Jogo: Cyberpunk 2020 – Um RPG num Futuro Sombrio. Essa é a versão brasileira. O jogo é americano.
Sistema: Interlock.
Autoria: Mike Pondsmith (org.)
Editora: Essa é a versão da Devir, mas o jogo originalmente é da R. Talsorian Games.
Experiência: Joguei uma vez em 1995.
Livros usados: Só o básico.
No distante futuro de 2020… Pois é, um dia esse ano era um futuro distante e no outro ele já se passou cinco anos atrás. De uma certa forma esse é a segunda (ou terceira, não tenho certeza agora) de um rpg chamado Cyberpunk. A versão mais recente é a Red que acho que se passa em 2073, cada vez empurrando mais o futuro para o futuro. Rs
Decidi fazer um personagem dessa edição porque a joguei em 1995 (no RPG Rio de Bom Fracasso) e porque uma amiga querida está para mestrar a versão mais recente.
O jogo se passa no futuro quando as mega corporações se tornaram mais poderosas do que os governos, passando a explorar a vida e o trabalho das pessoas à exaustão e causaram um desastre climático que talvez seja irreversível por pura ganância. Mas diferente do nosso presente aqui temos implantes cibernéticos!
Os jogadores são “sobreviventes em um mundo duro e cruel” como diz o livro, em geral atuando como mercenários para uma ou outra corporação enquanto planejam sua destruição (ou não, eles podem apenas ter se acomodado, já vi muitos grupos jogando assim).
O sistema interlock usa uma mecânica de teste simples. Você rola 1d10 e soma seu atributo ou perícia e compara com uma dificuldade definida pelo mestre. O jogo também usa d6s para dano e d100s para algumas tabelas.
Vamos fazer uma cyberpunk!
Passo Um: Escolha um Papel. Papéis são “meio que classes”, eles te dão uma habilidade especial e possuem uma lista de perícias profissionais. Também são um prompt para um conceito de personagem. Eu sei o que eu quero fazer, mas acabo de me dar conta que o conceito que eu quero surgiu depois desse livro. Quero fazer uma samurai de rua. Os samurais de rua são guerreiros treinados, normalmente cheios de implantes e armas. Também são uma ótima desculpa para usar uma katana em um jogo de ficção científica. Dos papéis oferecidos aqui o que melhor se encaixa é o solo (que é bem o que eu descrevi acima, só sem uma katana, mas veremos isso). A habilidade especial que eu ganho é ter acesso as perícias Iniciativa e Atenção.
Agora um conceito: Minha personagem, Miyuki Watanabe, foi uma soldado que lutou nas guerras corporativas, mas após ter contato com os ensinamentos do bushido (que seus criadores acharam que a tornaria mais obediente) entrou em uma crise ética e começa a questionar pelo que ela está lutando.
Acho que isso é o suficiente para eu começar.
Passo Um: Atributos. O jogo tem nove atributos (Ah os anos 90…) e eu vejo o valor deles aleatoriamente rolando 1d10 para cada um. Posso fazer isso rolando na ordem ou apenas rolo o dado nove vezes (descartando valores 1 e 2) e ajeito como eu quiser. Checo com meu mestre imaginário. Ele diz que o primeiro métodos é estúpido, eu concordo com ele e faço o segundo. Eu tirei 10, 2, 4, 8, 2, 7, 9, 4 e 4. Descartando os dois 2s eu tenho: 9 e 3 no lugar. Vamos ver como vou distribuir essa budega.
Os atributos são: Inteligencia (INT), Reflexos (REF), Autocontrole (AuCon), Habilidade Técnica (TEC), Sorte (Sor), Atratividade (ATR), Capacidade de Movimento (MOV), Empatia (EMP) e Tipo Corporal (TCO).
Eu sei que eu quero TCO e REF altos. Vou colocar os dois 9s neles. O 10 eu vou colocar em Sorte porque sempre me parece um atributo importante. AuCon fica com o 8 e TEC com o 7. INT, EMP e MOV ficam com os 4s o que deixa ATR com o 3.
Isso me deixa com INT 4, REF 9, AuCon 8, Habilidade TEC 7, Sor 10, ATR 3, MOV 4, EMP 4 e TCO 9.
Passo Dois: Fluxovida. Agora eu sorteio ou escolho uma série de opções que vão tornar minha personagem um ser um pouco mais tridimensional (ou assim o livro me promete). Vamos ver.
Primeiro eu tenho uma tabela com estilo pessoal. Infelizmente ao longo dos anos a ideia do cyberpunk acabou reduzida muito mais a um estilo do que uma ideia, mas vamos lá. Eu vou rolar 3d10 e ver o que sai. Tirei 9, 8 e 5. O que me dá Nu, Cabelo Curto e Arrumado e um Brinco no Nariz (engraçado que na época não chamavam de piercing. rs). Ou seja um estilo bem parecido com da personagem Major Motoko Kusanagi do anime Ghost in the Shell. Acho que posso trabalhar com isso.
Origem eu já escolhi como japonesa, então ela sabe falar japonês. Eu também sei falar o “Idioma das Ruas”, segundo o livro uma mistura de inglês, francês, alemão, japonês e mais meia dúzia de línguas.
Agora eu vejo meus antecedentes familiares. Vamos continuar rolando os dados e vendo o que sai. Nível Familiar 2, gerente de corporação. Isso me tira um pouco da minha ideia original de ser uma mercenária. Talvez ela atue resolvendo as coisas de forma mais direta. Talvez ela se veja como uma Shogun, uma senhora da guerra corporativa.
Pais, eu tiro 5, ambos estão vivos. O que me leva a tabela Status Familiar onde eu tiro 4, minha família está em risco de perder tudo (ou já perdeu) para uma Tragédia Familiar, que é a próxima tabela onde eu tiro 9, sua família é atormentada por uma guerra familiar que á dura várias gerações. Talvez a corporação Watanabe tenha sofrido um ataque de uma outra corporação comandada por uma outra família tradicional japonesa, mas que agora conta com o apoio financeiro e por baixo dos panos de uma corporação americana que pretende dominar o mercado do sul asiático. Como se trata de uma questão familiar, Miyuki considera isso um assunto pessoal e não algo para colocar na mão apenas de mercenários cuja lealdade varia com o vento.
Para Motivações eu vou rolar todos os dados de uma vez e vou colocando os resultados aqui.
Miyuki tem uma personalidade exigente, meticulosa e nervosa (bem o que eu estava imaginando mesmo).A “pessoa” que ela mais valoriza é seu gato, Neko, ela aprendeu a não confiar em ninguém totalmente, nem mesmo em sua família. O que ela mais valoriza é o poder (isso pode entrar em contraste com sua recém adquirida honra, o que pode ser bem legal). A opinião dela sobre a maioria das pessoas é neutra, ações dizem quem você é para ela. E o objeto mais estimado dela é um livro, a Arte da Guerra, um exemplar que foi dado a ela pelo seu bisavô em seu leito de morte e onde ela começou ater os primeiros ensinamentos sobre o Bushido.
As últimas tabelas são agrupadas sob o título Eventos de Vida e eu começo rolando 2d6+16 pra determinar minha idade, o que deixa com 27 anos. O que me dá 11 eventos de vida. O que significa que eu vou ter de rolar 11d10 e ver quais eventos surgem.
Primeiro evento, 4 – Amigos e Inimigos. Rolo 1d10 pra determinar qual deles eu ganhei. Tiro 8, inimigo, claro! As tabelas me dizem que é alguém que trabalha pra mim, a quem eu acusei de covardia ou algum outro defeito, ele me odeia, eu o ataco verbalmente e só tem ele mesmo contra mim. Talvez aos 17 anos Miyuki descobriu um desvio de caixa das empresas e acusou um contador. Em vez de eliminá-lo, Miyuki o colocou sob sua asa para que ele volte a provar seu valor e ela abusa dele verbalmente de forma diária. Ele a odeia, mas não pode fazer nada contra ela… ainda!
Segundo e vento, tirei 7- Envolvimento romântico. Foi um caso amoroso problemático, um de nós está pulando a cerca e a outra pessoa me odeia. Aos 18 Miyuki teve um caso com uma pessoa de outra família, uma noiva prometida, e o romance causou desgraça a esta que nunca perdoou Miyuki.
Terceiro evento, tirei 9. Nada interessante aconteceu nos 20 anos de Miyuki.
Quarto evento, tirei outro 4 – Amigos e Inimigos. Outro inimigo. Um ex-amigo, acusou de covardia ou outra coisa (Miyuki é uma baita dedo-duro rs), nós nos odiamos, se nos encontrarmos ele vai ser possuído por uma cólera assassina e tentará arrancar minha cabeça e ele só tem ele mesmo e alguns amigos para vir contra mim. Aos 21, Miyuki se envolveu com más companhias. Acabou fazendo amizade com um líder de gangue, Hiro, que não sabia de sua verdadeira identidade e com quem ela saia para se divertir e relaxar de sua persona corporativa. Durante algum evento, Miyuki acusou Hiro de covarde e o venceu em combate, desmoralizando-o perante a gangue. Apenas alguns amigos mais fiéis ficaram ao lado dele. Ele deseja vingança contra ela, mas será que ele agora sabe quem ela realmente é?
Tanto o quinto e o sexto evento foram 6s, Amigos e Inimigos de novo. Vou rolar os dois como se fossem um só e considerar que é uma dupla. Amigos, até que enfim! Eu tiro um homem e uma mulher, um tutor e uma ex-amante. Hummm… E se um dos tutores de Miyuki estiver servindo como pombo correio para ela recuperar o contato com sua amante de 19 anos? Essa reaproximação pode ter durado por dois anos. Talvez tenha sido essa amante Tomoyo Daidoji, quem deu a Miyuki seu gatinho. Como Tomoyo nunca a perdoou não sei se isso vai acabar bem. Vamos ver se aparece alguma coisa para o fim desse romance mais a frente ou se é um gancho para algo que aconteceria se eu fosse jogar com essa personagem.
Três 9s seguidos. Então foram três anos sem grandes eventos na vida de Miyuki. Talvez tenha sido o tempo em que ela ganhou seus implantes cibernéticos.
O décimo evento é outro 4! Para alguém que parecia antissocial Miyuki teve vários amigos e inimigos em sua jovem vida. Tiro outro amigo. Um homem e como se fosse um pai adotivo. Pode ser o técnico ou o fisioterapeuta que cuidou dela depois das cirurgias cibernéticas. Myasaki acabou se tornando alguém em quem Miyuki tem alguma confiança, afinal ele poderia ter acabado com ela a qualquer momento nos últimos quatro anos. Sua sabedoria de homem simples junto com seu conhecimento técnico lhe servem como um conselheiro “fora da caixa” em alguns momentos de indecisão.
Por fim, não houve nenhum grande evento no último ano de vida de Miyuki.
Nossa, como isso foi longo. Mas até que foi divertido.
Passo Três: Perícias. Eu tenho 40 pontos para distribuir nas minhas perícias. No personagem inicial eu só posso gastar em perícias profissionais e preciso colocar ao menos um ponto em Noção de Combate que é minha “habilidade especial”, mas devo colocar muito mais já que ela é importante para outras coisas.
Vamos distribuir aqui:
Noção de Combate 8
Atenção/ Notar 4
Armas Curtas 3
Briga ou Artes Marciais 5
Conhecimento de Armas 4
Fuzil 3
Atletismo 5
Submetralhadora 3
Furtividade 5
Como eu não posso começar com habilidades fora dessa lista, imagino que Miyuki ainda não tenha posição corporativa, atuando mais “nas sombras” das negociações ou com uma lógica de “negociação do porrete”.
Passo Quatro: Equipamento. Eu detesto essa parte, mas é necessária em um jogo cyberpunk. Eu vejo quanto eu ganho pelo meu nível na minha perícia especial e multiplico por 1d6 meses que estou empregado… nossa, que mecânica horrível, mas vamos lá. Meu salário base sendo uma solo é 7000 por mês e rolo um 4 nos meus dados, o que me dá 28 mil pra gastar. Eu vou pular o equipamento por agora e partir para os implantes cibernéticos.
Eu queria um de invisibilidade ou coisa parecida, mas não tem nada parecido no livro. Mesmo assim achei muita coisa que me interessa:
Nanocirurgiões (Dobra a regeneração) 6000
Pele Reforçada (PB=12) 2000
Amplificador Kerenzikov (+2 em Iniciativa) 1000
Relógio Subcutâneo 50
Intensificador de Adrenalina (Aumenta Ref +1 por 1d6+2 turnos 3x por dia) 400
Ciberópticos 500
Infravermelho 200
Armações Lineares (Força 12) 6000
Ao do o custo 16150 unidades de crédito (acho que é assim o nome da moeda desse jogo). Também tenho um custo de Perda de Humanidade, vou poupar vocês dos rolamentos de dados e matemática e terminou com uma PH de 26 o que me faz perder dois pontos de Empatia, reduzindo para 2. Se chegasse a zero eu poderia ter uma tipo de psicose cibernética.
Vamos voltar para os equipamentos.
Eu quero uma Kendachi Monokatana, basicamente uma Katana feita com alta tecnologia e capaz de cortar aço. Acho que o foco de Miyuki é em armas leves, então vou pegar duas pistolas Federated Arms X-22, isso tudo me custa 900 und. Acho que ela não usa nenhuma armadura além dos implantes que já tem (afinal, pelo sorteio, ela costuma atuar nua… por quê? Não sei!)
Por fim, eu fico com uns 11 mil para pagar custos de quaisquer outros equipamentos que seriam necessários para jogar com essa personagem. Como não vou jogar com ela, o que fiz até aqui já serve.
Checando se tem mais alguma coisa pra fazer. Se eu tivesse feito uma netrunner teria mais um passo, mas como ela não é, termino por aqui.
Miyuki Watannabe está pronta (ou quase) para entrar em campo na guerra corporativa.
____________________________________________-
Miyuki Watannabe
Solo
Atributos:
INT 4
REF 9
AuCon 8
TEC 7
Sor 10
ATR 3
MOV 4
EMP 2
TCO 9.
Perícias
Noção de Combate 8
Atenção/ Notar 4
Armas Curtas 3
Briga ou Artes Marciais 5
Conhecimento de Armas 4
Fuzil 3
Atletismo 5
Submetralhadora 3
Furtividade 5
Implantes Cibernéticos
Nanocirurgiões
Pele Reforçada
Amplificador Kerenzikov
Relógio Subcutâneo
Intensificador de Adrenalina
Ciberópticos
Infravermelho
Armações Lineares
Equipamento:
Kendachi Monokatana
Duas pistolas Federated Arms X-22
Nanocirurgiões
Pele Reforçada
Amplificador Kerenzikov
Relógio Subcutâneo
Intensificador de Adrenalina
Ciberópticos
Infravermelho
Armações Lineares
Equipamento:
Kendachi Monokatana
Duas pistolas Federated Arms X-22
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