quarta-feira, 12 de maio de 2021

RPG - Jadepunk - Qīngtóng rén


Jogo: Jadepunk – Tales From Kausao City
Sistema: FATE Accelerated (modificado)
Autoria: Ryan M. Danks, Jacob Possin e Mike Olson.
Editora: Reroll Productions / Pensamento Coletivo (versão br).
Experiência: Montando uma campanha disso, fora isso, nenhuma.

Livros usados: O básico e o FATE Accelerated.
Jadepunk é um cenário no mínimo curioso. Mistura uma fantasia oriental do estilo wuxia (aquela cheia de artes marciais onde os personagens dão saltos incríveis, quebram paredes com as mãos, dão socos através de paredes, etc), os pistoleiros de western e a tecnologia dos steampunks.
A cidade de Kausao, cenário desse jogo, é o centro econômico e político do mundo por ter acesso a um recurso único, o jade negro. O cenário fala de uma política corrupta manipulada por corporações que exploram esse recurso e exploram também os habitantes da cidade que são forçados a trabalhar exaustivamente para extrair ou refinar o jade negro.
Os jogadores são uma das muitas células dos Jianghu, uma organização que visa combater os abusos do governo, das corporações e de organizações criminosas que tentam se aproveitar da situação.
Então vamos criar um guerreiro da liberdade.

Passo Um: Aspectos. Como qualquer jogo baseado em FATE, começamos com os Aspectos. E Jadepunk faz uma coisa muito interessante que eu vi poucos jogos baseados nesse sistema fazerem, que é dar um sentido a cada Aspecto do seu personagem.
Existem cinco categorias de Aspectos em Jadepunk: Portrayal, Background, Inciting Incident, Belief e Trouble.
Portrayal é como High Concept em outros jogos de FATE. É um Aspecto que define meu personagem em poucas palavras. Eu já tenho uma ideia bem louca para esse personagem, que encaixa muito bem em FATE. Meu personagem se chama Qīngtóng rén, que significa em chinês Homem de Bronze e já deve dar uma ideia da direção que estou tomando aqui. Se isso não foi suficiente, o primeiro Aspecto dele é Autômato Feito de Bronze. Isso mesmo, Qīngtóng rén é um robô.
Para o segundo Aspecto, Background, eu quero Maravilha da Jadetecnologia para demonstrar o fato dele ser um ser único e fruto de muita pesquisa e desenvolvimento.
Para Inciting Incident eu quero Presenciei a Morte de meu Criador, o cientista que criou Qīngtóng rén estava ajudando o Jianghu e foi morto por um oficial corrupto. Meu homem de bronze não entendia o que era a morte naquele momento, talvez nunca tenha entendido. Ele deseja encontrar o assassino de seu criador e entender o que o levou a matá-lo.
Para Belief, Qīngtóng rén acredita que Conhecimento é Fio Condutor da Minha Existência. Ele está constantemente em busca de respostas, mesmo que ainda não saiba quais são todas as perguntas. O que mais o fascina é a natureza humana.
Por fim, como Trouble eu quero Eu não Sou Humano que representa tanto a ausência de necessidade de comer ou dormir, mas também está ligado à necessidade de se alimentar ao menos com resíduos de jade para continuar funcionando, assim como a dificuldade dele se esconder ou interagir com pessoas fora do Jianghu.

Passo Dois: Profissões. No lugar das Perícias do FATE tradicional ou das Abordagens do FATA Acelerado, Jadepunk trabalha com o conceito de Profissões, que são algo como perícias bem amplas. Cada uma delas podem realizar, de formas diferentes, todas os quatro tipos de ações usadas em ambas versões de FATE (superar, criar vantagens, atacar e defender). As profissões são: Aristocrata, Engenheiro, Explorador, Guerreiro, Erudito e Criminoso, e eu tenho um +3, dois +2, dois +1 e um 0 para distribuir entre elas.
Engenheiro vai levar o +3, claro. Erudito e Guerreiro ganham os +2. Explorador e Aristocrata recebem os +1 e o 0 fica com Criminoso.

Passo Três: Recarga e Recursos. Eu começo com uma Recarga 7 e posso usar isso para comprar Recursos, que é como Jadepunk lida com Façanhas. Existem três tipos de Recursos: Aliados, Equipamentos e Técnicas. Cada um me custa uma Recarga e vem com duas features (características positivas) e uma flaw (característica negativa), e eu posso gastar mais recargas ou pegar mais flaws para colocar mais features se eu quiser. Na verdade acho que é a melhor versão das Façanhas (Stunts que eu vi em um livro de FATE até o momento).
Primeiro eu quero uma Técnica que vou chamar de Banco de Dados em JadeTech, eu preciso associá-la com um dos meus Aspectos e digo que está ligada a “Conhecimento é o Fio Condutor da Minha Existência” e vou colocar as características Focus 2 e Situacional. Toda vez que Qīngtóng rén fizer um teste de Engenheiro ou Erudito envolvendo Jadetech ele ganha um bònus de +1 no rolamento de dados. Isso me custa uma Recarga.
Quero criar um poder legal para combate. Como é algo construído nele vou considerar como uma Técnica de novo que vou chamar de Canhão de Jade Vermelho e vou colocar as características Harmful 3 e Consumidor. Que permite que o canhão cause um dano considerável, mas custe um ponto de FATE cada vez que eu utilizar. Isso também vai me custar um ponto de Recarga.

Isso me deixa com Recarga 5 e já estou satisfeito.

Passo Quatro: Estresse e Consequências. Eu começo com três caixas de cada e não tenho nenhum Recurso que aumente qualquer um deles.

Então é isso. Qīngtóng rén está pronto para tentar entender a necessidade de humanidade de explorar e se aproveitar dos seus semelhantes por coisas tão efêmeras quanto dinheiro e poder.

Seria um personagem interessante de se jogar.
_________________________________________
Nome: Qīngtóng rén, mas todos me chamam de Tong.
Aspectos:
Portrayal: Autômato Feito de Bronze.
Background: Maravilha da Jadetecnologia
Inciting Incident: Presenciei a Morte de meu Criador
Belief: Conhecimento é Fio Condutor da Minha Existência.
Trouble: Eu não Sou Humano

Profissões: Engineer+3, Scholar+2, Fighter+2, Aristocrat+1, Explorer+1, Scoundrel+0

Recursos (Assets):
Banco de Dados em JadeTech (Técnica)
Aspecto Condutor: Conhecimento é o Fio Condutor da Minha Existência
Features: Focus 2
Flaws:Situacional
Descrição: Toda vez que Qīngtóng rén fizer um teste de Engenheiro ou Erudito envolvendo Jadetech ele ganha um bònus de +1 no rolamento de dados.
Custo: 1

Canhão de Jade Vermelho (Técnica)
Aspecto Condutor: Maravilha da Jadetecnologia
Features Harmful 3
Consumidor
Descrição: Qīngtóng rén pode transformar o braço esquerdo em um canhão que causa até dano+3, mas custa um ponto de FATE cada vez que for utilizado.
Custo 1

Recarga: 5
Estresses: 3
Consequências: 3
 

Nenhum comentário: