quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Mil Faces de um RPGista - The World is Ending and We are Very Large Dogs. - Melo


Jogo: The World is Ending and We are Very Large Dogs.
Autoria: Eden.
Editora: Auto-publicação.
Experiência: Só li o livro.
Livros usados: Só o básico.

Eu andei comprando uns “bundles” de RPG. Uns pacotes com vários jogos dentro, normalmente visando levantar grana para uma causa. Em um deles sobre direitos das pessoas transexuais eu encontrei esse jogo com uma proposta para lá de inusitada.

O nome é bem autoexplicativo. A proposta é um jogo em um cenário apocalíptico e os jogadores são cachorros grandes tentando não salvar o mundo, mas dar algum alento ao seu humano nesse tempo tão tenebroso. Uma das coisas legais é que não precisa ser um apocalipse zumbi, a queda da lua ou a revolução das máquinas. O “Fim do Mundo” pode ser meramente simbólico, como o fim do relacionamento dos humanos que cuidavam do cachorro que agora precisa cuidar dos dois alternadamente.

Dito isso, o livro peca por não trazer um sistema de regras em si. Ele é quase que apenas um “prompt” para um jogo de contação de histórias. Talvez algum dia eu adapte ele para algum sistema de verdade, já pensei em usar uma variante das mecânicas do Ten Candles, por exemplo.

Mas até lá, vamos fazer um personagem.

Como o jogo tem muito pouco “jogo” e mais contação de histórias, o personagem é criado através das respostas a uma série de perguntas para as quais ele dá alguns exemplos.

- Como o seu Melhor Amigo (seu humano) te chama?

Vou ficar com “Melo”. Originalmente era “Caramelo” devido a cor do meu pêlo, mas com o tempo acabou ficando só “Melo”.

- Em cinco palavras, como você se parece?

Peludo, Caramelo, Fofinho (não sou gordo, hunf), Confiável, Alegre.

- Quem é o seu Melhor Amigo?

É o Fred. Eu conheço ele desde pequenininho, quando eu podia pegar ele no colo. Ou será o contrário?

- O que você faz com o seu Melhor Amigo?

Ele gosta muito de sair comigo para passear e observar os pássaros e correr de gente estranha que cheira mal.

- Onde vocês vivem?

Em uma casa perto do parque onde o Fred veio viver com a Sara. Faz tempo que não vejo a Sara. Estou com saudades.

- No que você é bom?

Afugentar gatos e esquilos e guaxinins. Eu não gosto de guaxinins.

- O que te faz lembrar do seu Melhor Amigo?

O cheiro de Canela. O Fred sempre gostou de um doce com esse cheiro.

E é isso. Está pronto meu Cachorro Grande para enfrentar o fim do mundo. Rápido e fácil.


Nenhum comentário: