sábado, 2 de maio de 2020

RPG - Legend of the Five Rings 1e - Akodo Touya



Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e quaisquer suplementos que eu sentir vontade já que tenho praticamente todo o material lançado para a primiera e segunda edições desse jogo, além de algumas coisas da terceira edição.

Acho que o ano foi 1997 (mas pode ter sido 1998). Eu estava na faculdade de filosofia da UERJ, sem a menor ideia do que fazer com a minha vida. E, é claro, jogando e mestrando RPG.
Estava eu na Gibiteria e Bárbaras Magias, a maior, e talvez a única na época, loja de RPG do Rio de Janeiro. Eu gostava de ver as novidades. Confesso que ficava folheando uns mil livros por lá. Os que mais me interessavam eram os que saiam do eixo Ad&d-GURPS-World of Darkness. Até porque como esses três sistemas dominavam o cenário do RPG e eu queria conhecer coisas diferentes, algo que se manteve na minha vida como rpgista até hoje.
Foi em uma dessas visitas a Gibiteria que eu conheceria o Legend of the Five Rings. Em um primeiro momento me pareceu uma junção de Ad&d (fantasia) com Vampire (clãs), mas conforme eu ia folheando o livro eu fui descobrindo que era muito mais do que isso. E este se tornou o meu sistema favorito de todos os tempos.
Legend of the Five Rings se passa no império fictício de Rokugan, um cenário fantástico inspirado no extremo oriente, principalmente no Japão feudal dos samurais. A época de Tokugawa e de Miyamoto Musachi, autor do Livro dos Cinco Anéis que é outra inspiração para o jogo.
Um diferencial de L5R é que ele era originalmente um card game, e a história da ambientação era decidida através dos campeanatos desse jogo. Se o jogador de um clã ganhasse um determinado campeonato isso significava que aquele clã poderia ter uma vantagem política no cenário, ou que um grande herói que acreditavasse morto reapareceria vivo, e assim por diante.
Dessa forma a história continuou por quatro edições do RPG. Eu acompanhei o jogo até o início da 3ª edição, quando a franquia foi comprada pela Wizards of the Coast, fizeram uma adaptação para o d20 (a 3ªedição do D&D) e tudo começou a ir por água abaixo. Cheguei a dar uma olhada na 4ª edição que aqui no Brasil foi traduzida pela New Order, mas não gostei do que tinham feito com a ambientação e o sistema parecia um Frankenstein tentando abarcar todas as regras e opções que o jogo tinha ganho em quase vinte anos de existência.
Recentemente a Fantasy Flight Games comprou os direitos da franquia, resetou a história para o momento da primeira edição do RPG e lançaram um novo card game, um novo rpg com um novo sistema e um boardgame. Vou postar um personagem dessa quinta edição em outro momento, mas agora (depois desse texto enorme que eu nem sei se todo mundo teve saco de ler até aqui), vamos fazer um personagem no sistema original, a primeira edição.

Primeiro Passo: Clã e Herança. Para construir um personagem de L5R é preciso primeiro escolher um dos clãs. O livro básico traz os sete grandes clãs originais. Em algum ponto do futuro da ambientação esse número flutuaria para seis, oito ou nove, isso sem falar nos clãs menores, mas vamos ignorar isso por enquanto. Eu gosto de todo osc clãs, cada um deles tendo um papel diferente no Império Esmeralda. Nesse momento eu acho que vou fazer um samurai clássico, para isso eu vou pelo clã Leão. Eles são o braço armado do imperador, os que consideram a honra e o dever acima de qualquer outra virtude. Pego meu Way of the Lion para jogar na tabela de herança. Essa é uma regra opcional que permite determinar um ancestral importante do meu personagem e me dá vantagens e desvantagens iniciais.
Rolo 1d10 e tiro 5. Lembrança Ancestral. No meu gempukku (a cerimônia de chegada a idade adulta) meu ancestral não apenas recitou toda a sua linhagem até o seu ancestral original, mas a de todos os presentes. Eu ganho 1 a 5 pontos de Glory. Isso significa que eu sou famoso por esse meu ancestral e esperasse que eu dê tanta importância a minha linhagem e a história de Rokugan quanto ele. Rolo de novo 1d10 e divido por dois, para determinar quantos pontos exatamente de Glória eu ganho com isso e o resultado é 3.

Segundo Passo: Família e Escola. De posse do meu ancestral e do que esperam de mim, eu agora escolho a minha família e a minha escola (algo próximo da minha classe para os fãs de D&D). Apesar de ficar tentado em pegar a família Ikoma, os historiadores do clã, eu decido manter minha ideia original e escolho a família Akodo. Eles são os estrategistas e comandantes do clã. Isso me dá +1 em Perception.
Para minha escola eu decido ir com o clássico novamente e pego a Escola Akodo de Bushi. Isso significa que eu sou um guerreiro, que tenho um +1 em Strength, Honra 3.5, começo com um ponto em algumas skills e a técnica The Way of the Lion que me dá a habilidade de ignorar os bônus de armadura de um oponente ou um Free Raise quando eu atacar.
No sistema original do L5R (o roll and keep como é chamado) não existem sucessos críticos. Sempre que você quiser ter um sucesso mais incrível você precisa aumentar a dificuldade do seu teste (um raise), aumentando também o risco de falhar na sua jogada. Um Free Raise significa que eu ganho o bônus de um raise SEM aumentar a dificuldade, mas só uma vez.

Terceiro Passo:Customizar o seu Personagem. Agora eu tenho 25 pontos para aumentar Traits, Skills e comprar vantagens. Eu começo olhando para as desvantagens primeiro, porque eu posso conseguir até mais dez pontos para gastar ali.
Minha ideia para esse personagem é que ele acredita ser melhor do as outras pessoas, ele tem um alto ideal de si e do que um samurai deveria ser e ele não deixa passar uma chance de dizer isso aos outros.
Com essa ideia eu pego as desvantagens Meddler (2 pontos), e do Way of the Lion eu pego Idealistic (2) e Proud (1). Eu ainda poderia pegar mais cinco pontos, mas acho que essa combinação já é o suficiente.
Agora eu tenho 30 pontos para gastar.
Começo com os Traits. Em L5R você começa com 2 pontos em cada Trait e cada Trait é ligado a um elemento, um dos Rings do título do jogo. Com os bônus que eu ganhei da minha família e escolha eu começo com Perception 3 e Strength 3 (Water 3), Agility 2 e Intelligence 2 (Fire 2), Stamina 2 e Willpower 2 (Earth 2), Reflexes 2 e Awareness 2 (Air 2) e Void 2. Custa 8 pontos para aumentar um trait e 12 para aumentar Void.
Aumento minha Agility e minha Intelligence para 3, o que me custa 16 pontos. Isso também aumenta meu Fire Ring para 3. Fico pensando se é melhor aumentar meu Reflexes (o que aumenta a dificuldade de eu tomar porrada) ou minha Agility (o que aumenta minha chance de dar porrada). Acho que vou deixar assim e vejo se sobram pontos no final.
Vantagens! Dou uma olhada na lista do básico e do Way of the Lion e... pego Clear Thinker (2 pontos) e Death Trance (seria 3 pontos, mas é apenas 2 para Leões), o que significa que ele não é nem facilmente enganado nem teme a morte. Do Way of the Lion pego Tactician (3 pontos para Akodos) porque tem a ver com a ideia do personagem, pelo mesmo motivo pego Precise Memory (3 pontos) do Way of the Crane. Isso dá 10 pontos. O que me deixa apenas 4 para as skills. Eita!
Skills. Eu começo com um ponto em Archery, Defense, Kenjutsu, Battle, Bard, History, e mais um ponto em uma “high” skill a minha escolha. Decido colocar esse ponto em History mesmo o que já me deixa com rank 2. Eu posso colocar um máximo de 2 pontos em cada skill. Considerando que deixei só quatro pontos para essa etapa, não vai ser difícil cumprir com isso. Rs
Coloco um ponto em Kenjutsu, Defense e Battle. Com meu último ponto eu pego um rank em Courtier. Eu vejo esse cara atuando como um conselheiro ou yojimbo (guarda-costas) e isso pode ser útil.

Quarto Passo: Wounds e Outfit. Cada nível de Wounds são o dobro do meu Earth Ring, que é 2. Isso significa que eu consigo tomar uns dois ou três golpes de katana de um personagem de mesma capacidade que eu antes de cair (sim, o sistema é mortal nesse nível). Meu equipamento inicial é determinado pela minha escola, o que significa que eu começo com uma katana, uma wakizashi, um arco (escolho um Dai-kyu), 20 flechas, uma armadura leve, um elmo (que eu só vou usar no campo de batalha), uma sacola de viagem, um kimono, mais duas armas quaisquer. Todos os itens são de qualidade mediana, menos um a minha escolha que é de boa qualidade. Escolho a katana, isso aumenta o dano dela de 3k2 para 4k2. Também começo com 5 koku (o dinheiro de Rokugan). Escolho uma Yari (lança) e uma Tessen (leque de guerra) como minhas outras 2 armas e pronto.
Ah! Esqueci de dar um nome para ele. Seu nome é Akodo Touya.

PS: Nossa! Como essa postagem ficou enorme. Obrigado para você que leu até aqui e talvez eu tente ser mais consiso em futuras postagens (ou não, nem sei se alguém está lendo esse troço).

___________________________________________________________---

Akodo Touya
Escola Akodo de Bushi

Earth Ring 2
Stamina 2
Willpower 2
Fire Ring 3
Agility 3
Intelligence 3
Air Ring 2
Reflexes 2
Awareness 2
Water Ring 3
Strength 3
Perception 3
Void 2

Advantages: Clear Thinker, Death Trance, Tactician, Precise Memory
Disadvantages: Meddler, Idealistic, Proud.

Skills: Archery (Kyujutsu) 1, Kenjutsu 2, Defense 2, Battle 2, Bard 1, History 2, Courtier 1

Glory 1.3
Honor 3.5
Insight 131

Outfit: Katana (fine quality), wakizashi, Dai-kyu, 20 flechas, Yari, Tessen, Armadura Leve, Elmo, sacola de viagem, kimono, 5 koku.



Nenhum comentário: