o que alguns
chamam hoje em dia um Game
Engine,
um conjunto de regras que você pode enfiar qualquer ambientação a
sua escolha. É importante destacar que GURPS foi o primeiro a se
propor a funcionar desta forma. Além disso, ele tem a proposta de
ser completamente funcional não importando qual a ambientação (daí
a parte de genérico e universal).
Pessoalmente,
eu acho que o excesso de realismo dele o torna um péssimo sistema
para fantasia. Lembro até hoje de uma vez que meu grupo decidiu usar
a regra de cavar (sim, existe uma regra pra isso) e ficaram mais de
uma hora discutindo e fazendo contas para saber quanto tempo levaria
para cavarem de um ponto a outro (e eu nem lembro do porquê eles
estarem fazendo isso) e ficaram muito frustrados ao perceber que o
tempo que eles calcularam era muito maior do que eu tinha determinado
apenas pensando na questão narrativa.
Costumo brincar que GURPS é um ótimo
sistema, só não é melhor do que todos os outros. Isso no sentido
de que, apesar dele ser bem adaptável mecanicamente, falta a ele uma
certa capacidade imersão no personagem que vemos em sistemas que são
dedicados a uma ou outra ambientação. Para quem gosta de realismo e
não tem tempo nem paciência para aprender um monte de sistemas,
recomendo ainda hoje.
No final de 1991 eu descobri um livro
de GURPS vendendo em uma livraria perto da minha escola. Eu já
mestrava e jogava RPG e fiquei fascinado por aquele livro enorme que
prometia se encaixar em qualquer mundo que eu quisesse. Eu ganhei de
presente esse mesmo livro como prêmio por passar de ano na escola
aquele ano. Livros de RPG já eram caros naquele tempo e eu quase
repeti de ano, então foi um acordo com meus pais. Rs
Passei minhas férias inteiras lendo
aquele monstro de livro e no ano seguinte (quando entrei no CEFET),
comecei a mestrar RPG com um grupo que eu fiz por lá semanalmente.
GURPS deve ser o sistema que eu mais mestrei nos anos 90, variando
entre fantasia, cyberpunk, space opera e SUPERS (eu preciso apontar
aqui o quanto eu gosto de RPGs de super-heróis, pena ser um gênero
tão poucos rpgistas curtam).
Bom, já falei para caramba então
vamos ao personagem. Em uma certa contradição do que eu disse lá
em cima e em consonância com o que eu já fiz com FATE Accelerated e
Cypher, vou fazer um personagem de fantasia. Na verdade é um
personagem de uma história em que estou trabalhando em um cenário
baseado na península ibérica e na França (talvez um pouco do norte
da África também) nos séculos XI e XII.
Só
não consegui pensar em um nome para ele ainda, mas espero resolver
isso até o final dessa postagem. O que eu sei é que ele era um
jovem mendigo cego que ouviu sobre uma misteriosa ordem de
guerreiros-cegos em um monte próximo a cidade onde ele morava. Ele
foi para lá e implorou para o que o aceitassem como discípulo. Acho
que é um bom conceito para começar.
GURPS
é um “point buy system”, o que significa que eu tenho um número
X de pontos e uso eles para comprar basicamente tudo do personagem.
Vou me ater a 100 pontos que é o padrão para um personagem heróico.
Eu
posso começar por qualquer parte e o normal seria pegar os atributos
básicos primeiro, mas vou começar pelas desvantagens. Primeiro pego
Cego
que é um ponto importante desse personagem e também Senso
de Dever
com os indefesos. A ideia é que essa ordem de guerreiros (que também
precisa de um nome rs) tem essa proposta de defender vítimas e mais
fracos. Isso me deixa com um total de 160 pontos para brincar.
Agora volto para os atributos. O
sistema tem 4 e todos começam em 10 que é o valor médio. Eu vou
aumentar DX que é a destreza para 14 (45 pontos) e os outros para 12
(20 pontos cada). Gastei 105 pontos até agora e talvez eu volte aqui
antes de acabar esse personagem.
Vamos
dar uma olhada nas vantagens agora. Eu pego cinco níveis de Audição
Aguçada
e Olfato/Paladar
Aguçado,
como eu tenho desconto nessas vantagens por ser cego, isso me custa
10 pontos. Pego também Reflexos
em Combate
e Sentido de Perigo
por 15 pontos cada.
Perícias a seguir. Eu tenho 15 pontos
para gastar aqui. O lado bom é que algumas perícias eu posso gastar
apenas meio ponto. Vamos ver quais perícias eu quero.
Após
escolher as perícias que eu quero e distribuir os pontos ficou
assim:
Acrobacia (física/difícil) (1) 12
Natação (física/fácil) (½) 13
Espada Larga (física/média) (16) 11
Sacar Rápido [espada larga]
(física/fácil) (1) 14
Diagnose (Mental/difícil) (½) 9
Primeiros Socorros (mental/fácil)
(½) 11
Escalada (física/média) (½) 12
Rastrear (mental/média) (½) 10
Detectar Mentiras (mental/difícil)
(2) 11
Escapada (física/difícil) (½) 11
Punguismo (física/difícil) (1) 12
Furtividade (física/média) (1) 13
O que me deixa com um saldo de -10
pontos. Mas eu queria aumentar a perícia com espada o máximo
possível já que, por ser cego, ele já ganha uma penalidade de -6
em todos as perícias de combate (já computada acima). Eu vou
reduzir a HT, que representa a vitalidade, em 1 e ganhar dez pontos e
está pronto.
Infelizmente ele não ficou nem de
longe tão “bad-ass” quanto eu queria. Talvez eu o refaça em
FATE.
E é isso. Não consegui pensar em um
nome, então vou chamá-lo apenas de O Guerreiro Cego, por agora.
Talvez eu volte aqui e faça outros personagens de GURPS em
ambientações específicas.
__________________________________________________________--
Nome:
O Guerreiro Cego
Personagem
de 100 pontos.
ST
12 (20)
DX
14 (45)
IQ
12 (20)
HT
11 (10)
Vantagens:
Audição Aguçada +5 (5)
Olfato/Paladar Aguçado +5 (5)
Reflexos em Combate (15)
Sentido de Perigo (15)
Desvantagens:
Cego (-50)
Sentido de Dever: com inocentes e
indefesos (-10)
Perícias:
Acrobacia (física/difícil) (1) 12
Detectar Mentiras (mental/difícil)
(2) 11
Diagnose (Mental/difícil) (½) 9
Escalada (física/média) (½) 12
Escapada (física/difícil) (½) 11
Espada Larga (física/média) (16) 11
Furtividade (física/média) (1) 13
Natação (física/fácil) (½) 13
Primeiros Socorros (mental/fácil)
(½) 11
Punguismo (física/difícil) (1) 12
Rastrear (mental/média) (½) 10
Sacar Rápido [espada larga]
(física/fácil) (1) 14
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