sábado, 2 de maio de 2020

RPG - Vampire: the Masquerade (Revised) - Erika Calheiros



Jogo: Vampire third edition (ou revised edition)
Autoria: Mark Rein Hagen(org)
Editora: White Wolf Publishing
Experiência: Mestrei um tanto e joguei um tanto nos anos 1990. Mas eu sempre gostei mais de seus “irmãos mais novos”, particularmente Werewolf e Mage.
Livros usados: O livro básico e talvez eu pegue o player's guide também.

Então vamos fazer um Vampiro! Eu nunca fui muito fã de Vampire. Eu entrei na onda nos anos 90, como todo rpgista na época. Hehe. Mas como disse acima, eu acabei gostando muito mais dos outros jogos da World of Darkness.
Vampire tinha essa proposta de “horror pessoal” e “você é um monstro”, mas na verdade nunca me senti muito assim jogando isso. A política e a forma como os poderes funcionavam no jogo sempre destoaram dessa proposta. E foi isso que me interessou na nova, quinta, edição. Parece que eles captaram isso no sistema. Mas, antes de pular para essa nova versão, quero fazer um personagem com o sistema que eu conheci mais de vinte anos atrás.

Passo Um: Conceito. Então, começo com o conceito. Quero uma personagem dos anos 90. Pelo que me lembro foi a época em que o graffitti começou a ganhar força e respeito. As pessoas estavam deixando de chamar de pixação e entendendo que aquilo também era uma forma de arte.
(nota: eu realmente não sei nada sobre isso, estou tirando isso das minhas memórias da época e das reportagens que eu via. Se você que está lendo isso sabe mais do que eu sobre a cultura do graffitti, o que é bem provável, deixe um comentário com quantas besteiras eu estou dizendo aqui. Só, por favor, peço que seja gentil. ;-) )
Erika Calheiros é uma jovem da periferia de São Paulo. Ela fez parte da geração cara-pintada, protestou contra Fernando Collor e foi uma das artistas que fundaram o Beco do Batman. Ela atraiu olhares de poderosos, só não dos poderosos que ela imaginou. Uma noite ela desapareceu e nunca mais foi vista. Esse é momento em que ela foi Abraçada.
Bom, gostei desse conceito, apesar de eu posso ter falado uma besteira ou duas (ou três, ou quatro) sobre a cultura do graffitti em São Paulo nos anos 90, mas vou pegar por aí.
Agora preciso escolher um Clã, uma Natureza e um Comportamento.
Em um primeiro momento penso em Brujah, mas decido que ela foi sondada por um membro desse clã, mas foi abraçada por um Toreador. O Brujah que foi seu quase-sire não ficou feliz com isso. O que é um bom gancho se eu fosse jogar com essa personagem.
A Natureza dela é Rebelde, mas seu Comportamento é Perfeccionista. Novamente pode gerar alguns conflitos com seu sire e seu quase-sire.
Pensei em detalhar os dois “sires” dela e o conflito deles, mas acho que vou deixar em aberto para o caso de algum dia eu vir a usar essa personagem na campanha de alguém (ou como npc em uma campanha minha).

Passo Dois: Selecione Traits. Então vamos para o bom e velho padrão de decidir como priorizar meus atributos e me pego pensando qual dos três é o MENOS importante para Erika e acho que é Physical. Isso decidido acho que Mental é o mais importante e Social o secundário.
Physical Traits: É o mais fácil, coloco um ponto em cada um, ficando com a média de 2.
Social Traits: Um em Charisma e dois nos outros dois. Erika não era tão manipulativa como mortal, mas ela aprendeu rápido no mundo vampiro.
Mental Traits: Dois pontos em cada um e o último ponto vai para Wits. Erika é perceptiva, inteligente, mas seu ponto forte é pensar rápido e reagir mais rápido ainda.

Passo Três: Selecione Abilities. Dou uma olhada nas listas e decido dividir na ordem Skills, Talents e Knowledges.
Talents: Dois pontos cada em Alertness, Athletics, Brawl, Intimidation e o último ponto em Streetwise.
Skills: Três pontos cada em Crafts, Drive, Performance e Stealth. O último ponto vai para Security.
Knowledges: Dois pontos em Law e Politics e um ponto em Linguistics (inglês).
Talvez eu retorne aqui quando for gastar meus freebie points.

Passo Quatro: Selecione Advantages. Primeiro Disciplinas. Como Toreador eu tenho acesso à Auspex, Celerity e Presence. Eu tenho três pontos e acho que é melhor simplesmente colocar um em cada.
Segundo, backgrounds. Cinco pontos. Coloco um em Allies e dois em Contacts. Erika conhece algumas pessoas no mundo das artes, principalmente no cenário underground. Dois últimos em Mentor, a mulher que abraçou Erika tem certa influência na Camarilla.
Por fim, distribuo sete pontos entre minhas virtudes. Eu decido ficar com o clássico caminho da humanidade o que me dá as virtures Conscience e Self-Control. Coloco três pontos em cada, o que me deixa só com um ponto para Courage. Acho que também voltarei aqui com meus freebie points.

Passo Cinco: Toques Finais. Registro minha Humanity (8), Willpower (2) e Blood Pool (rolo 1d10 e consigo um 8, boa!). Por fim eu tenho meus 15 freebie points para personalizar minha personagem.
Começo aumentando a minha coragem para 4 ao custo de 4 freebies, o que também aumenta meu willpower para 4. Aumento também Dextery para 3 (5 pontos), gasto outros 4 pontos para aumentar Security e Linguistics (quero que ela também saiba francês, talvez uma exigência de sua sire). Os últimos dois pontos eu gasto para aumentar Willpower.
E é isso! Faz uns 25 anos que eu não fazia um vampiro.hahaha.

____________________________________________________________________---


Name: Erika Calheiros.
Clan: Toreador.
Nature: Rebel
Demeanor: Perfeccionist.
Generation: 13ª

Traits:
Strength 2, Dextery 3, Stamina 2
Charisma 2, Manipulation 3, Appearance 3
Perception 3, Inteligence 3, Wits 4.

Abilities:
Alertness 2, Athletics 2, Brawl 2, Intimidation 2, Streetwise 1.
Crafts 3, Drive 3, Performance 3, Stealth 3, Security 2.
Law 2, Linguistics 2 (inglês e francês), Politics 2.

Disciplines:
Auspex 1
Celerity 1
Presence 1

Backgrounds:
Allies 1
Contacts 2
Mentor 2

Virtues:
Conscience 4
Self-Control 4
Courage 4

Humanity 8
Willpower 6
Blood Pool 8


Nenhum comentário: