quarta-feira, 19 de março de 2025

Mil Faces de um RPGista - As Extraordinárias Aventuras do Barão Munchauses - Roberto Bustamante, Marquês de Tranquilitas.


Jogo: As Extraordinárias Aventuras do Barão Munchausen, essa é a versão em português, mas o jogo originalmente é em inglês.
Autoria: Escrito pelo próprio Barão Munchausen (só que não) e “transcrito” por James Wallis.
Editora: A versão brasileira é da Devir, não sei a editora americana.
Experiência: Ainda não joguei, mas uma amiga tem e estamos tentando marcar um jogo.
Livros usados: Só o básico. Acho que não existe outro. Rs

As Extraordinárias Aventuras do Barão Munchausen é uma mistura de RPG com drinking game. Sim, você leu certo. A proposta do jogo é cada um dos jogadores (não há uma figura de “mestre de jogo” aqui) conte uma história fantástica e exagerada, no melhor estilo do Barão de Munchausen que, caso você não conheça, ficou famoso por contar histórias como viajar montado em uma bala de canhão, jornadas a lua, ou se livrar de areia movediça puxando a si próprio pelos cadarços dos calçados.
Os outros jogadores podem acrescentar detalhes ou contestar pontos da história apostando uma “moeda”, um recurso do jogo que cada jogador possui em número igual ao número de jogadores (mas se o total de moedas para cada jogador for maior que vinte vocês devem contratar alguns mercenários e planejarem uma invasão à Bélgica, recomenda o autor).
E onde entra a parte do drinking game? Se o contador de histórias da vez gaguejar, ou não conseguir responder a um desafio na sua história este deve dar a vez a outro contador de histórias e beber uma dose. Se um jogador contestar a história de outra pessoa e perder, também deve tomar uma dose.
O jogo continua até que todos tiverem contado uma história ou estejam caídos de bêbados.

Enquanto estou sóbrio, vamos fazer um nobre contador de histórias.

Passo Um: Escrever seu título e seu nome. Primeiro preciso decidir um título de nobreza para meu personagem. O livro (escrito como se fosse pelo próprio Barão Munchausen) recomenda que no caso de meu personagem não for um nobre que eu invente um. Mas acho que vou fazer um Marquês.
Para aqueles plebeus incultos que desconhecem a diferença entre um Barão e um Marquês, um marquês é um nobre cujas terras se localizam em regiões nos limiares do Império ou do Reino ou são terras recém-adquiridas em campanhas militares.
Roberto Bustamante, Marquês de Tranquilitas, esse é meu nome e meu título. Agora sublinho-o duas vezes e vou para o...

Passo Dois: Escreva o que quiser. Abaixo do nome, o livro recomenda escrever o que desejar. Suas terras, suas moradas, a ascendências de jovens senhoras (ou senhores) que atraíram o seu olhar. Deve se deixar medalhas e outras condecorações para outro momento.
Coloco apenas o meu título de posse do Mar da Tranquilidade, no lado escuro da Lua. Como consegui esse título? Bom, é uma história bem interessante…

E com isso meu personagem está pronto. Nem vou fazer uma ficha aqui.

Espero jogar esse jogo em breve e não cair bêbado no processo (até porque sou fraco para bebida).

E, feliz aniversário para mim!

Nenhum comentário: