sábado, 16 de maio de 2020

RPG - Blue Planet 1e - Jéssica Erickson



Jogo: Blue Planet 1e
Autoria: Jeff Barber
Editora: Biohazard Games
Experiência: Mestrei um pbem no final dos anos 90.
Livros usados: O livro básico apenas.

Se você já leu minhas outras postagens nesse tópico, sabe que lá para o final dos anos 90 eu estava ávido atrás de novos RPGs que saiam do trio GURPS – Ad&d – World of Darkness. Foi nessa época em que eu esbarrei em Blue Planet, que se tornou um dos meus RPGs favoritos.

Blue Planet é um RPG de ficção científica hard, o que significa que ele tenta ser o mais realista possível, ambientado no ano 2199 em um planeta chamado Poseidon. A história básica é que no meio do século XXI descobrimos um wormhole no limiar do nosso sistema solar que levava a outro sistema 22,5 anos-luz da Terra. Nesse sistema encontramos um planeta com 97% da sua superfície coberto por água, Poseidon.
Um esforço internacional foi feito para enviar uma nave colônia com humanos modificados e cetáceos inteligentes (sim, esse é um dos pontos legais desse jogo) ao novo planeta, só que logo depois das primeiras naves serem lançadas uma praga atacou os grãos do nosso planeta gerando uma era de fome e guerra através do globo.
Quando a crise foi finalmente resolvida e uma nova nave foi enviada, acreditava-se que os colonos teriam todos morrido. Eles não só sobreviveram como prosperaram, criando um modo de vida similar ao dos indonésios em sua relação com a natureza de seu novo lar.
Havia pouco interesse na colônia até a descoberta de um mineral capaz de potencializar a engenharia genética como nunca antes se viu, com o pontencial até de eliminar o envelhecimento. Long John. A partir daí uma “corrida do ouro” se iniciou e Poseidon passou de 6 mil para 90 mil habitantes em pouco mais de uma década.
Mas o planeta azul ainda esconde muitos segredos...e perigos.

Esta é a primeira edição de Blue Planet, poucos anos depois de seu lançamento em 1997 saiu uma segunda edição pela Fantasy Flight que eu tenho mas nunca li. Depois pretendo fazer um personagem para ela também.
Recentemente a Biohazard Games recuperou os direitos sobre a ambientação e declarou estar em desenvolvimento uma terceira edição, batizada de Blue Planet: Recontact. Eles lançaram um quickstart gratuito na drivethrurpg que pareceu bem promissor.
Em sua primeira edição Blue Planet tinha dois sérios problemas. O primeiro é que a ambientação era tão vasta que você não sabia onde situar sua campanha. Parece que a futura terceira edição resolve isso apresentando uma série de cenários que o mestre e os jogadores podem usar para ambientar suas aventuras. O outro problema é que o sistema não era bom, como vocês terão um vislumbre aqui. Em uma tentativa de ser “realista”, os designers criaram um sistema supercomplicado que demandava cerca de 40 minutos para resolver um único tiro (sério, eu cronometrei), o que o tornava inviável para um jogo de mesa. Foi por isso que eu resolvi mestra-lo como um pbem (play by e-maill) na época.

Bom, esse post já está enorme e eu nem comecei a fazer o personagem. Então vamos lá.

Passo Um: Conceito. Jessica Erickson cresceu na Terra em uma Nova Jersei detonada pelo Blight no ínicio do século XXII. Descendente de uma família de alemães judeus por parte de pai e porto-riquenhos por parte de mãe ela cresceu com a consciência do que é resiliência. Buscando algo melhor para si e sua família ao mesmo tempo que desejava se tornar parte de algo maior ela se alistou na GEO assim que teve idade suficiente.
A GEO é a instituição que substituiu a ONU durante a crise da virada do século como uma espécie de governo global e administração dos recursos mundiais para combater o Blight. Ela se mantém no poder ainda hoje (em 2199), mas muitos começam a questionar se ela já passou do seu tempo e até se a instituição não teria se tornado um governo tirânico e autoritário com a desculpa de combater injustiças e tentar impedir uma nova crise ecológica em um planeta em falência de recursos naturais.
Jessie ainda acredita na GEO e no que ela se propõe. Foi servindo a essa instituição que ela conseguiu uma educação superior, tratamento para sua avó e viajou para vários lugares da Terra em missão. Ela até atuou como segurança de um diplomata em Marte.
Quando chegou a Poseidon, algo mudou. Ela vivenciou o Efeito Lessear, no qual os recém-chegados ao planeta azul tem essa estranha sensação de, mesmo em um planeta totalmente alienígena, estarem “voltando para casa”. Aliado a isso, ela começou a notar e não gostar da postura de alguns colegas da GEO com relação aos nativos (como são chamados os primeiros colonos). Ela viu pequenos abusos assim em missões na Terra, mas aqui parecem piores. Talvez pela distância da Terra os soldados se sintam mais liberados para agir de forma autoritária, ou talvez seja o efeito Lessear nela, mas aqui isso se tornou algo pessoal.
Ela não sabe por quanto tempo vai conseguir manter seus questionamentos para si.
Bom, temos um bom conceito, vamos a ficha.

Passo Dois: Espécie. Em Blue Planet as escolhas de espécie são Humano Puro (Chimp), Humano Modificado (Modi), Humano Redesenhado Geneticamente (Genie) e Cetáceo (Golfinho ou Orca). Vou colocar Jessica como sendo uma Modi. Ela ganhou implantes cibernéticos e biotecnologicos da GEO como parte de seu trabalho como soldado.
Isso coloca todos os meus atributos (e como esse sistema tem atributos) em 50, menos Educação e Experiência. Eu posso escolher dar uma vantagem genética em alguns atributos se eu quiser, o que significa que posso rolar 1d10 para somar a esse atributo. Para isso eu preciso escolher outro atributo para dar uma desvantagem, o que dá o efeito contrário.
Eu decido dar uma vantagem para Endurance e Constituition e uma desvantagem em Speed e Charisma. Jessica é uma mulher “parruda”, mas não é muito rápida e nem muito social. Deixa eu rolar os dados aqui e...
Termino com Endurance 59, Constitution 65, Speed 48, Charisma 41 e o resto fica em 50 mesmo.
Eu ainda posso pegar uma quantidade de modis que eu quiser baseado em uma combinação com o mestre de jogo. Como estou fazendo isso sem um mestre vou deixar para pegar os modis mais pra frente e então estabelecer algum limite.

Passo Três: Profile. Agora eu faço algumas escolhas que regem quais habilidades eu recebo. E aqui entra um dos problemas desse sistema. As opções são muito desiguais então um jogador pode terminar com uma caralhada de habilidades altas e outro com pouquíssimas baixas e não há nada para compensar isso. Mas vamos deixar de reclamar e fazer minhas escolhas.
Como Origem eu pego Terra, Urbano. Background eu pego Poor. Isso me dá:
Charisma +10, Experience +10, Will +10, Awareness -10, Endurance -10, Constitution -10,
Bureaucracy +10, Earth Culture +10, Economics +10, Language +10, Negociation +10, Persuasion +10, any Vehicles +10, any Computers +10, any Eletronics +10, any Mechanics +10, any Survival +10.
Eu posso mover alguns desses pontos de uma skill para outra, mas não vejo sentido no momento.

Passo Quatro: Education. Apesar desse passo ainda ser dentro de Profile decidi dividir para não ficar muita informação em um lugar só e por ser outra mecânica. Aqui eu decido o nível de educação do meu personagem e isso decide quantos pontos eu tenho para alocar em skills e quais skills eu posso alocar. Novamente não existe nenhuma compensação por pegar uma educação baixa, então seria mais fácil simplesmente dar os pontos aos jogadores para usar como quiser. Eu sei, eu sei, eu disse que não ia mais reclamar.
Jessica chegou a se formar no ensino médio, teve treinamento técnico e militar na GEO. Isso me dá uma Educação 40 e 200 pontos para distribuir nas skills listadas nas categorias militar e técnico. Vou deixar para distribuir isso depois do próximo passo.
Como Rank Militar eu considero que Jéssica seja uma tenente. Bem no meio da cadeia de comando, tendo tanto que lidar com soldados exaltados e comandantes arrogantes.

Passo Cinco: Profissão. Agora eu escolho a minha profissão e isso me dá o meu lugar na sociedade em Poseidon, o nível básico dos grupos de perícias do meu personagem e bônus em algumas perícias, o meu padrão de vida e recursos pelo meu trabalho e um Edge, uma habilidade especial graças a minha profissão. Não vou reclamar mais uma vez quão desbalanceado isso é, mas vocês já devem ter entendido.
Jéssica trabalha para a GEO e ela faz parte dos Peacekeepers, a força de manutenção da paz na colônia. Uma espécie de polícia militar no planeta azul. Atuando tanto na investigação de crimes quanto na contenção de ânimos mais acirrados entre nativos e colonos até mediando disputas.
Isso me dá os seguintes bônus em skill groups e skills:
Skill Groups - Athletics 40, Command 20, Firearms 40, Military Weapons 40, Survival 40, Vehicles 20.
Skills - Any Command skill 20, Computer Operation 20, Demolitions 20, Colonial Culture 40, GEO Culture 40, Military Culture 60, Electronics Operation 20, any Firearms skill 20, Military Hand-to-Hand 60, First Aid 40, Stealth 40, any Vehicles skill 20.

Além disso, eu tenho um bom padrão de vida com acesso ao serviço médico da GEO e tudo mais. Meu Edge é que uma vez por sessão eu posso pedir ao mestre de jogo para ter acesso a um equipamento militar que possa ajudar em uma situação da sessão. Legal.

Passo Seis: Distribuindo Pontos. Como esse post já está ficando enorme, eu vou poupar vocês do passo a passo da distribuição de pontos e vou deixar para vocês verem como ficou o resultado total das skills de Jessica na ficha lá embaixo.

Passo Sete: Motivação. Tecnicamente eu tinha de ter escolhido isso antes da profissão, mas acho que deveria ter sido no início da criação da personagem (é, estou reclamando de novo). A motivação de Jéssica é Lealdade. Ela reconhece tudo o que a GEO fez de bom para ela, mesmo que hoje ela comece a questionar a postura de algumas pessoas dentro da instituição.

Passo Oito: Modis. Eu já ia esquecendo isso. Ela com certeza tem um Neural Jack com uplink que permite ela se conectar diretamente com um computador e seria um sistema de comunicação com outros soldados em campo. Ela passou pelo tratamento para Improved Blood Oxygenation depois de chegar a Poseidon, o que permite que ela prenda a respiração por 10 minutos e dá um bônus de +20 em Endurance. Immunological Symbionte eu acho que deveria ser algo padrão para os operativos da GEO. E acho que em algum ponto ela passou pelo processo de ter Accelerated Neurons, para aumentar o seu tempo de reação (Speed +20, Agility +20, Initiative +10). Ao todo isso custaria 62 mil créditos ao todo (ouch), mas seria mais um investimento da GEO em um operativo de destaque.

E é isso. Desculpem a reclamação ao longo desse post, mas me chateia que uma ambientação tão interessante tenha um sistema tão ruim. Eu ainda não li direito a V2 e o quickstart só dá um vislumbre no sistema da 3a edição, mas parece que simplifcaram bastante o sistema, eu espero que tenha ficado bom. Blue Planet merece.

A seguir, Spirti of the Century.

_______________________________________________________---

Name: Tenente Jéssica Erickson
Origin: Earth, Urban.
Species: Human Modified (Modi)
Background: Poor
Education: Second Degree, Technical, Military
Motivation: Loyalty
Profession: GEO Peacekeeper

Attributes:
Mental: Awareness 40 (-10), Charisma 51 (0), Education 40 (-10), Experience 44 (-5), Initiative 60 (+5), Intellect 50 (0), Will 60 (+5)
Physical: Agility 70 (+15), Appearance 50 (0), Constitution 55 (0), Dextery 50 (0), Endurance 69 (+15), Speed 68 (+15), Strength 50 (0).

Skills:
Administration 0, Bureaucracy 20, Law 15, Management 0
Agriculture 0, Animal Husbadry 0, Aquaculture 0, Farming 0, Hydroponics 0
Athletics 40, Aquatics 55, Archery 40, Freefall 55, Parachutting 55, Physical Training 55, Throwing 40
Command 20, Leadership 50, Logistics 20, Strategy 20, Tactics 30
Commerce 0, Economics 10, Negotiation 10
Communication 0, Language 0, Oration 0, Persuasion 10, Writing -10
Computers 0, Computer Engineering 0, Computer Operation 30, Computer Repair 10, Hacking 0
Construction 0, Carpentry -10, Civil Engineering 0, Demolitions 10
Culture 0, Colonial Culture 40, Earth Culture 10, GEO Culture 40, Incorporate Culrture 0. Military Culture 60, Native Culture 0, Spacer Culture 0, Street Culture 0
Eletronics 0, Electronics Engineering 0, Electronics Operation 30, Electronics Repair 10
Fine Arts 0, Acting 0, Artisan 0, Dance 15, Music -10, Painting 0, Photography -10, Sculpture 0
Firearms 40, Autofire 40, Handguns 60, Longarms 40
Hand to Hand Combat 0, Brawling 15, Martial Arts 15, Military Hand-to-Hand 75
Human Sciences 0, Anthropology 0, Archeology 0, History 0, Political Science 0, Theology 0
Life Sciences 0, Biochemistry 0, Botany 0, Environmental Engineering 0, Genetics 0, Zoology 0
Mechanics 0, Mechanical Engineering 0, Mechanics Operation 0, Mechanics Repair 20
Medicine 0, First Aid 30, Forensics Medicine 0, General Medicine 0, Genetic Engineering 0, Pharmacology 0, Psychology 0, Surgery 0, Veterinary Medicine 0
Military Weapons 40, Artillery 30, Heavy Weapons 40, Gunnery 40
Physical Sciences 0, Astronomy 0, Chemistry 0, Geology 0, Meteorology 0, Physics 0
Scientific Method 0, Experimental Research 0, Mathematics 0
Subterfuge 0, Bribery 0, Disguise -10, Fast Talk 5, Forgery -10, Sleigth of Hand 0, Stealth 55
Survival 40, Fishing 40, Foraging 40, Mountaneering 40, Navigation 40, Orienteering 30, Tracking 30
Vehicles 20, Driving 30, Piloting 40, Sailing 10,

Modis:
Neural Jack com uplink
Improved Blood Oxygenation
Immunological Symbionte
Accelerated Neurons

Edge: Requisição de equipamento militar 1x/sessão.



Nenhum comentário: