Jogo: Solaria Playtest
Sistema: Fate Core adaptado.
Autoria: Luíza “Luluzinha” Ferreira e Mario “Ozymandias” Lima
Editora: IndieVisível Press
Experiência: Com esse jogo, nenhuma. Com o sistema Fate, alguma e conheço razoavelmente bem o gênero de ficção científica em que ele se baseia.
Livros usados: Só o pdf que foi liberado pelos autores.
Nos últimos anos eu encontrei e comecei a acompanhar vários criadores de conteúdo de rpg aqui do Brasil e lá de fora. Fico feliz de ver o que a nova geração de rpgistas está trazendo para a mesa. Uma dessas criadoras que encontrei foi a “Luluzinha” como ela se chama no seu canal do youtube. Gostei das análises e dos comentários dela, ainda estou pra ver os gameplays, principalmente deste jogo que ela criou. Quando vi um vídeo dela falando de um jogo com temática solarpunk eu corri para pegar o Playtest pra ler.
E o que é solarpunk, alguns podem estar se perguntando. É um gênero da ficção científica que assim como o cyberpunk traz uma crítica social ao nosso momento histórico e nossas questões sociais. A diferença deste para o cyberpunk (o que faz muita gente criticar dizendo que ele não é tão “punk” assim) é uma posição mais otimista e esperançosa a respeito do futuro. Não chega a ser uma ficção “poliana”, apesar de alguns autores do gênero poderem ter esse nível de açucaramento em suas histórias, mas tem uma posição de entender que temos questões a se lidar e criar formas de como podemos ou poderemos lidar em um futuro e quais novas questões podem advir disso. Em resumo, é isso.
Ah! Mas porque “solar”, Sandro? Porque um dos aspectos otimistas desse gênero é justamente o foco em tecnologias verdes e sustentáveis como a energia solar, eólica, etc.
Solaria é um cenário para o sistema FATE que traz exatamente esses aspectos. Os jogadores são pessoas que lutam pelos direitos das pessoas, como definido no próprio pdf de playtest. Seja em uma Fazenda, seja na academia para Solares (uma espécie de elite acadêmica pelo que entendi) e isso envolve criar novas soluções para velhos problemas como discriminação, desigualdade social, desastres climáticos, etc. Imagino que um jogo desse cenário seja mais voltado para intrigas políticas e criação de invenções do que combate, então não é um jogo para qualquer pessoa.
Mas, vamos fazer uma pessoa solar.
Passo Um: Aspectos. Em geral eu começo com um conceito, mas como isso se relaciona com os Aspectos, vamos fazer tudo junto. Eu quero uma personagem com o otimismo proposto pelo cenário e com uma certa inspiração na criadora deste. Vou chamá-la de Luna (sacaram a brincadeira?). Eu vejo Luna como uma cientista, uma resolvedora de problemas. Seu Aspecto Principal deve refletir isso e talvez alguma especialidade científica? Olhando a lista de habilidades acho que não vou precisar da especificidade, então acho que um bom Aspecto principal pode ser “Inventora que Resolve Problemas Pensando Fora da Caixa”.
Como seu Aspecto Problema posso pegar aqui a questão do otimismo exacerbado e dizer que ela “Sempre há algo de bom em todo mundo”. Isso pode ser positivo para tentar transformar inimigos em aliados, mas também representa uma certa inocência dela diante das pessoas.
Eu vou pular o Aspecto de Vínculo porque esse me ligaria ao personagem de outros jogadores e aqui sou apenas eu. Se um dia colocar Luna em uma mesa eu penso nisso.
E agora eu tenho dois Aspectos Livres que eu também poderia deixar em branco para serem preenchidos nas primeiras sessões, mas quero fazer pelo menos um deles.
“Todo Problema tem Solução” é ótimo pra representar o otimismo e a perseverança dessa personagem. Acho que vou parar por aqui e se surgir uma outra ideia para outro Aspecto eu volto aqui.
Pensei em outro quase no final: “Uma Ferramenta para Cada Situação”, para representar que Luna sempre está preparada com alguma coisa para tentar resolver os problemas ao seu reador.
Passo Dois: Habilidades. Aqui temos a tradicional escadinha de habilidades do FATE Core com uma lista de 18 habilidades. Dessas vou pegar uma como Ótima (+4), duas como Boas (+3), três como Razoáveis (+2), quatro como Regulares (+1) e as outras oito ficam como Comuns (+0).
Eu quero Tecnologia como Ótima, e Conhecimento como Boa. A outra Boa eu quero Empatia. Luna tem um jeito de se conectar com os outros. Cada vez mais vejo essa personagem transformando inimigos em amigos (mas não necessariamente em aliados).
Para Razoáveis eu quero Construir, Observar e Recursos, e as Regulares podem ser Herbalismo, Lidar com Animais, Medicina e Vontade. Isso deixa Atirar, Enganar, Esconder, Ginástica, Lábia, Liderar, Lutar e Vigor como Comuns.
Passo Três: Especializações. Isso meio que substitui os Stunts do FATE original. Basicamente eu escolho um arquétipo e ele já me dá uma série de habilidades especiais. Gosto dessa mecânica, facilita bastante.
Para Luna (preciso pensar em um sobrenome antes de terminar), acho que Inventora é perfeito. Isso me dá um bônus de +2 em Construir, me permite sempre ter uma bugiganga para cada emergência, copiar equipamentos que eu já tenha visto e me dá um bônus em Tecnologia para hackear ou controlar máquinas. Perfeito!
Passo Quatro: Toques Finais. Eu começo com 3 Pontos de Aprendizado (FATE points, mas um pouquinho diferentes) e três tanto de Saúde Física quanto Mental (uma versão simplificada do sistema de dano do FATE, ótima para novos jogadores).
Agora só um pouco de história.
Luna Boa Vista nasceu em Terra Vasta e desde muito pequena demonstrou uma incrível habilidade com máquinas e robôs. Pessoas são fascinantes para ela, quase como uma antropóloga de Marte e ela busca entender as relações humanas de uma forma analítica. Acima de tudo ela gosta de ver as pessoas felizes e não entende como em uma sociedade em que todos tem acesso ao que precisam ainda existam pessoas que sintam necessidade de ter mais do que os outros. Talvez elas só precisem que uma melhor explicação?
E é isso. Luna Boa Vista está pronta para criar soluções para um mundo melhor.
________________________________________________
Luna Boa Vista
Aspectos:
Principal: “Inventora que Resolve Problemas Pensando Fora da Caixa”.
Problema: “Sempre há algo de bom em todo mundo”
Vínculo: ???
“Todo Problema tem Solução”
“Uma Ferramenta para Cada Situação”
Habilidades:
Ótima (+4): Tecnologia
Boa (+3): Conhecimento e Empatia.
Razoáveis (+2): Construir, Observar e Recursos
Regulares (+1) Herbalismo, Lidar com Animais, Medicina e Vontade
Comuns (+0): Atirar, Enganar, Esconder, Ginástica, Lábia, Liderar, Lutar e Vigor
Especialização: Inventora
Pontos de Aprendizado: 3
Principal: “Inventora que Resolve Problemas Pensando Fora da Caixa”.
Problema: “Sempre há algo de bom em todo mundo”
Vínculo: ???
“Todo Problema tem Solução”
“Uma Ferramenta para Cada Situação”
Habilidades:
Ótima (+4): Tecnologia
Boa (+3): Conhecimento e Empatia.
Razoáveis (+2): Construir, Observar e Recursos
Regulares (+1) Herbalismo, Lidar com Animais, Medicina e Vontade
Comuns (+0): Atirar, Enganar, Esconder, Ginástica, Lábia, Liderar, Lutar e Vigor
Especialização: Inventora
Pontos de Aprendizado: 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário