domingo, 31 de maio de 2020

RPG - Breaking the Ice - Rosana e Lauro



Jogo: Breaking the Ice
Autoria: Emily Care Boss
Editora: Black and Green Games
Experiência: Li a versão “sampler” uns anos atrás. Recentemente consegui ler a versão completa que saiu no “Romance Trilogy”. Ainda não tive a oportunidade de jogar.
Livros usados: O Romance Trilogy.

Breaking the Ice é um rpg gm-less, o terceiro que eu estou colocando nesse projeto, um rpg que não usa um mestre de jogo. Mais especificamente é um Duet, desenvolvido especificamente para duas pessoas jogarem. O tema do jogo é um pouco abordado em rpgs, romance!
Em BtI os jogadores interpretam duas pessoas saindo em três encontros e fazem testes para aumnetar o nível de atração entre elas e criar compatibilidades que podem levar a um relacionamento.
Existem algumas variações do jogo para mais de duas pessoas (encontros duplos, speed-dating), relacionamentos não-amorosos e até uma variante a cerca da relação de um ser humano com a natureza.
O processo de criação de personagens é feito em dupla, mas farei isso sozinho para esse projeto. Só como exemplo. Da mesma forma que fiz com Icarus, farei dois personagens, porque essa é a proposta do jogo.
Então, vamos lá!

Rating and Genre. A primeira coisa a definir é o “rating” da aventura. Basicamente isso é decidir como sexo, caso ocorra, é resolvido nesse jogo. Pode ser desde “Casto” (sem sexo) até “Explícito” (que dispensa explicações). Acho que para esse exemplo vou ficar com “Fade to Black”, onde cenas de sexo são insinuadas e a tela escurece.
Quanto ao gênero, é o tipo de história a ser contada. Existem várias opções. Vou ficar com o clássico “Comédia Romântica”, porque eu adoro comédias românticas e pronto. :-)

Isso decidido, vamos para a criação dos personagens em si:
The Switch. Os jogadores escolhem uma característica que eles tem diferente entre si e trocam essa característica entre si. Por exemplo, se os jogadores forem um homem e uma mulher, o homem joga com uma personagem feminina e a mulher joga com um personagem masculino. Qualquer característica pode ser escolhida. Em verdade, os jogadores podem decidir simplesmente mudar uma característica para o que quiserem. Como estou montando esses personagens sozinho, vou apenas decidir que é uma mulher e um homem e seguir em frente.

Cor Favorita. Agora vem a parte interessante da criação de personagens desse sistema. Cada jogador escolhe uma cor favorita para o seu personagem e daí os dois jogadores alternadamente escolhem uma palavra para se conectar a essa cor ou uma palavra já escolhida. Eles continuam até cada personagem ter pelo menos doze palavras. Essas palavras vão ser as características dos seus personagens.
Vou escolher Roxo para a mulher (que vou chamar de Rosana) e Laranja para o homem (que vou chamar de Lauro). Vamos fazer algumas associações:

Roxo
> Pôr-do-Sol > Contemplação > Noite > Boate
> Machucado > Cura
> Beterraba > Salada > Vida saudável
> Funeral > Morbidez > Gótico

Laranja
> Nascer do Sol > Disposição
> Energia > Alegria > Otimismo
> Suco > Café da manhã
> Fogo > Calor > Explosão

Eu comecei a rir quando li a primeira associação de cada. Não tinha me dado conta de quão opostas essas cores poderiam ser. Apenas escolhi duas aleatoriamente. Pena que isso é apenas um exemplo, seria muito divertido ver um jogo com esses dois personagens. Hahaha

Agora eu pego essas palavras e uso-as para construir os Traits dos personagens, os quais serão divididos entre Self, Work e Play. Deixa eu pensar um pouco.


Rosana:
Self: Vegetariana, Gótica, Noturna
Work: Veterinária
Play: Meditação, Assistir ao pôr-do-sol. Boate

Lauro:
Self: Otimismo, Expansivo, Acolhedor.
Work: Professor de Educação Física
Play: Corrida pela manhã, Futebol


Ficou muito bom.

Conflitos. Agora é preciso escolher um conflito para cada um dos personagens ao ir no primeiro encontro. Qual é o problema para seu personagem ir em um encontro? Os exemplos no livro vão desde coração partido, perna quebrada até sendo babá de um leopardo (sério rs).
Acho que um dos dois poderia estar vivendo um coração partido e os amigos insistiram para ir em uma festa ou encontrar esse/a amigo/a. Acho que seria mais interessante se Lauro fosse a pessoa com coração partido. Seria um ponto de equílibrio para todo o seu otimismo e alegria. Acho que Rosana está preocupada com algo relacionado ao trabalho. Talvez um de seus pacientes está passando por um tratamento difícil e ela não tem tempo para “essas coisas”, mas as amigas insistiram e disseram que ela está trabalhando demais.
Ficou bom.

Compatibilidades são desenvolvidas ao longo do jogo e os dois começam com Atração um.

E estão prontos.

Imagino que o primeiro encontro deles seria em um local que não tem nada a ver com os dois e seria uma espécie de encontro as cegas armado pelos amigos. E repito que seria muito divertido jogar com esses personagens.

_______________________________________

Rosana:
Cor Favorita: Roxo.
Self: Vegetariana, Gótica, Noturna
Work: Veterinária
Play: Meditação, Assistir ao pôr-do-sol. Boate
Complicação: Preocupação com um paciente em um tratamento complicado.

Lauro:
Cor Favorita: Laranja.
Self: Otimismo, Expansivo, Acolhedor.
Work: Professor de Educação Física
Play: Corrida pela manhã, Futebol
Complicação: Coração Partido.

Atração: o



Nenhum comentário: