Jogo:
Legend
of the Five Rings First Edition
Autoria:
John
Wick
Editora:
Alderac
Entetainment Games
Experiência:
MUITA!
Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e
início dos anos 2000.
Livros
usados:
O básico e quaisquer suplementos que eu sentir vontade já que tenho
praticamente todo o material lançado para a primiera e segunda
edições desse jogo, além de algumas coisas da terceira edição.
Acho
que o ano foi 1997 (mas pode ter sido 1998). Eu estava na faculdade
de filosofia da UERJ, sem a menor ideia do que fazer com a minha
vida. E, é claro, jogando e mestrando RPG.
Estava
eu na Gibiteria e Bárbaras Magias, a maior, e talvez a única na
época, loja de RPG do Rio de Janeiro. Eu gostava de ver as
novidades. Confesso que ficava folheando uns mil livros por lá. Os
que mais me interessavam eram os que saiam do eixo Ad&d-GURPS-World
of Darkness. Até porque como esses três sistemas dominavam o
cenário do RPG e eu queria conhecer coisas diferentes, algo que se
manteve na minha vida como rpgista até hoje.
Foi
em uma dessas visitas a Gibiteria que eu conheceria o Legend of the
Five Rings. Em um primeiro momento me pareceu uma junção de Ad&d
(fantasia) com Vampire (clãs), mas conforme eu ia folheando o livro
eu fui descobrindo que era muito mais do que isso. E este se tornou o
meu sistema favorito de todos os tempos.
Legend
of the Five Rings se passa no império fictício de Rokugan, um
cenário fantástico inspirado no extremo oriente, principalmente no
Japão feudal dos samurais. A época de Tokugawa e de Miyamoto
Musachi, autor do Livro dos Cinco Anéis que é outra inspiração
para o jogo.
Um
diferencial de L5R é que ele era originalmente um card game, e a
história da ambientação era decidida através dos campeanatos
desse jogo. Se o jogador de um clã ganhasse um determinado
campeonato isso significava que aquele clã poderia ter uma vantagem
política no cenário, ou que um grande herói que acreditavasse
morto reapareceria vivo, e assim por diante.
Dessa
forma a história continuou por quatro edições do RPG. Eu
acompanhei o jogo até o início da 3ª edição, quando a franquia
foi comprada pela Wizards of the Coast, fizeram uma adaptação para
o d20 (a 3ªedição do D&D) e tudo começou a ir por água
abaixo. Cheguei a dar uma olhada na 4ª edição que aqui no Brasil
foi traduzida pela New Order, mas não gostei do que tinham feito com
a ambientação e o sistema parecia um Frankenstein tentando abarcar
todas as regras e opções que o jogo tinha ganho em quase vinte anos
de existência.
Recentemente
a Fantasy Flight Games comprou os direitos da franquia, resetou a
história para o momento da primeira edição do RPG e lançaram um
novo card game, um novo rpg com um novo sistema e um boardgame. Vou
postar um personagem dessa quinta edição em outro momento, mas
agora (depois desse texto enorme que eu nem sei se todo mundo teve
saco de ler até aqui), vamos fazer um personagem no sistema
original, a primeira edição.
Primeiro
Passo: Clã e Herança.
Para construir um personagem de L5R é preciso primeiro escolher um
dos clãs. O livro básico traz os sete grandes clãs originais. Em
algum ponto do futuro da ambientação esse número flutuaria para
seis, oito ou nove, isso sem falar nos clãs menores, mas vamos
ignorar isso por enquanto. Eu gosto de todo osc clãs, cada um deles
tendo um papel diferente no Império Esmeralda. Nesse momento eu acho
que vou fazer um samurai clássico, para isso eu vou pelo clã Leão.
Eles são o braço armado do imperador, os que consideram a honra e o
dever acima de qualquer outra virtude. Pego meu Way
of the Lion
para jogar na tabela de herança. Essa é uma regra opcional que
permite determinar um ancestral importante do meu personagem e me dá
vantagens e desvantagens iniciais.
Rolo
1d10 e tiro 5. Lembrança
Ancestral.
No meu gempukku (a cerimônia de chegada a idade adulta) meu
ancestral não apenas recitou toda a sua linhagem até o seu
ancestral original, mas a de todos os presentes. Eu ganho 1 a 5
pontos de Glory. Isso significa que eu sou famoso por esse meu
ancestral e esperasse que eu dê tanta importância a minha linhagem
e a história de Rokugan quanto ele. Rolo de novo 1d10 e divido por
dois, para determinar quantos pontos exatamente de Glória eu ganho
com isso e o resultado é 3.
Segundo
Passo: Família e Escola.
De posse do meu ancestral e do que esperam de mim, eu agora escolho a
minha família e a minha escola (algo próximo da minha classe para
os fãs de D&D). Apesar de ficar tentado em pegar a família
Ikoma, os historiadores do clã, eu decido manter minha ideia
original e escolho a família Akodo. Eles são os estrategistas e
comandantes do clã. Isso me dá +1 em Perception.
Para
minha escola eu decido ir com o clássico novamente e pego a Escola
Akodo de Bushi. Isso significa que eu sou um guerreiro, que tenho um
+1 em Strength, Honra 3.5, começo com um ponto em algumas skills e a
técnica The
Way of the Lion
que me dá a habilidade de ignorar os bônus de armadura de um
oponente ou um Free Raise quando eu atacar.
No sistema original do L5R (o roll and
keep como é chamado) não existem sucessos críticos. Sempre que
você quiser ter um sucesso mais incrível você precisa aumentar a
dificuldade do seu teste (um raise), aumentando também o risco de
falhar na sua jogada. Um Free Raise significa que eu ganho o bônus
de um raise SEM aumentar a dificuldade, mas só uma vez.
Terceiro
Passo:Customizar o seu Personagem.
Agora eu tenho 25 pontos para aumentar Traits, Skills e comprar
vantagens. Eu começo olhando para as desvantagens primeiro, porque
eu posso conseguir até mais dez pontos para gastar ali.
Minha ideia para esse personagem é
que ele acredita ser melhor do as outras pessoas, ele tem um alto
ideal de si e do que um samurai deveria ser e ele não deixa passar
uma chance de dizer isso aos outros.
Com
essa ideia eu pego as desvantagens Meddler (2 pontos), e do Way
of the Lion eu
pego Idealistic (2) e Proud (1). Eu ainda poderia pegar mais cinco
pontos, mas acho que essa combinação já é o suficiente.
Agora eu tenho 30 pontos para gastar.
Começo com os Traits. Em L5R você
começa com 2 pontos em cada Trait e cada Trait é ligado a um
elemento, um dos Rings do título do jogo. Com os bônus que eu
ganhei da minha família e escolha eu começo com Perception 3 e
Strength 3 (Water 3), Agility 2 e Intelligence 2 (Fire 2), Stamina 2
e Willpower 2 (Earth 2), Reflexes 2 e Awareness 2 (Air 2) e Void 2.
Custa 8 pontos para aumentar um trait e 12 para aumentar Void.
Aumento minha Agility e minha
Intelligence para 3, o que me custa 16 pontos. Isso também aumenta
meu Fire Ring para 3. Fico pensando se é melhor aumentar meu
Reflexes (o que aumenta a dificuldade de eu tomar porrada) ou minha
Agility (o que aumenta minha chance de dar porrada). Acho que vou
deixar assim e vejo se sobram pontos no final.
Vantagens!
Dou uma olhada na lista do básico e do Way
of the Lion
e... pego Clear Thinker (2 pontos) e Death Trance (seria 3 pontos,
mas é apenas 2 para Leões), o que significa que ele não é nem
facilmente enganado nem teme a morte. Do Way of the Lion pego
Tactician (3 pontos para Akodos) porque tem a ver com a ideia do
personagem, pelo mesmo motivo pego Precise Memory (3 pontos) do Way
of the Crane.
Isso dá 10 pontos. O que me deixa apenas 4 para as skills. Eita!
Skills.
Eu começo com um ponto em Archery, Defense, Kenjutsu, Battle, Bard,
History, e mais um ponto em uma “high” skill a minha escolha.
Decido colocar esse ponto em History mesmo o que já me deixa com
rank 2. Eu posso colocar um máximo de 2 pontos em cada skill.
Considerando que deixei só quatro pontos para essa etapa, não vai
ser difícil cumprir com isso. Rs
Coloco
um ponto em Kenjutsu, Defense e Battle. Com meu último ponto eu pego
um rank em Courtier. Eu vejo esse cara atuando como um conselheiro ou
yojimbo
(guarda-costas) e isso pode ser útil.
Quarto
Passo: Wounds e Outfit.
Cada nível de Wounds são o dobro do meu Earth Ring, que é 2. Isso
significa que eu consigo tomar uns dois ou três golpes de katana de
um personagem de mesma capacidade que eu antes de cair (sim, o
sistema é mortal nesse nível). Meu equipamento inicial é
determinado pela minha escola, o que significa que eu começo com uma
katana, uma wakizashi, um arco (escolho um Dai-kyu), 20 flechas, uma
armadura leve, um elmo (que eu só vou usar no campo de batalha), uma
sacola de viagem, um kimono, mais duas armas quaisquer. Todos os
itens são de qualidade mediana, menos um a minha escolha que é de
boa qualidade. Escolho a katana, isso aumenta o dano dela de 3k2 para
4k2. Também começo com 5 koku (o dinheiro de Rokugan). Escolho uma
Yari (lança) e uma Tessen (leque de guerra) como minhas outras 2
armas e pronto.
Ah!
Esqueci de dar um nome para ele. Seu nome é Akodo Touya.
PS:
Nossa! Como essa postagem ficou enorme. Obrigado para você que leu
até aqui e talvez eu tente ser mais consiso em futuras postagens (ou
não, nem sei se alguém está lendo esse troço).
___________________________________________________________---
Akodo
Touya
Escola
Akodo de Bushi
Earth
Ring
2
Stamina 2
Willpower 2
Fire
Ring
3
Agility 3
Intelligence 3
Air
Ring
2
Reflexes 2
Awareness 2
Water
Ring
3
Strength 3
Perception 3
Void
2
Advantages:
Clear Thinker, Death Trance, Tactician, Precise Memory
Disadvantages:
Meddler, Idealistic, Proud.
Skills:
Archery (Kyujutsu) 1, Kenjutsu 2, Defense
2, Battle 2, Bard 1, History 2, Courtier 1
Glory
1.3
Honor
3.5
Insight
131
Outfit:
Katana (fine quality), wakizashi, Dai-kyu, 20 flechas, Yari, Tessen,
Armadura Leve, Elmo, sacola de viagem, kimono, 5 koku.
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