Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of Shinsei.
Os monges de Rokugan sempre viveram vidas contemplativas separados da Ordem Celestial, esses homens e mulheres abdicaram de preocupações e desejos mundanos a fim de alcançar um maior entendimento do universo. Mas diante dos sofrimento dos camponeses causado pela guerra dos clãs, mesmo os mais elevados entre os monges não puderam mais se abster e passaram a agir. Alguns falam de visões de um grande mal surgindo ao sul e o retorno do maior inimigo do Império Esmeralda.
Bem-vindos ao décimo primeiro livro da série Way of the Clans. Dessa vez falaremos dos monges de Rokugan. Quase mil anos atrás um velhinho ensinou aos kami o caminho para derrotar Fu Leng. Suas palavras inspiradoras foram registradas no Tao de Shinsei e é a base da espiritualidade no Império Esmeralda. Agora eles deixam seus monastérios e se juntam a luta, seja pelos camponeses, seja contra as forças das Trevas e da Sombra.
Então, vamos fazer um monge!
Passo Um: Conceito. Vejo meu personagem como alguém que entrou para a ordem não por um chamado, mas por necessidade. Membro de uma família camponesa pobre, ele entrou na ordem para ser menos uma boca a alimentar em sua casa. Ter acesso a uma melhor educação e viajar pelo Império ampliaram os horizontes do pequeno Ikki. Em meio a guerra dos clãs ele viu o quanto as disputas dos samurais muitas vezes ignoravam o povo no meio do conflito. Ele hoje tenta mobilizar outros monges para ajudar os necessitados e por fim a essa guerra sem sentido. Afinal, qual o sentido da iluminação enquanto tantos sofrem ao nosso redor?
Beleza, gostei do conceito. Já dá pra trabalhar em cima disso.
Passo Dois:
O Templo das Sete Fortunas me dá um kiho extra na criação de personagem. O que são Kihos? Mais sobre isso em breve.
Ele também me dá uma Honra inicial de 2,5 e as skills: Atemi, Hand-to-Hand, History, Meditation, Shintao e uma perícia de Lore e uma perícia High quaisquer.
Passo Três: Gaste Pontos. Como (quase) sempre, eu tenho 25 pontinhos para distribuir. Vamos ver o que o Way of Shinsei me traz de interessante para começar. Com certeza eu quero Sage por 2 pontos para me dar 1k1 em testes de History e Lore. Shinsei’s Servant é legal (eu sou um dos servos diretos do descendente de Shinsei), mas acho que não faz muito sentido, da mesma forma eu acho Elemental Harmony interessante (Meus Anéis são considerados de valor mais alto para Kihos em um eleento específico), mas não sei se encaixa.. Nas desvantagens acho que Cast Out faz sentido, certos religiosos estão ficando incomodados com as falas de Ikki que devemos deixar a contemplação e partirmos para a ação e proteção dos mais fracos. Vou pegar no nível mais baixo (-3) e depois vejo se é o caso de aumentar.
Antes de continuar acho melhor escolher minha Lore e minha High Skill. Vamos dar uma olhada no livro básico e ver o que surge. Acho que o Lore que melhor encaixa é Ancestors e a High Skill é Sincerity. Mantendo a ideia dele aproveitar essa chance para estudar mais.
Quero aumentar alguns atributos. Aumento Intelligence e Awareness para 3 cada por um total de 16 pontos. E quero aumentar todas as skills em, pelo menos, um nível por mais sete pontos. Isso me deixa com uma sobra de três pontos.
Deixa eu ver se tem mais alguma desvantagem que me interesse no livro básico. Acho que Driven e Meddler se encaixam bem. Driven teria ligação com essa obstinação dele de proteger os camponeses e de esclarecer os outros monges a respeito da importância dessa proteção. E Meddler é que ele é intrometido, principalmente situações de injustiça. Isso me dá mais cinco pontos para gastar para um total de oito. Vou aumentar Agility para 3 e fechar Fogo para 3 também e com isso acabam meus pontos.
Passo Quatro: Kihos. Kihos são habilidades especiais dos monges. Diferente das magias dos Shugenja que convencem os kami a agirem conforme seus desejos, os kihos dos monges focam mais nos elementos dentro do próprio corpo e mente destes. São o equivalente a habilidades marciais místicas que vemos em filmes de kung-fu.
Normalmente eu teria três Kihos, mas como eu peguei o Templo das Sete Fortunas ganho um kiho a mais. Ótimo, como existem quatro tipos de Kihos eu vou pegar um de cada e aí aproveito pra explicá-los.
Primeiro vamos escolher um Mushin, um Kiho equivalente a um Kata praticado ostensivamente e é uma técnica aplicada com algum golpe marcial. Deixa eu ver aqui algum que se encaixe a proposta desse personagem. Rest, My Brother é um kiho de terra que me dá bônus em dados rolados e mantidos igual ao dobro do Shadowland Taint do meu alvo, o melhor disso é que faz isso canalizando o que resta de pureza naquele ser para enfrentar o Taint. Com certeza tem a ver com Ikki.
O segundo tipo de kiho é o Aiki, que são técnicas meditativas que dão ao monge uma defesa ou resistência a alguma coisa, normalmente a um custo. Vendo a lista, Self, No Self chamou minha atenção. É um kiho de vazio que permite ao monge recuperar todos seus Void Points em cinco minutos, mas fica incapaz de fazer raises por se sentir desconectado com o mundo.
O terceiro tipo são os Kharmic. Como você pode imaginar também são técnicas defensivas, mas um pouco mais diretas que o Aiki. O que eu quero se chama Ai Uchi e é um Kiho de fogo com o qual eu posso fazer um contra-ataque que acerta automaticamente contra qualquer oponente que me acerte em um ataque corpo a corpo.
O último tipo de kiho se chama Zanshin e eles são os mais esotéricos e estranhos. Aqui entre nós acho que eles são apenas os que eles não conseguiram encaixar nos outros três. Hehehe. Para Ikki eu escolhi Ancestral Guidance, um kiho de Void que permite a ele entrar em um transe onde ele pode direcionar perguntas aos elementos, aos ancestrais ou até às próprias fortunas e receber algumas respostas.
E isso termina a criação de Ikki, meu monge revoltado. Rs
__________________________________________________
Ikki
Bhotherhood of Shinsei
Temple of Seven Fortunes
Earth 2
Willpower 2
Stamina 2
Fire 3
Intelligence 3
Agility 3
Air 2
Awareness 3
Reflexes 2
Water 2
Perception 2
Strength 2
Void 3
Advantages: Sage (2)
Disadvantages: Cast Out (-3), Driven: Help Heimin (-3), Meddler (-2).
Skills: Atemi 2, Hand-to-Hand 2, History 2, Lore: Ancestors 2, Meditation 2, Shintao 2, Sincerity 2
Kihos: Rest, My Brother (Munshin Earth), Self, No Self (Aiki Void), Ai Uchi (Kharmic Fire), Ancestral Guidance (Zhanshin Void).
Nenhum comentário:
Postar um comentário