quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Pentatlo Surpresa - Eritreu


Após um longo hiato causado por questões pessoais, retomando esse projeto.

Jogo: Pentatlo Surpresa
Autoria: Diego Barreto
Editora: Sem editora… por enquanto.
Experiência: Li o livro e conversei com o autor (que é meu amigo, aliás rs).
Livros usados: Só o básico que foi feito para o RPG Jam 2020.

No final de 2020 vários sites brasileiros (movimento rpg, farol do leocórnio, *) fizeram um RPG Jam. E o que seria isso? Basicamente é um concurso criativo onde os participantes têm um tempo limitado (48 horas, nesse caso) para escrever um RPG completo com um tema que foi revelado apenas no início do concurso. O tema nesse caso foi *

Você pode conhecer todos, ou quase todos, os jogos que participaram aqui [*site]. Eu pretendo fazer um personagem de cada um deles e poderia ter começado com o vencedor (Ô, tiaaaa), mas preferi começar com o jogo de um amigo meu: Diego Barreto.

A proposta de Pentatlo Surpresa é um universo sci-fi onde as disputas entre os países deixam de resolver seus conflitos não mais com guerras mas com uma disputa esportiva cujas modalidades são sorteadas na hora, forçando os atletas a serem capazes em uma gama de esportes diferentes.

Então vamos começar a montar um atleta.

Os personagens são montados com uma série de Aspectos, divididos entre três categorias, cada uma com dois positivos e dois negativos. Totalizando 12 Aspectos. As categorias são: Nação, Treinamento e Treinadores.

Começando com Nação. Estou pensando em me inspirar no Império de Axum. Para quem não conhece, https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_de_Axum e recomendo a leitura da coleção História da África, acho que no volume II ou III conta a história desse que foi o segundo Império mais poderoso comercialmente da Antiguidade.

Então primeiro Aspecto que eu quero para a minha nação é “Navegar está no Meu Sangue”, como o Império de Axum conseguiu seu poder a partir do controle dos mares. Meu segundo Aspecto é “Mergulhado em Riqueza”, como Axum é um império rico e poderoso. Meu terceiro Aspecto, o primeiro negativo é “Decadência do Luxo”. Por fim meu último Aspecto de nação é “Crise de Consciência” considerando que minha nação está passando por um período de reflexão e mudança de paradigmas (como aconteceu com a verdadeira Axum).

Agora são os Aspectos de Treinamento.
Aqui eu travei. Se estou postando esse personagem no final de janeiro em vez do início é por causa desse ponto. Não sei bem o que colocar aqui. Então, vou fazer o que sempre faço quando tenho um bloqueio de escritor. Vou escrever a coisa mais idiota que eu conseguir pensar e ver se a partir daí vem algo que preste.

O primeiro aspecto que me vêm é “Salto com Vara” (e o espírito de quinta série grita rs), então acho que vou só colocar os esportes em que meu personagem é bom ou ruim. Os outros aspectos são: Vela (já deu pra notar que meu personagem tem um forte tema náutico, né?) e para os negativos vou colocar Corrida (Ele enjoa em terra firme rs) e Arremesso de Peso (não é muito forte, mas é ágil).

Por último vem os Aspectos dos Treinadores. Vou considerar que meu personagem tem dois treinadores e vou colocar um Aspecto positivo e um negativo para cada. O primeiro treinador é Justo e Controlador e o segundo é Compreensivo e Permissivo. Se eu fosse jogar isso poderia me dar ao trabalho de escolher nomes para cada um, mas como é só para esse projeto, deixa pra lá.

Pronto. Agora eu teria de atribuir um valor de 1 a 4 para cada aspecto em cada grupo, o que eu acho que não faz o menor sentido. Conversei com o criador do jogo e ele me disse que essa seria a primeira coisa que ele tiraria se fosse refazer o jogo. Sendo assim, está pronto.

Opa, falta um nome. Como estou me baseando no reino de Axum, fui procurar nomes africanos da região da Etiópia e da Eritreia, países que ficam onde antes era Axum (inclusive a capital do antigo reino se chama Axum e até hoje existe na Etiópia). Ao jogar no Google descobri que Eritreu é um nome próprio e achei apropriado.
Pessoalmente eu acho que o cenário poderia ser adaptado para FATE com um aspecto em cada categoria, inclusive dei essa sugestão ao Diego.

Mas esse personagem está finalizado e estou enfim retomando esse projeto.
______________________________________________________________


Eritreu

Aspectos de Nação:
Positivos:
“Navegar está no Meu Sangue”
“Mergulhado em Riqueza”

Negativos:
“Decadência do Luxo”
“Crise de Consciência”

Aspectos de Treinamento
Positivos:
“Salto com Vara”
“Vela”

Negativos:
“Corrida”
“Arremesso de Peso”

Aspectos de Treinadores:
Positivos:
“Justo”
”Compreensivo”

Negativos:
“Controlador”
“Permissivo”


Nenhum comentário: