sábado, 2 de maio de 2020

RPG - Cypher System - Sarah Brightblade



Jogo: Cypher System
Autoria: Monte Cook
Editora: Monte Cook Games
Experiência: Só li, nunca mestrei nem joguei nada nesse sistema, mas é um jogo que eu acho que vou curtir muito.
Livros usados: Só o básico (não a versão revisada).

Acho que eu não tenho muito para falar desse sistema além do fato de ter sido escrito pelo Monte Cook que é um dos autores da 3a edição do D&D e é um designer que em geral eu acho foda.
Assim como eu fiz com Fate Accelerated, vou primeiro fazer um persoangem genérico no sistema básico antes de fazer um usando uma das suas ambientações.

Conforme eu ia lendo o livro básico do Cypher um personagem foi se formando na minha cabeça. Basicamente eu quero fazer um Paladino. :-)
Como a ideia é fazer um personagem genérico, isso é tudo que vou criar em termos de conceito.

A criação de persoangem em Cypher segue uma fórmula bem interessante. Seu persoangem é um [adjetivo]com um [substantivo] que faz um [verbo]. O substantivo é o Tipo do seu personagem. Cof cof classe mas fala diferente cof cof. Tenho de ver essa tosse, sabe? Então os tipos para escolher são Warrior, Adept, Explorer e Speaker. Para um paladino a melhor opção é Warrior, claro.
Isso me dá Might 10, Speed 10 e Intellect 8. Eu ainda tenho 6 pontos para distribuir entre esses três. Vou colocar quatro em Might e dois em Intellect, o que vai me deixar com um valor inicial de 14/10/10.
Sendo um Warrior me dá um Effort de 1, o que significa que eu posso gastar pontos dos meus Trait Pools para reduzir a dificuldade de um teste em um nível.
Eu preciso escolher entre ter um Edge 1 (que é um desconto quando faço o que descrevi no parágrafo acima) ou em Might ou em Speed, como estou fazendo um personagem focado em Might acho que vou continuar com esse foco e dar a Sarah um Edge 1 em Might.
Eu já começo sabendo usar qualquer arma e posso escolher quatro habilidades de Tier 1 do Warrior. Vamos ver. Escolho Bash, que me permite deixar meus oponentes Dazed, Control the Field, para me posicionar melhor no campo de batalha, Extra Edge, para começar com 1 Edge em Might E Speed (sempre útil), e Practiced in Armor, afinal: paladina! :-)
Para terminar essa parte eu rolo na tabela de backgrounds e tiro um 10 (eu poderia escolher um, mas resolvi rolar dessa vez). Você trabalhou como um policial de algum tipo. Todo mundo conhece você, mas suas opiniões sobre você variam. Legal. Minha personagem pode ter atuado como representante do rei em alguma cidade ou região, tentando sempre mediar de forma justa as disputas e impondo a lei quando necessário.

O próximo passo é escolher o adjetivo, ou Descriptor. Para esse persoangem... e acho que está na hora de ganhar um nome, Sarah Brightblade (em homenagem a um personagem muito querido de Dragonlance). Como eu dizia, para Sarah, apesar de eu ficar tentado em pegar Tough que seria um bom combo, acho que Virtuous tem muito mais a ver com a ideia de uma paladina.
Eu ganho +2 em Might que vai para 16 (wow!), sou treinado em discernir as motivações dos outros e ver através de mentiras e também sou treinado em defesa com Intellect (o que é ótimo já que é meu atributo mais fraco).
Agora eu rolo ou escolho um gancho para estar no grupo. Deixa eu pegar 1d4 aqui e... Você coloca a virtude a frente da razão e defendeu a honra de alguém contra uma organização ou poder muito maior do que você. Eu me uni ao grupo porque eles me ofereceram apoio quando eu fui expulso da ordem de paladinos por defender a honra de um nobre injustamente acusado de traição por um cardeal da igreja.

Por fim, eu escolho o verbo, isto é o Focus de Sarah. E a escolha óbvia (e que me fez pensar em um paladino ou paladina) é Defends the Weak, Defende os Fracos. Saraha é uma Virtuosa Guerreira que Defende os Fracos. Muito legal. E o que isso me dá?
Primeiro eu escolho (ou rolo 1d4) uma conexão com um outro PC. Escolha outro PC, ela acredita que um dos símbolos de gratidão que você carrega veio do pai dela. Se eu fosse jogar com Sarah em um grupo essa seria uma conexão com alguém do grupo. Talvez o filho ou filha do nobre que eu defendi e me fez cair em desgraça? Seria algo bem legal.
Eu também ganho um escudo e Warding Shield me dá +1 Armor quando uso um escudo. Courageous me torna treinado em iniciativa e em testes de defesa com Intellect, como eu já sou treinado nesse último pelo meu Descriptor isso quer dizer que eu sou especialista em testes de defesa de Intellect. Vai ser difícil controlar a mente de Sarah ou derrubá-la em um debate.

Eu disse por fim acima, mas ainda falta o equipamento de Sarah. Por ser uma Warrior ela tem duas armas, um item expensive, dois itens moderately priced e até quatro inexpensive itens. Além da armadura e do escudo que eu já ganhei por outras habilidades.
Como armas acho que Sarah vai ter uma broadsword (Medium weapon) e um heavy crossbow (Heavy weapon). Ela quase não fará ataques a distância, mas quando fizer quero que seja para causar muito dano.
O resto dos equipamentos dependem do cenário de campanha então vou deixar para lá.

Sarah Brightblade está pronta para defender os fracos e chutar uns traseiros. :-)

______________________________________________________________________--


Sarah Brightblade
Virtuous Warrior which Defend the Weak
Guerreira Virtuosa que Defende os Fracos
Might 16
- Edge 1
Speed 10
- Edge 1
Intellect 10
- Edge 0

Effort 1

Skills:
Perceber motivações (trained)
Ver através de mentiras (trained)
Iniciativa (trained)
Defesa [Intellect] (specialist}

Special Abilities:
Bash, Control the Field, Practiced with Armor, Extra Edge, Warding Shield


Nenhum comentário: