quinta-feira, 7 de maio de 2020

RPG - Edge of the Empire - Phella Dap'Ta



Jogo: Edge of the Empire/ Fronteiras do Império
Sistema: Genesys
Autoria: Jay Little, Sam Stewart, Andrew Fischer e Tim Flanders (orgs).
Editora: Fantasy Flight Games/Galapagos Jogos.
Experiência: Só li o livro, estava começando a organizar uma partida oneshot dele quando a quarentena veio. Não sei se dá para jogá-lo via discord por conta dos dadinhos especiais.
Livros usados: Só o básico mesmo.

Como hoje (quando estou escrevendo isso, pelo menos) é quatro de maio que é o dia de Guerra nas Estrelas (may the fourth be with you), decidi fazer um personagem de Star Wars.
Star Wars já teve alguns sistemas de RPG, o mais recente foi criado pela FFG usando seu sistema Genesys, o tal que usa um bando de dadinhos diferentes. Confesso que em um primeiro momento eu torci a cara para esse sistema, mas fiquei com vontade de ver ele na mesa e checar se funciona de alguma forma (se eu já joguei um sistema que usa uma torre de jenga, por que não? rs). Um amigo até ficou de me emprestar os dados dele para eu mestrar, e aí veio a pandemia...
Uma jogada da FFG com esse sistema foi dividi-lo em 3 ambientações mais ou menos independentes. Edge of the Empire, ou Fronteiras do Império como foi traduzido aqui, fala sobre pessoas que vivem na margem de uma galáxia dominada pelo Império. O foco é em personagens contrabandistas, mercenários, mas também pequenos nobres, colonos de planetas distantes na orla exterior, etc. E é uma pegada diferente dos focos tradicionais desse cenário, seja na rebelião ou nos jedis, os quais compõem as outras duas ambientações desse sistema.

Passo Um: Determine Conceito e Antecedentes. Seguindo a tradição de personagens clássicos de SW como o Capitão Pannakah e o Conde Dooku (sério, eu desconfio que tem um brasileiro na lucas arts só passando esses nomes de sacanagem), o nome do meu personagem é Phella Dap'Ta. Um twi'lek (aqueles aliens que tem uns tentáculos no lugar dos cabelos) que foi vendido como escravo ainda criança. De alguma forma ele conseguiu escapar. Pensando melhor, ele foi vendido para um homem que, apesar de dar-lhe uma surra quase diariamente, fez ele ter um mínimo de educação. Quando esse homem morreu, Phella herdou sua nave e alguns de seus negócios. Pode haver um boato de que Phella matou esse homem, mas nada nunca foi provado. Isso é algo que pode ser explorado ao longo do jogo. Estou deixando os detalhes em aberto para encaixar melhor em qualquer que seja a campanha que o mestre queira fazer.

Passo Dois: Escolha uma Obrigação Inicial. Eu dou uma olhada geral nas obrigações e escolho Oath, ou Juramento. Phella sabe a dor da escravidão e nunca se associa com mercadores de escravos, e as vezes pode fazer ações que discordam do bom senso para ir contra mercadores de escravos. Ele se considera acima da maioria dos marginais com quem costuma se relacionar por ter algum tipo de “código de honra por isso.” O valor da obrigação dependeria do tamanho do meu grupo de jogo, como sou só eu vou deixar isso em aberto.

Passo Três: Escolha uma Espécie. Já disse lá em cima. Twi'lek. Isso me dá uma Força Física 1, Agilidade 2, Intelecto 2, Astúcia 2, Força de Vontade 2 e Porte 3 (sério que traduziram Presence como Porte? Aff). Além disso eu ganho um rank em Charme ou Falsidade. Eu escolho Charme. E posso remover um ■ (dado preto) devido a ambientes áridos ou quentes.
Eu também tenho 100 XPs para customizar o personagem em breve.

Passo Quatro e Cinco: Escolha uma Carreira e Especializações. Phella é um Contrabandista. Eu não o vejo como um personagem muito inclinado a combates e mais voltado para resolver as coisas com um sorriso e uma mentira bem contada.
Isso dá a ele Artimanha, Conhecimento (Submundo), Coordenação, Falsidade, Manha, Percepção, Pilotar (Espacial) e Vigilância como perícias de carreira. Eu ganho um desconto para comprar essas perícias mais tarde e eu tenho quatro graus para distribuir nelas agora, os quais eu coloco em Artimanha, Conhecimento (Submundo), Pilotar (Espacial) e Vigilância. Isso já aponta um pouco a direção que eu quero com Phella.
A Especialização dele obviamente é Trapaceiro.
O que me dá Charme, Combate à Distância (Leve) e Sangue Frio também como perícias de carreira, e também dois outros graus de graça que posso distribuir nessas perícias ou em Falsidade. Vão para Combate e Sangue Frio. Phella não é de entrar em combates, mas quero ele capaz de SAIR de um.

Passo Seis: Gaste Pontos de Experiência. Agora eu tenho 100 XP para gastar em Phella. Primeiro aumento minha Agilidade e Astúcia para 3 cada por 60XP. Considero fazer o mesmo com Força de Vontade, mas isso me deixaria com apenas dez pontos.
Passo logo para os Talentos e resolvo pegar toda a primeira linha de Trapaceiro. Isso me dá Contatos do Mercado Negro, Persuasão, Saque Rápido e Reação Rápida, o que faz de Phella um cara bem conectado, manipulativo e rápido para reagir se as coisas esquentarem de repente. Ou seja, bem o que eu quero dele. Isso me custa 20 XP (5 por cada).
Então eu tenho outros 20 XP para comprar graus de perícias. O que é quase nada... Eu coloco 15 em Falsidade para grau 2, e os últimos 5XP para comprar um grau de Manha (que é uma péssima tradução para Streetwise EMHO).

Passo Sete: Determinando Atributos Secundários. O Limite de Ferimento de Phella é 11, o Limite de Fadiga é 12, Defesa 0 e Valor de Resistência é 1.

Passo Oito: Determinar Motivações. A principal ambição de Phella é um desejo incomensurável por liberdade. Ele sabe o que é ter sua liberdade perdida então todo seu foco em lucro é para manter sua liberdade. Uma das formas que ele reforça isso é exercendo o poder de escolher seus clientes e as vezes se meter em problemas contra traficantes de escravos.

Passo Nove: Equipamento e Aparência. Por fim, 500 créditos para comprar equipamentos. Eu compro uma Pistola Blaster Leve por 300, uma Roupa Pesada por 50 (o que me dá pelo menos uma Resistência de 1), um comlink portátil e uma mochila. Isso me deixa com 75 créditos de sobra.
Para aparência, Phella é um Twi'lek médio de pele verde floresta com tentáculos pequenos para um adulto (fruto de anos de má nutrição talvez), ele tem uma postura charmosa e um sorriso de quem sempre sabe um segredo. Acho que o resto da personalidade dele está bem construída lá em cima.

Passo Dez (enfim!): Selecione uma Nave. Normalmente isso seria uma decisão em grupo, mas como sou só eu, posso escolher isso sozinho hahahaha. Eu fico tentado a pegar uma YT-1300 que é a nave de Han Solo, mas decido pegar o Cargueiro Médio Classe Wayfarer porque quero ser capaz de levar mais carga.

E é isso. Se eu fosse mestrar esse personagem (e vou começar a colocar isso no final de cada personagem) eu colocaria o grupo em situações onde teriam de salvar escravos dos Hutt o que traria um monte de problemas ao grupo.

___________________________________________________

Nome: Phella Dap'Ta
Espécie: Twi'lek
Carreira: Contrabandista
Redes de Especialização: Trapaceiro

Limite de Ferimento 11
Limite de Fadiga 12
Defesa 0
Valor de Resistência é 2

Características:
Força Física 1, Agilidade 3, Intelecto 2, Astúcia 3, Força de Vontade 2, Porte 3

Perícias:
+Artimanha (Astúcia) 1+2
Artilharia (Agilidade) 3
Astronavegação(Intelecto) 2
Atletismo (Força) 1
Briga (Força) 1
+Charme (Porte) 1+2
Coerção (Vontade) 2
Combate à Distância – Leve (Agilidade) 1+2
Combate à Distância – Pesado (Agilidade) 3
Combate Próximo (Força) 1
Computadores (Intelecto) 2
Conhecimento – Educação (Intelecto) 2
Conhecimento – Mundos do Núcleo (Intelecto) 2
Conhecimento – Orla Exterior (Intelecto) 2
Conhecimento – Saber (Intelecto) 2
Conhecimento – Xenologia (Intelecto) 2
+Conhecimento – Submundo (Intelecto) 1+1
+Coordenação (Agilidade) 3
Disciplina (Vontade) 2
+Falsidade (Astúcia) 2+1
Furtividade (Agilidade) 3
Liderança (Porte) 3
+Manha (Astúcia) 1+2
Mecânica (Intelecto) 2
Medicina (Intelecto) 2
Negociação (Porte) 3
+Percepção (Astúcia) 3
+Pilotar – Espacial (Agilidade) 1+2
Pilotar – Planetário (Agilidade) 3
Resiliência (Força) 1
+Sangue Frio (Porte) 1+2
Sobrevivência (Astúcia) 3
+Vigilância (Vontade) 1+1

Talentos: Contatos do Mercado Negro, Persuasão, Saque Rápido e Reação Rápida
Equipamento: Pistola Blaster Leve, Roupa Pesada, Commlink Portátil e Mochila. 75 créditos.
Nave: Cargueiro Médio Classe Wayfarer




Nenhum comentário: